Marketing mobile: 4 fortes tendências para 2016

Marketing mobile: 4 fortes tendências para 2016


tendencias de marketing 2016

Se você parar alguns minutinhos para prestar atenção à sua volta, perceberá alguém com um celular nas mãos. Darei um tempo a você… Percebeu? Claro que sim! Ele já faz parte do nosso dia a dia e é uma ferramenta indispensável para muitos de nós. Estamos a todo instante, lendo um e-mail, notícias, acessando o banco, trocando mensagens, comprando, curtindo e até mesmo usando o GPS. Os smartphones definitivamente mudaram nossos hábitos e isso é fato.

No último ano, o consumo de dados pelos celulares/tablets superou o desktop pela primeira vez na história. E também foi o ano em que o Google praticamente “baniu” os blogs que não eram otimizados para dispositivos móveis. E se você pensa que a crise atrapalhou ou vai atrapalhar esse crescimento do mobile no país, você está enganado, pois mesmo diante da crise, a venda de smartphones aumentou (e muito).

Esses são alguns dados que indicam que a tendência para 2016 será sim a “explosão” do que chamamos de marketing mobile – praticado por meio de aparelhos móveis, já que além de ser muito mais prático, auxilia o consumidor a aproximar-se de determinadas marcas/empresas.

Confira logo abaixo as 4 fortes tendências de marketing mobile para 2016:

1# – Vamos conhecer, entender e aprender muito mais sobre nossos clientes;

Chegamos a um determinado ponto em que não somos mais bombardeados pelo excesso de dados sem uso e podemos iniciar interações mais significativas. O big data (grande número de dados), irá servir para aprendermos e estudar melhor nossos clientes. Nossos tablets e Smartphones serão ferramentas que nos permitirão compreender melhor os consumidores e seus hábitos. Nada causa tanto impacto quanto um dispositivo que seu cliente leva para todos os cantos. O desafio será “como impacta-los? ” , eu aposto o que for que a resposta está nas nossas mãos, literalmente.

2# – Barreiras entre mídias sociais, apps e e-commerce serão quebradas;

As redes sociais mais famosas do mundo como Facebook, Instagram, Linkedin… estão caminhando para se transformarem em verdadeiros centros comerciais. Você provavelmente já deve ter visto o “Compre agora” do Instagram, se ainda não viu provavelmente irá ver. E os “Pins” que podem ser comprados na rede social Pinterest, você já viu? Sim, as plataformas estão procurando maneiras de estreitar os laços entre a web, e-commerce, apps e mídia social. Podemos concluir que 2016 será o ano da inovação e integração de aplicativos.

3# – A evolução dos motores de busca

O Google por exemplo já exibe vídeos em resultados de pesquisa, e agora os vídeos com anúncios também estão sendo testados. Outros motores de busca e plataformas como o Facebook e o Twitter, já se beneficiam com anúncios em forma de vídeos que rodam automaticamente. Ficando cada vez mais claro que nós usuários, somos receptivos à ideia. A evolução de sites como o google é certo, é muito provável que veremos ele totalmente otimizado, nos proporcionando uma busca de acordo com nossas preferências.

4# -Os Apps se tornarão ainda mais presentes nas nossas vidas

Normalmente temos aplicativos para ver o tempo, outro para medir os batimentos cardíacos, um terceiro para controlar nossos remédios, um outro para gerir as finanças. Em 2016, os aplicativos mais desenvolvidos vão se tornar parte integrante de nossas vidas, eles irão reunir tudo em um só app: ele te dará a previsão do tempo, medirá seus batimentos cardíacos, e irá gerir as finanças. Eles definitivamente estarão mais presentes e refletirão nosso estilo de vida.

Neste ano que se inicia, o processo de decisão de compra vai ficar ainda mais complexo. E é por isso que profissionais de venda, terão que se adaptar a essa realidade que se aproxima. Não fique para trás, acompanhe as tendências e saia na frente. As empresas terão a obrigação de proporcionar a melhor experiência possível para os usuários que estão consumindo seus conteúdos, sejam eles no site ou no app. E quem não seguir a “regra do jogo”, o resultado será a perda de clientes para os concorrentes que sairão na frente.

Então, começa agora mesmo, chegue primeiro e beba a água limpa da fonte.

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Deivid Vieira

Deivid Vieira

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Papai da Analu, Publicitário, Blogueiro, Fotógrafo, Viciado em Café com Leite e Apaixonado por Marketing Digital ♥

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