Saiba por quê aderir ao e-commerce para o seu negócio

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Uma tendência que apresenta um espaço muito notável no mercado é o e-commerce, principalmente ao considerar as modificações na jornada de compra das pessoas. Trata-se de transações comerciais que são realizadas através de meios eletrônicos, tais como smartphones e computadores. No entanto, nesse contexto é importante esclarecer que não é qualquer transação nesses meios que se enquadram no modelo e-commerce, apenas quando se trata de uma empresa, seja revendedor ou fabricante, em uma plataforma própria.

 

Esse esclarecimento é importante devido a existência do marketplace, que é uma plataforma com diversas empresas e intermediários para os processos de compra e venda. Sendo assim, o e-commerce acaba sendo uma alternativa onde os empreendedores de fato atuam com maior liberdade, recorrendo a uma equipe qualificada para criar o design e todos os aspectos da plataforma virtual.

 

Esse modelo de atuação tem a vantagem de digitalizar procedimentos básicos: atendimento e venda. Por exemplo, alguém que está buscando um produto como um balão promocional, dependendo do modelo de e-commerce, conseguirá encontrar a empresa, indicar as principais características almejadas e realizar o pedido com facilidade. No entanto, outros benefícios podem ser alcançados devido às possibilidades que o meio virtual apresenta, principalmente, na automação dos seguintes procedimentos:

 

  • Controle financeiro;
  • Marketing;
  • Controle de estoque;
  • Estratégia para logística.

 

No entanto, conforme será visto ao longo do texto, é preciso que exista um bom planejamento para viabilizar um desempenho satisfatória da empresa como e-commerce, pois diferentes alternativas podem ser exploradas e independentemente da escolha, é necessário que exista comprometimento com a qualidade.

 

Tipos de e-commerce

 

Existem dois tipos principais de e-commerce, o B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Costumer). O primeiro caso corresponde às transações que ocorrem entre empresas, como na comercialização de arara para loja. Já o segundo, são corporações que comercializam de maneira direta para o consumidor final, ou seja, para a pessoa física.

 

De uma maneira geral, é uma solução prática para os consumidores, tanto no B2C quanto no B2B, porém, é preciso que a empresa disponha dos recursos necessários para atender cada demanda e suas particularidades, principalmente no que diz respeito a segurança no pagamento e informações, entrega e suporte pré e pós-venda.

 

Além dessas formas de divisão, o e-commerce também pode ser encontrado como varejista ou atacadista, sendo o primeiro caso amplamente voltado para pessoas físicas, pois o atacadista atua com quantidades superiores, o que exige também maior organização em todos os processos, principalmente na entrega. Em ambos os casos, se a empresa atua também com a loja física, pode ser apontado um local para retirada.

 

Um dos fatores mais importantes nesse cenário é garantir que o sistema empregado para as transações seja associado com um controle minucioso de estoque, pois evita transtornos para a empresa e consumidores devido às demandas que podem deixar de ser atendidas.

 

Os principais cuidados com a plataforma

 

Um dos principais pontos de qualquer negócio é o modelo de atuação e em um e-commerce, é algo que está fortemente associado com a infraestrutura estabelecida. Afinal, caso a plataforma seja inviável, todo o processo de compra será comprometido e a repercussão pode ser extremamente negativa para a empresa.

 

Uma boa experiência é estruturada de acordo com diversos pontos, não basta somente uma plataforma de qualidade ou de boa aparência. É preciso estabelecer uma boa organização das informações, um contato prático para os clientes e seções claras. Se um cliente busca por uma tela de projeção com tripé e encontra na mesma seção um adesivo de vinil personalizado, fica claro que os parâmetros de organização da plataforma podem ser confusos e dificultar a busca.

 

Três cliques são indicados para um processo de compra ágil, sendo assim,é interessante que o empreendedor tenha atenção a esse tipo de detalhe e certamente com o suporte de profissionais na área. No momento de construção da plataforma, será possível executar de forma precisa o projeto previamente elaborado, que será decisivo.

 

Sendo assim, pode-se observar que migrar da loja física para o e-commerce ou atuar nas duas frentes são opções de grande potencial devido ao alcance que esse modelo de comércio apresenta. No entanto, assim como em qualquer processo mercadológico, é fundamental adotar medidas cautelosas e ter suporte profissional para alcançar um desempenho satisfatório e que apresente retorno.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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