Com muitas políticas de incentivo para aqueles que querem começar um novo negócio, não é difícil hoje em dia tirar uma ideia do papel. Porém, muitos empreendedores têm problema de seguir além e manter a empresa rentável. São muitos os desafios enfrentados durante o primeiro ano da empresa, e mesmo com uma ideia muito boa e um produto que dê lucro, a má organização do negócio pode acabar levando a empresa ao fim.
Muitos empreendedores tentam levar o negócio do seu próprio jeito e ignoram técnicas e ferramentas muito importantes para manter o caixa da empresa saudável. Embora novas ideias e modelos sejam sempre validos, não se deve ignorar as metodologias já existentes e nem esperar que o negócio cresça de forma orgânica, sem planejamento.
Principalmente no primeiro ano, o empreendedor ainda possui muitas contas referentes ao investimento inicial para serem pagas. Além disso, precisa pensar no crescimento da empresa nesse período, aumentando sua visibilidade de mercado e o caixa mensal. Veja aqui alguns erros comuns durante o primeiro ano e saiba como evita-los:
Não pensar no retorno do investimento
Uma vez que o tempo para pagamento de um investimento realizado pode durar até mesmo anos, o investidor precisa pensar no tempo que vai demorar para que o seu negócio consiga render suficientemente para retornar o investimento inicial.
Maquinário, imóvel, software, entre diversos outros custos iniciais que podem ser necessários para que o negócio funcione, são gastos que o próprio caixa da empresa deve ser capaz de pagar. Muitas pessoas não pensam direito sobre estes custos no longo prazo e as contas acabam virando uma bola de neve.
Antes de fazer novos investimentos, deve-se observar as contas já existentes e embora a vontade de crescer rápido seja grande, às vezes é preciso ir mais devagar. Exercer um controle financeiro é fundamental para ficar de olho nas entradas e saídas do negócio.
Não conhecer o público-alvo e a previsão de demanda
É muito importante ter consciência sobre os clientes em potencial para realizar um planejamento eficiente. Além da estratégia de marketing necessária para determinado público, o empreendedor também precisa saber quantos produtos manter em estoque para evitar material parado.
Não só no primeiro ano, mas principalmente neste momento inicial, a organização da empresa e dos custos é de vital importância. Uma empresa consciente de seus gastos, investimentos e dos seus clientes tem muito mais chances de ter sucesso em seu ramo.
Investimento em produtos desnecessários e/ou obsoletos
Existem muitos produtos disponíveis para empreendedores que estão iniciando um negócio, porém, nem sempre compensa o investimento. Por exemplo, existem ferramentas muito tradicionais utilizadas por grandes empresas, mas que estão desatualizados com a realidade atual ou que não servem para o perfil de uma empresa menor.
É fundamental que o empresário que está iniciando um negócio busque ferramentas modernas e personalizadas para a sua realidade, evitando o investimento em algo que não seja útil para o dia a dia da empresa.
Não pensar no capital de giro
Além de pensar no pagamento dos investimentos realizados, o empreendedor também precisa pensar no capital de giro. Este é o dinheiro que será utilizado para a sobrevivência da empresa. Diferente do investimento inicial, este dinheiro será responsável por manter a empresa ao longo do tempo, sendo utilizado para o pagamento dos salários, impostos, crédito para que os clientes adquiram produtos, estoque, etc.
Assim, a parte financeira da empresa deve estar bem controladas e com todas as entradas e saídas registradas. Além disso, o empreendedor deve ter a consciência de que todo o dinheiro que entra não deve ir para o próprio bolso, fazendo uma separação entre o seu dinheiro e o dinheiro da empresa.
Importância de um ERP para a empresa
Para poder auxiliar sua empresa a reduzir os erros que podem surgir no primeiro ano e a conseguir relevância no mercado, é essencial ter um ERP para auxiliar o seu negócio.
A maioria dos sistemas gerenciais existentes no mercado são voltados para grandes empresas e não são muito adequados para as pequenas e médias empresas.
Já o GestãoClick é um sistema gerencial ideal para as pequenas e médias empresas. Com ele você vai poder realizar diversas tarefas fundamentais da empresa que são problemáticas quando não realizadas de forma correta.
Através de um sistema online, é moderno e possui um atendimento personalizado, ideal para quem está começando um novo negócio e precisa de estabilidade e assistência especializada.
Para administrar uma empresa com sucesso é preciso ter o controle de todas as operações que são realizadas. Quer saber como organizar o estoque? Leia já!