Pessoas no centro da gestão – Maximidia 2018

Pessoas no centro da gestão – Maximidia 2018

Foto: Divulgação

No dia 03 de outubro, Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, subiu ao palco do Maximidia 2018 proporcionando momentos de reflexões e questionamentos, questionando inclusive o sentido do próprio Maximídia.

Maximídia é um evento organizado pelo grupo Meio e Mensagem que tem como objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado, promovendo questões de relevância estratégica e integração entre agências, anunciantes e veículos.

“A gente veio discutir como maximizar a mídia? Esse é um jeito meio reducionista que a gente tem de olhar para o mercado. A gente não discute o sistema viciado que a gente tem, nosso olhar deveria ser um olhar mais amplo e diverso, a gente acaba subestimando as intersecções. A gente não determina objetivos comuns, que acabam sendo cada vez menos inspiradores”, disse, para então dar início ao seu raciocínio sobre pessoas e valor.

Tracanella alertou, de forma bem-humorada, que ao centralizar a apresentação nos valores das pessoas não lhe tornava um abraçador de árvores, até porque trabalha em um banco com lucro bastante expressivo. O ponto que ele levantou tem mais a ver com um olhar para com as pessoas, da necessidade de relações humanas num momento onde as máquinas vêm ganhando papel de protagonista e o lucro o único KPI.

“Não se trata apenas atrair profissionais competentes e sim de atrair pessoas mais propositivas, inspiradoras, que queiram e que sintam atraídos a trabalhar na indústria em vez de começarem a empreender seus próprios negócios. 

Neste sentido Tracanella observou que o momento é de refletir a capacidade de liderança. Para isso, sugeriu alguns pontos chaves, como:

Empatia
“Reconhecer diferenças, entender o que é importante para o outro”.

Humildade
“Nossa indústria calça um salto alto enorme. Desendeusem-se. O que a gente faz é legal, mas não é a coisa mais importante do mundo. Porém podem construir um valor menos mundano e mais de longo prazo. A vocação do líder é servir”.

Futurista
“As coisas estão mudando e isso é legal. Entendam a cultura popular para construir”.

Inventivo
“Criatividade não é tangível, inventivo é um passo à frente. Criatividade é combustível para inventividade, para a criação de coisas reais e tangíveis”.

Tecnólogo
“As pessoas que vão ter sucesso são aquelas que minimamente entendam sobre tecnologia para aumentar impacto e experiência. No futuro, o CMO será mistura de marketing com cultura”.

Questionador
“Precisamos dar espaço para o questionamento. E para isso não podemos ficar crachazando as pessoas. É preciso coragem para desafiar o status quo”.

Humanitário 
“O lado humano vai ser o diferencial em uma realidade em que as máquinas fazem o que a gente não consegue fazer”.

Propositor
“Incentivar que as pessoas possam colocar seus propósitos em perspectivas. Do contrário, vamos perdê-las do ponto de vista física e de alma”.

Na percepção de Daniel Pink – especialista em motivação 3.0 – a busca de um propósito faz parte da nossa natureza. Essa natureza, contudo, está sendo revelada e expressa numa escala demograficamente sem precedentes e, até bem pouco tempo, difícil de imaginar. As consequências poderiam revigorar nossos negócios e reformar o mundo.

As pessoas mais motivadas – para não falar das mais produtivas e satisfeitas – atrelam seus desejos a uma causa maior do que a si mesmas.

Estamos aprendendo que a maximização propulsora do lucro, por mais potente que seja, pode ser incentivo insuficiente tanto para indivíduos quanto para organizações. Uma fonte de energia igualmente poderosa, que muitas vezes desconsideramos ou descartamos como irrealista, é o que poderíamos chamar de força motriz do propósito.

Ao invés de pensarmos única e exclusivamente  de como maximizar a mídia, vamos nos centrar nas pessoas e na maximização dos seus propósitos.

Aliás, qual é o seu propósito?

 

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Itaú Maximidia Meio e Mensagem Propósito Tracanella

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 24 anos.FIA Business School ( FIA-USP) Administração e NegóciosBacharel Marketing - Universidade Anhembi Morumbi

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