Aumente Suas Vendas Atraindo e Fidelizando Clientes

Aumente Suas Vendas Atraindo e Fidelizando Clientes

Aumente suas vendas e projete seus negócios, seguindo estratégias eficientes através do auxílio de ferramentas de gestão específicas. Conheça-as a seguir.

Para que qualquer negócio aumente suas vendas, é preciso estabelecer estratégias claras de médio e longo prazo, baseadas em dados realistas sobre três aspectos:

  • O mercado de atuação;
  • Os hábitos e preferências dos consumidores;
  • Os processos internos da empresa.

Ou seja, para atrair clientes, é preciso saber o que eles querem, como costumam comprar e claro, garantir que é isso que o seu produto oferece.

Mas, vamos estabelecer estas ideias passo a passo.

Como Aumentar as Vendas?

O primeiro passo para estabelecer uma estratégia que aumente suas vendas, é conhecer o mercado, o que pode ser muito mais complicado do que parece.

Principalmente, porque a experiência do dia a dia faz com que empresários e gestores tenham uma percepção genérica do seu funcionamento, às vezes, acreditando que isso é suficiente.

Na verdade, a melhor alternativa seria contratar uma pesquisa, sobre a concorrência, tipos de produtos, preços e condições de pagamentos e assim por diante.

Quando isso não é possível, resta fazer um esforço para juntar os dados disponíveis da melhor forma, para tentar responder uma pergunta: o que querem os consumidores?

Como Vender Mais e Melhor?

O segundo passo de uma estratégia que realmente aumente suas vendas, é entender como o seu produto e suas estratégias atuais se encaixam no mercado.

Idealmente, você quer encontrar brechas para posicionar seu produto de forma diferenciada, dominando nichos inexplorados, ou partindo para uma estratégia de venda em alto volume.

O problema desta última parte, é que a empresa precisa ter todos os seus dados internos muito bem controlados, sobretudo, porque uma estratégia que privilegia volume, normalmente exige preços baixos.

Neste caso, os custos precisam estar totalmente sob controle e é aí que entra a questão de não apenas vender mais, mas também, vender melhor.

Resumindo, aumentar o volume, ao mesmo tempo em que se maximiza a margem de lucro, seja em termos unitários, seja em lotes.

Dicas de Vendas

Se estamos sendo claros, o terceiro passo para uma estratégia que aumente suas vendas, envolve tomar esta decisão relacionada a volume ou especialização.

Para explicar melhor, digamos que você possa fazer algumas perguntas sobre sua empresa:

  • Meu produto é diferenciado?
  • Envolve alguma tecnologia única?
  • Tem alguma vantagem competitiva real?
  • Qual a margem efetiva de lucro?
  • Volume de venda é suficiente para aumentar o lucro?
  • Ou as margens são apertadas demais?

Se responder estas perguntas com honestidade, você terá a maior dica para uma estratégia que aumente suas vendas, afinal, terá entendido seu produto, suas margens e também, como isso se encaixa no mercado.

Estratégias de Vendas

Resumindo, montar uma estratégia que aumente suas vendas exige um olhar atento para fora da empresa e outro, mais atento ainda, para dentro.

E neste ponto não há segredo, é preciso estabelecer práticas administrativas de melhoria contínua e principalmente, de controle de custos.

Porque fazendo isso, tendo a sua empresa na mão, com todos os indicadores muito claros, fica bem mais simples estabelecer suas estratégias, assim como revê-las quando necessário.

Marketing e Vendas

No fim, o último passo de uma estratégia efetiva, que aumente suas vendas de forma sustentável, envolve criar e acompanhar uma campanha de marketing.

Afinal, os consumidores precisam saber que sua empresa está se reposicionando e oferendo novas possibilidades, seja com promoções, novos produtos, ou mesmo com uma atenção maior aos clientes.

E assim, finalmente chegamos aos dois pontos cruciais:

  • A fidelização, que envolve um acompanhamento detalhista de cada cliente, bem como de grupos de clientes, através de ferramentas de marketing digital;
  • O controle absoluto sobre a operação da empresa, através de ferramentas de gestão operacional e financeira.

Em ambos os casos, estas ferramentas estão disponíveis online, em versões bastante acessíveis.

No caso das campanhas de marketing digital, por exemplo, os própriosFacebook e Google, os dois principais meios de divulgação direcionada, disponibilizam ferramentas integradas.

Já no caso do controle operacional e financeiro de um negócio, será necessário escolher entre algumas opções, sendo que as mais completas e acessíveis, são os ERP´s online.

Uma plataforma onde se pode controlar e gerenciar qualquer empresa, desde a compra de matéria-prima, passando pelos controles financeiros, até o planejamento estratégico de longo prazo.

Assim, trata-se de um conjunto de ações que ao fim e ao cabo, fazem com que a empresa aumente suas vendas e como o Facebook e a Google você já conhece, se quiser entender melhor o que é um ERP online e comece já a montar sua estratégia.

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Redação

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