Melhores ferramentas para o trabalho remoto

Melhores ferramentas para o trabalho remoto

O trabalho remoto já existe há muito tempo. Talvez você o conheça como teletrabalho ou até esteja familiarizado com o termo “home office” — hoje em dia praticamente todo mundo está, não é mesmo? E a necessidade do isolamento, trazida pela pandemia da Covid-19, fez com que ainda mais empresas e profissionais experimentassem esse modelo.

Contudo, muitas dessas pessoas não estavam acostumadas com o trabalho em casa. Algumas tiveram dificuldades para se adaptar inicialmente, mas depois se acostumaram. Outras, acharam bom no início mas agora já estão percebendo alguns desafios do home office. E há aqueles que já estavam habituados ao anywhere office e, por isso, tiraram esse período de letra.

De qualquer forma, foram necessárias adaptações de cultura e processos internos. Mas a boa notícia é que a partir dessa necessidade mundial surgiram novas ferramentas para o trabalho remoto, e as que já existiam foram aprimoradas. E seja você um novato ou um expert em trabalhar remotamente, certamente vai gostar de saber mais sobre elas. Confira no texto a seguir!

Princípios do trabalho remoto

Há quem pense que o trabalho remoto se resume, apenas, ao home office. Mas não é bem assim. Esse é um modelo que permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar. Tendo uma boa infraestrutura (computador, internet, mesa e cadeiras confortáveis, por exemplo) é possível escolher o lugar que melhor atende às suas necessidades e à sua rotina.

Isso significa que é possível trabalhar viajando, em um hotel, em casa, na própria sede da empresa ou em um espaço de coworking. E o melhor: a cada dia você pode escolher o que prefere de acordo com sua programação e da sua família, por exemplo.

Com essa possibilidade as equipes remotas (integral ou parcialmente) também precisam de programas que atendam às suas necessidades processuais, de organização e comunicação. Afinal nem sempre o seu colega estará na cadeira ao lado para tirar uma dúvida ou um contrato que você precisa estará na gaveta da mesa.

Principais ferramentas para o trabalho remoto

Do mais conhecido e tradicional (como o G Suite) até algumas novidades lançadas no mercado, há aplicativos com as mais diversas funções. E dependendo do seu nicho de mercado, eles podem variar. Neste texto falaremos sobre o básico para uma rotina organizada de trabalho remoto. Vamos lá?

Slack: comunique-se com todos do seu time

Por que criar vários grupos no WhatsApp quando você pode desfrutar de um app feito especificamente para a comunicação interna de uma empresa? O Slack se autodenomina um “hub de colaboração”, mas é basicamente uma plataforma de bate-papo para equipes e indivíduos. Com ele você cria canais internos de acordo com a divisão das equipes e dos assuntos.

É uma dos programas de comunicação corporativa mais populares da atualidade e também oferece videochamada, compartilhamento de arquivos e integrações com outras ferramentas para o trabalho remoto, como Google Drive, Calendário e Clockwise. Mas, em sua essência, é uma maneira simples de falar em grupos ou individualmente em tempo real.

Clockwise: organize sua rotina e reuniões

E já que citamos a integração do Slack com o Clockwise, vamos falar dele. Esta é uma extensão que você pode adicionar à sua agenda do Google para organizá-la de maneira eficiente. Ele mostra quanto tempo os integrantes de uma equipe estão ficando em reuniões e quanto tempo possuem para focar nas suas atividades (diária e semanalmente).

Além disso, baseando-se nos horários de todos os integrantes de um time, o programa sugere novos horários para os encontros online e presenciais com o objetivo de reduzir o tempo ocioso entre uma reunião e outra, possibilitando uma rotina mais produtiva para os profissionais.

Você também pode bloquear sua agenda em horários específicos e adicionar ao Clockwise qual é seu horário de trabalho. Assim seus colegas saberão quando você está disponível e quando está fora do escritório virtual.

Notion: reúna todos os processos, arquivos e rotinas em um só lugar

Em uma empresa com diversas equipes e áreas de desenvolvimento, pode ser fácil ficar perdido em meio a tantos projetos. Por isso, tanto presencialmente quanto de forma remota é necessário se organizar. Para facilitar a organização, você pode usar uma ferramenta para o trabalho remoto que se chama Notion. 

Esse é um programa de organização que permite a criação de diversas páginas dentro de um workspace para que toda a equipe possa acompanhá-los. Por lá você pode criar listas, carregar arquivos, designar tarefas e conectar páginas à sua conta do Google Drive ou Airtable. É uma plataforma visualmente agradável, que permite gerenciar com facilidade todos os projetos de cada equipe entre o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

G Suite: todas as ferramentas do Google à sua disposição

O G Suite inclui o Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e muito mais. Você pode facilmente compartilhar um arquivo com outras pessoas e pedir-lhes que adicionem comentários in-line ou façam suas próprias edições — e você pode ver tudo acontecer em tempo real. É o verdadeiro armário de arquivos em versão de ferramenta para o trabalho remoto.

Zoom: reuniões e videochamadas

Em 2020 o Zoom ganhou fama no mundo inteiro devido ao isolamento social praticado em vários países. De acordo com uma publicação da Fast Company além das empresas, pessoas físicas estão utilizando o programa como ferramenta para videoconferências de cunho social: “A empresa — que detinha uma participação de mercado de 40% em 2019 — cresceu exponencialmente em 2020. O Zoom tinha 10 milhões de usuários diários em dezembro e agora tem 300 milhões de usuários diários por mês, quando o mundo começou a trabalhar e socializar em casa”.

Ele faz tanto sucesso porque permite chamadas de 2 até 100 pessoas com o vídeo ligado, tem uma interface amigável, permite o compartilhamento de tela, as chamadas podem ser gravadas, é possível ativar e desativar a câmera e o microfone de maneira rápida e ainda dá para utilizar o plano de fundo virtual caso você queira esconder o ambiente atrás de você ou apenas tornar sua chamada mais divertida.

É claro que existem diversas outras ferramentas para o trabalho remoto e de acordo com as necessidades da sua empresa elas podem mudar. Mas esses são alguns dos programas básicos que consideramos essenciais para qualquer equipe que está começando a viver a experiência do anywhere office. E você, quais aplicativos usa na sua empresa?


Este artigo foi
escrito pela equipe do BeerOrCoffee, a maior plataforma de escritórios do Brasil.

Tags

Trabalho Remoto

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.