Adoção do uniforme profissional para fortalecer a marca da empresa

Adoção do uniforme profissional para fortalecer a marca da empresa

Hoje os uniformes profissionais não são mais vistos como uma limitação do que os funcionários podem usar, mas sim, como um cartão de visitas da empresa, responsável por fortalecer a identidade visual da marca.

O empreendedor busca reconhecimento e lealdade de sua comunidade. Ele deseja que os seus funcionários vistam a camisa da empresa e sintam orgulho do trabalho.

Uma forma simples de criar essa relação é adotar  o uso de uniformes.

Um estudo realizado em uma rede de 4 hotéis comprovou que os uniformes “afetam a percepção do cliente sobre a imagem da empresa e isso pode afetar o lucro do negócio a longo prazo.

Com os uniformes profissionais, os funcionários se sentem parte da empresa e isso eleva o nível de confiança e profissionalismo, o que reflete em um melhor atendimento aos clientes.”

Além disso, de acordo com a professora de marketing Victoria Seitz, os uniformes corporativos podem estreitar laços entre os colaboradores e a empresa. Mas para isso, é necessário criar políticas de uso.

Lembrando que sem uma postura adequada e um bom atendimento, o uniforme não será eficaz para fortalecer a marca.

Como os uniformes profissionais podem ajudar no reconhecimento da marca?

O uso do uniforme é tão eficiente que é possível elencar os fatores:

  • Um ambiente profissional em que os funcionários possam ser reconhecidos pelas pessoas que chegam à empresa procurando informações ou atendimento não só pela recepção, mas também pelos funcionários que circulam bastante pelos departamentos. Isto é considerado como um ambiente profissional;
  • O profissional se sente parte de uma equipe. O empresário percebe que o uso do uniforme trabalha também a cultura da marca de seu negócio;
  • Facilita para a equipe de Segurança do Trabalho, o uniforme é considerado um tipo de vestuário que pode evitar acidentes;
  • As empresas que trabalham com produção de uniformes estão mais conscientes com relação ao que está na moda e levar essa tendência para os profissionais para que estes não se sintam desconfortável. Os modelos, ainda são práticos, ou seja, não exige que sejam passados, confortáveis para todas as estações do ano e são muito mais duráveis;
  • Os funcionários participam da elaboração dos uniformes dando opiniões que são levadas a sério, assim como: qualidade do material deve ser boa e obedecer a critérios na modelagem que forem apresentadas;
  • A relação custo/benefício para os funcionários é perfeita, pois o uso dos uniformes economiza suas roupas que podem ser usadas em outras ocasiões;
  • Nenhum funcionário se sentirá inferior a outros, pois os uniformes transformam várias pessoas em uma equipe.

Benefícios dos uniformes para empresas prestadoras de serviços

Geralmente os profissionais da manutenção e serviços gerais terceirizados ou prestadores de serviços, devem estar uniformizados de acordo com a empresa que o empregou e usar o crachá para que os funcionários possam reconhecê-los e solicitar algum trabalho para a pessoa adequada.

Algumas empresas de Marketing Digital vestem a roupa da empresa, pois eles focam e tem orgulho da agência em que trabalham.

Como forma de vestir a camisa, eles usam e abusam da criatividade para chamar a atenção de que pertencem a uma equipe ou time que trabalham alinhados com a inovação, criatividade e temas que estão em alta em determinados momentos.

Apenas para exemplificar, podemos citar a startup Rock Content, onde uma funcionária dá a seguinte definição para as camisetas da empresa:

“A nossa camiseta representa o aumento potencial do valor das ações da Rock ao longo do tempo. É uma brincadeira com a tipografia da Bovespa, como se a Rock fosse uma empresa de capital aberto, uma das nossas grandes ambições”, explicou Nina.

Tags

Empresa Marca Profissional

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.