Gerenciamento de informações – A chave para o sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

“Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu – A arte da guerra

Tenho experiência de muitos anos com consultoria organizacional, ou seja, ajudo as empresas a reorganizar ou organizar sua estrutura administrativa e observo o quanto elas pecam em gerenciar suas informações. Embora possuam máquinas e softwares de última geração, não possuem o controle e nem processam os dados que alimentam a fonte principal para tomada de decisão, pior, os gestores não entendem ou não se importam com esse dado, imaginam, por conveniência ou por inocência, que as informações devem ser gerenciadas apenas a nível médio.

Hoje as inovações tecnológicas permitem que o gestor administre todos os resultados de sua empresa da forma mais simples possível, em qualquer lugar que esteja e com a maior precisão sobre cada assunto, departamento ou setor. Na verdade os executivos têm em suas mãos uma série de inovações tecnológicas capazes de lhes dar segurança para decidir sobre estratégias, lançamento de produtos, aberturas de filiais, aumento da produção, contratação ou demissão de funcionários e melhor do que tudo, sobre o seu concorrente, mercado e clientes, usando apenas alguns aparelhinhos que já possuem, mas não sabem explorar adequadamente as suas ferramentas, por exemplo:

– Todos possuem lap top(Notebook), com ele podemos nos conectar a rede de computadores e de Londres ou qualquer outra cidade do mundo saber sobre a situação financeira de nossa empresa naquele momento e com acesso a intranet, através de um código secreto, ver como andam as vendas no seu departamento comercial.

– Todos possuem Smartphones ou Tablet’s, dos quais podem acessar seus e-mails, checar suas contas-corrente (da empresa) e enviar mensagens contendo determinações gerenciais. Podem ainda agendar seus compromissos e fazer mini vídeo conferência com alguns gestores para falar sobre as suas últimas idéias, estratégias ou decisões.

O problema está em organizar essas informações para que ajudem no processo de decisão gerencial. Portanto os gestores devem dar mais atenção a esse item de primeira necessidade nas empresas e entenderem que o processo de obtenção de informações parte do interesse deles mesmos.

Wagner Andrade

Wagner Andrade

Bel em Direito, especialista em gestão de marketing e organizacional, palestrante, consultor empresarial, professor Universitário, diretor presidente da W. Andrade Treinamento e Assessoria e da Empreendedor Web Rádio, apresentador do Programa Empreendedor de Sucesso.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro