Proxxima 2018 – Veja os principais acontecimentos

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O evento proXXima 2018 trouxe grandes novidades, e reuniu no palco empresas como: Google, BuzzFeed, Facebook, Twitter, IBM, Accenture Digital entre outras. A equipe do Marketing com Café esteve presente, e reuniu as principais informações do evento. Confira!

“Algoritmo é o novo Deus do nosso mundo?”

Está frase que foi dita por Pyr Marcondes na abertura do evento, com certeza deu o tom do que viria à seguir. Cidades inteligentes, inteligência artificial, big data, biohacking e transformação digital podem até ser palavras já conhecidas do nosso dia-a-dia, mas a forma como algumas empresas estão utilizando estas tecnologias, certamente mudará completamente a nossa rotina.

Com a quantidade de dados que as empresas coletam diariamente sobre os seus usuários, é possível identificar padrões de comportamento, entender exatamente o que seus consumidores desejam, pois com o avanço da tecnologia, estes dados podem ser organizados de forma mais clara e objetiva. Um conjunto de códigos, escrito por um programador ou quem sabe até por outra máquina, é capaz de fazer todas estas análises em frações de segundos.

A China já está utilizando a Inteligência Artificial para identificar criminosos, onde os policiais equipados com óculos especiais, conseguem obter todas as informações de um indivíduo em tempo real. Isso reflete a onipresença do estado sob a população.

Biohacking, smart cities e carros inteligentes

Com a tecnologia cada vez mais acessível e a disseminação da informação, algumas pessoas passaram a implantar dispositivos eletrônicos no próprio corpo.

O Biohacking é quando você “hackeia” o seu corpo, com o objetivo de aumentar suas habilidades.

A artista visual Lina Lopes, implantou um chip em sua mão para interagir com outros dispositivos que ela utiliza em seus trabalhos artísticos. Um chip do tamanho de um grão de arroz, pode ser programado para abrir portas, acender lâmpadas, destravar o celular, ou qualquer outra coisa que você queira fazer.

Carros inteligentes, que não só conseguem dirigir sozinhos mas também sabem qual o estado emocional do condutor. Através da Inteligência Artificial, os sensores instalados no carro conseguem detectar alguns sentimentos do motorista e assim sugerir músicas, locais de parada ou até mesmo conversar com o condutor.

As smart cities ou cidades inteligentes, trazem um conceito muito interessante onde através dos dados, é possível gerenciar uma cidade inteira de forma ágil e eficiente. O Twitter apresentou o seu projeto de smart cities para os próximos anos, e mostra o interesse da rede em melhorar a vida dos seus usuários.

Transformação Digital

O vice-presidente de Pesquisa e Insights do Buzzfeed, Edwin Wong, contou um um pouco da sua experiência como pai, e como os jovens estão direcionando a transformação digital em todo planeta.

Na imagem acima ele demonstrou o que seria a pirâmide das necessidades básicas dos adultos da atualidade. Enquanto na pirâmide de Maslow estão as necessidades fisiológicas na base da pirâmide, hoje uma pessoa é incapaz de viver sem wifi, celular e outros serviços digitais.

A pesquisa também analisou quais foram os termos mais utilizados para definir a vida adulta, e parece que nem todos gostam de ser adultos(risos).

A grande lição deixada por Wong é que as marcas devem fazer parte das vidas dos seus consumidores, ajudando-os a enfrentarem as dificuldades em suas vidas. O vice-presidente também apresentou dados interessantes em que: 85% das pesquisas que ocorrem no Google, são sobre como fazer algo, e 56% alegam que grande parte de suas habilidades foram adquiridas pela internet. E segundo Flávia Verginelle, Diretora de Produtos do Google Brasil, “50% dos usuários saem do seu site caso ele não carregue em menos de 3 segundos”. Ao final de sua apresentação, o vice-presidente deixou 5 questionamentos que todas as empresas devem fazer:

  1. O processo de “se tornar um adulto” acaba substituindo o marketing em algum estágio de vida?
  2. Você está começando cedo a ter um impacto poderoso e duradouro sobre essa nova geração?
  3. Independentemente de sua estratégia digital, você estimula impacto e ações na vida real?
  4. Quando o assunto é sua estratégia de conteúdo, você respeita diferenças entre categorias ao pensar na criação de conteúdo?
  5. Você está disposto a ajudar, em vez de vender?

O evento é realmente um espaço incrível para conhecer novas tecnologias e como as grandes empresas utilizam destes recursos para melhorar a vida das pessoas. Você pode conferir tudo que rolou no evento clicando aqui.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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