Erros que você não pode cometer no primeiro ano da sua empresa

Erros que você não pode cometer no primeiro ano da sua empresa

Com muitas políticas de incentivo para aqueles que querem começar um novo negócio, não é difícil hoje em dia tirar uma ideia do papel. Porém, muitos empreendedores têm problema de seguir além e manter a empresa rentável. São muitos os desafios enfrentados durante o primeiro ano da empresa, e mesmo com uma ideia muito boa e um produto que dê lucro, a má organização do negócio pode acabar levando a empresa ao fim.

Muitos empreendedores tentam levar o negócio do seu próprio jeito e ignoram técnicas e ferramentas muito importantes para manter o caixa da empresa saudável. Embora novas ideias e modelos sejam sempre validos, não se deve ignorar as metodologias já existentes e nem esperar que o negócio cresça de forma orgânica, sem planejamento.

Principalmente no primeiro ano, o empreendedor ainda possui muitas contas referentes ao investimento inicial para serem pagas. Além disso, precisa pensar no crescimento da empresa nesse período, aumentando sua visibilidade de mercado e o caixa mensal. Veja aqui alguns erros comuns durante o primeiro ano e saiba como evita-los:

Não pensar no retorno do investimento

Uma vez que o tempo para pagamento de um investimento realizado pode durar até mesmo anos, o investidor precisa pensar no tempo que vai demorar para que o seu negócio consiga render suficientemente para retornar o investimento inicial.

Maquinário, imóvel, software, entre diversos outros custos iniciais que podem ser necessários para que o negócio funcione, são gastos que o próprio caixa da empresa deve ser capaz de pagar. Muitas pessoas não pensam direito sobre estes custos no longo prazo e as contas acabam virando uma bola de neve.

Antes de fazer novos investimentos, deve-se observar as contas já existentes e embora a vontade de crescer rápido seja grande, às vezes é preciso ir mais devagar. Exercer um controle financeiro é fundamental para ficar de olho nas entradas e saídas do negócio.

Não conhecer o público-alvo e a previsão de demanda

É muito importante ter consciência sobre os clientes em potencial para realizar um planejamento eficiente. Além da estratégia de marketing necessária para determinado público, o empreendedor também precisa saber quantos produtos manter em estoque para evitar material parado.

Não só no primeiro ano, mas principalmente neste momento inicial, a organização da empresa e dos custos é de vital importância. Uma empresa consciente de seus gastos, investimentos e dos seus clientes tem muito mais chances de ter sucesso em seu ramo.

Investimento em produtos desnecessários e/ou obsoletos

Existem muitos produtos disponíveis para empreendedores que estão iniciando um negócio, porém, nem sempre compensa o investimento. Por exemplo, existem ferramentas muito tradicionais utilizadas por grandes empresas, mas que estão desatualizados com a realidade atual ou que não servem para o perfil de uma empresa menor.

É fundamental que o empresário que está iniciando um negócio busque ferramentas modernas e personalizadas para a sua realidade, evitando o investimento em algo que não seja útil para o dia a dia da empresa.

Não pensar no capital de giro

Além de pensar no pagamento dos investimentos realizados, o empreendedor também precisa pensar no capital de giro. Este é o dinheiro que será utilizado para a sobrevivência da empresa. Diferente do investimento inicial, este dinheiro será responsável por manter a empresa ao longo do tempo, sendo utilizado para o pagamento dos salários, impostos, crédito para que os clientes adquiram produtos, estoque, etc.

Assim, a parte financeira da empresa deve estar bem controladas e com todas as entradas e saídas registradas. Além disso, o empreendedor deve ter a consciência de que todo o dinheiro que entra não deve ir para o próprio bolso, fazendo uma separação entre o seu dinheiro e o dinheiro da empresa.

Importância de um ERP para a empresa

Para poder auxiliar sua empresa a reduzir os erros que podem surgir no primeiro ano e a conseguir relevância no mercado, é essencial ter um ERP para auxiliar o seu negócio.

A maioria dos sistemas gerenciais existentes no mercado são voltados para grandes empresas e não são muito adequados para as pequenas e médias empresas.

Já o GestãoClick é um sistema gerencial ideal para as pequenas e médias empresas. Com ele você vai poder realizar diversas tarefas fundamentais da empresa que são problemáticas quando não realizadas de forma correta.

Através de um sistema online, é moderno e possui um atendimento personalizado, ideal para quem está começando um novo negócio e precisa de estabilidade e assistência especializada.

Para administrar uma empresa com sucesso é preciso ter o controle de todas as operações que são realizadas. Quer saber como organizar o estoque? Leia já!

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Redação

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