Saiba por quê aderir ao e-commerce para o seu negócio

Saiba por quê aderir ao e-commerce para o seu negócio

Uma tendência que apresenta um espaço muito notável no mercado é o e-commerce, principalmente ao considerar as modificações na jornada de compra das pessoas. Trata-se de transações comerciais que são realizadas através de meios eletrônicos, tais como smartphones e computadores. No entanto, nesse contexto é importante esclarecer que não é qualquer transação nesses meios que se enquadram no modelo e-commerce, apenas quando se trata de uma empresa, seja revendedor ou fabricante, em uma plataforma própria.

Esse esclarecimento é importante devido a existência do marketplace, que é uma plataforma com diversas empresas e intermediários para os processos de compra e venda. Sendo assim, o e-commerce acaba sendo uma alternativa onde os empreendedores de fato atuam com maior liberdade, recorrendo a uma equipe qualificada para criar o design e todos os aspectos da plataforma virtual.

Esse modelo de atuação tem a vantagem de digitalizar procedimentos básicos: atendimento e venda. Por exemplo, alguém que está buscando um produto como um balão promocional, dependendo do modelo de e-commerce, conseguirá encontrar a empresa, indicar as principais características almejadas e realizar o pedido com facilidade. No entanto, outros benefícios podem ser alcançados devido às possibilidades que o meio virtual apresenta, principalmente, na automação dos seguintes procedimentos:

  • Controle financeiro;
  • Marketing;
  • Controle de estoque;
  • Estratégia para logística.

No entanto, conforme será visto ao longo do texto, é preciso que exista um bom planejamento para viabilizar um desempenho satisfatória da empresa como e-commerce, pois diferentes alternativas podem ser exploradas e independentemente da escolha, é necessário que exista comprometimento com a qualidade.

Tipos de e-commerce

Existem dois tipos principais de e-commerce, o B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Costumer). O primeiro caso corresponde às transações que ocorrem entre empresas, como na comercialização de arara para loja. Já o segundo, são corporações que comercializam de maneira direta para o consumidor final, ou seja, para a pessoa física.

De uma maneira geral, é uma solução prática para os consumidores, tanto no B2C quanto no B2B, porém, é preciso que a empresa disponha dos recursos necessários para atender cada demanda e suas particularidades, principalmente no que diz respeito a segurança no pagamento e informações, entrega e suporte pré e pós-venda.

Além dessas formas de divisão, o e-commerce também pode ser encontrado como varejista ou atacadista, sendo o primeiro caso amplamente voltado para pessoas físicas, pois o atacadista atua com quantidades superiores, o que exige também maior organização em todos os processos, principalmente na entrega. Em ambos os casos, se a empresa atua também com a loja física, pode ser apontado um local para retirada.

Um dos fatores mais importantes nesse cenário é garantir que o sistema empregado para as transações seja associado com um controle minucioso de estoque, pois evita transtornos para a empresa e consumidores devido às demandas que podem deixar de ser atendidas.

Os principais cuidados com a plataforma

Um dos principais pontos de qualquer negócio é o modelo de atuação e em um e-commerce, é algo que está fortemente associado com a infraestrutura estabelecida. Afinal, caso a plataforma seja inviável, todo o processo de compra será comprometido e a repercussão pode ser extremamente negativa para a empresa.

Uma boa experiência é estruturada de acordo com diversos pontos, não basta somente uma plataforma de qualidade ou de boa aparência. É preciso estabelecer uma boa organização das informações, um contato prático para os clientes e seções claras. Se um cliente busca por uma tela de projeção com tripé e encontra na mesma seção um adesivo de vinil personalizado, fica claro que os parâmetros de organização da plataforma podem ser confusos e dificultar a busca.

Três cliques são indicados para um processo de compra ágil, sendo assim,é interessante que o empreendedor tenha atenção a esse tipo de detalhe e certamente com o suporte de profissionais na área. No momento de construção da plataforma, será possível executar de forma precisa o projeto previamente elaborado, que será decisivo.

Sendo assim, pode-se observar que migrar da loja física para o e-commerce ou atuar nas duas frentes são opções de grande potencial devido ao alcance que esse modelo de comércio apresenta. No entanto, assim como em qualquer processo mercadológico, é fundamental adotar medidas cautelosas e ter suporte profissional para alcançar um desempenho satisfatório e que apresente retorno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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