Pessoas no centro da gestão – Maximidia 2018

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Foto: Divulgação

No dia 03 de outubro, Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, subiu ao palco do Maximidia 2018 proporcionando momentos de reflexões e questionamentos, questionando inclusive o sentido do próprio Maximídia.

Maximídia é um evento organizado pelo grupo Meio e Mensagem que tem como objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado, promovendo questões de relevância estratégica e integração entre agências, anunciantes e veículos.

“A gente veio discutir como maximizar a mídia? Esse é um jeito meio reducionista que a gente tem de olhar para o mercado. A gente não discute o sistema viciado que a gente tem, nosso olhar deveria ser um olhar mais amplo e diverso, a gente acaba subestimando as intersecções. A gente não determina objetivos comuns, que acabam sendo cada vez menos inspiradores”, disse, para então dar início ao seu raciocínio sobre pessoas e valor.

Tracanella alertou, de forma bem-humorada, que ao centralizar a apresentação nos valores das pessoas não lhe tornava um abraçador de árvores, até porque trabalha em um banco com lucro bastante expressivo. O ponto que ele levantou tem mais a ver com um olhar para com as pessoas, da necessidade de relações humanas num momento onde as máquinas vêm ganhando papel de protagonista e o lucro o único KPI.

“Não se trata apenas atrair profissionais competentes e sim de atrair pessoas mais propositivas, inspiradoras, que queiram e que sintam atraídos a trabalhar na indústria em vez de começarem a empreender seus próprios negócios. 

Neste sentido Tracanella observou que o momento é de refletir a capacidade de liderança. Para isso, sugeriu alguns pontos chaves, como:

Empatia
“Reconhecer diferenças, entender o que é importante para o outro”.

Humildade
“Nossa indústria calça um salto alto enorme. Desendeusem-se. O que a gente faz é legal, mas não é a coisa mais importante do mundo. Porém podem construir um valor menos mundano e mais de longo prazo. A vocação do líder é servir”.

Futurista
“As coisas estão mudando e isso é legal. Entendam a cultura popular para construir”.

Inventivo
“Criatividade não é tangível, inventivo é um passo à frente. Criatividade é combustível para inventividade, para a criação de coisas reais e tangíveis”.

Tecnólogo
“As pessoas que vão ter sucesso são aquelas que minimamente entendam sobre tecnologia para aumentar impacto e experiência. No futuro, o CMO será mistura de marketing com cultura”.

Questionador
“Precisamos dar espaço para o questionamento. E para isso não podemos ficar crachazando as pessoas. É preciso coragem para desafiar o status quo”.

Humanitário 
“O lado humano vai ser o diferencial em uma realidade em que as máquinas fazem o que a gente não consegue fazer”.

Propositor
“Incentivar que as pessoas possam colocar seus propósitos em perspectivas. Do contrário, vamos perdê-las do ponto de vista física e de alma”.

Na percepção de Daniel Pink – especialista em motivação 3.0 – a busca de um propósito faz parte da nossa natureza. Essa natureza, contudo, está sendo revelada e expressa numa escala demograficamente sem precedentes e, até bem pouco tempo, difícil de imaginar. As consequências poderiam revigorar nossos negócios e reformar o mundo.

As pessoas mais motivadas – para não falar das mais produtivas e satisfeitas – atrelam seus desejos a uma causa maior do que a si mesmas.

Estamos aprendendo que a maximização propulsora do lucro, por mais potente que seja, pode ser incentivo insuficiente tanto para indivíduos quanto para organizações. Uma fonte de energia igualmente poderosa, que muitas vezes desconsideramos ou descartamos como irrealista, é o que poderíamos chamar de força motriz do propósito.

Ao invés de pensarmos única e exclusivamente  de como maximizar a mídia, vamos nos centrar nas pessoas e na maximização dos seus propósitos.

Aliás, qual é o seu propósito?

 

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 24 anos. FIA Business School ( FIA-USP) Administração e Negócios Bacharel Marketing - Universidade Anhembi Morumbi

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro