Dicas para superar a concorrência em 2019

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A gestão empresarial sempre é um grande desafio. São diversos aspectos que precisam ser controlados e administrados e qualquer deslize pode causar grandes transtornos e prejuízos.

E nessa era digital a concorrência está cada vez mais acirrada, buscando formas de atrair e fidelizar mais clientes. Por isso, embora seja bastante tentador concentrar os seus esforços apenas na gestão do negócio, é fundamental que você mantenha atenção também nas ações da concorrência.

Por que se preocupar com a concorrência?

O olhar sobre as ações da concorrência deve ser crítico e ter a intenção de compreender as estratégias e particularidades. Esse acompanhamento ajuda perceber o desenvolvimento do mercado e evita que a sua empresa fique excessivamente centrada em si mesma, o que pode ser perigoso no futuro.

A observação crítica da concorrência permite que você perceba pontos fracos e pontos fortes das outras empresas, e identifique oportunidades de melhoria ou lançamento de novos produtos que supram deficiências deixas por eles.

Acompanhar as ações da concorrência também possibilita que você perceba movimentos de lançamentos de produtos, mudanças de estratégias ou de posicionamento que podem impactar no mercado e nos seus resultados.

Como superar a concorrência em 2019?

  • Analise a concorrência

Faça uma pesquisa de mercado consistente e analise os movimentos realizados por eles. Elabore um relatório reunindo informações operacionais e estratégicas dos concorrentes, que deve ser como um raio-X sobre o posicionamento da sua empresa em comparação à concorrência.

Essas pesquisas e análises criteriosas, sem dúvida, oferecerão informações valiosas para o desenvolvimento do seu negócio e mostrará oportunidades que não haviam sido pensadas antes.

  • Utilize os benefícios da tecnologia

A tecnologia está presente na vida de todo mundo e não é diferente nas empresas, que já podem se beneficiar com muitos recursos disponíveis.

Aumentar a eficiência e a produtividade da empresa é fundamental para criar oportunidades de novos negócios e de atrair e conquistar novos clientes.

Busque recursos tecnológicos que possam ajudar sua empresa a melhorar os processos internos e torná-la mais eficiente, seja nos serviços gerenciais, na produção ou mesmo no atendimento ao cliente.

Utilizar ferramentas de relacionamento com o cliente, por exemplo, permite conhecer mais sobre o perfil dos seus consumidores, suas necessidades e desejos, e trabalhar em produtos e serviços específicos, ou mesmo melhores formas de atraí-los e conversar com eles, tornando o processo de venda mais rápido e eficiente.

  • Agregue valor ao seu produto

Hoje em dia, a qualidade e o preço do produto não são mais suficientes para garantir uma venda. É preciso representar um conceito, posicionamento ou propósito. Essa estratégia já era bastante importante no mercado de alto padrão, mas há algum tempo essa se tornou uma demanda importante em todas as categorias.

É preciso identificar o valor oferecido pelo seu cliente. Para isso analise se o seu produto possui algum diferencial técnico, descobrir em qual momento da vida do seu cliente o produto se encaixa e criar uma forma de associação entre o momento e o produto.

Destacar aquilo que só o seu produto pode oferecer ao consumidor é a chave para se manter competitivo e estar sempre na frente.

  • Tenha uma estratégia de vendas voltada para a excelência do atendimento

Oferecer um atendimento de qualidade tanto na pré como no pós-venda é fundamental para garantir que sua empresa se torne referência no mercado. O atendimento atencioso e eficiente se torna um grande diferencial, que faz os clientes se tornarem fieis e defensores da marca, retornando sempre para novas vendas.

  • Utilize um sistema de gestão empresarial ERP para facilitar seu dia a dia

Para que você consiga acompanhar o mercado e os concorrentes, precisa ter a certeza de que os processos internos estão acontecendo corretamente. Mas não é mais possível acompanhar tudo de perto, ou mesmo colocar realizar todas as atividades.

Usar um sistema de Gestão Empresarial ERP facilita o registro e a organização das informações em um só lugar e, através dos módulos integrados, permite que os dados sejam compartilhados com os setores responsáveis automaticamente, reduzindo erros e retrabalho.

Todas as informações ficam disponíveis para analise através dos relatórios gerados em tempo real para facilitar a tomada de decisões importante da gestão.

Então agora você já sabe as principais ações que precisam ser tomadas para superar a concorrência em 2019. Coloque tudo em prática e comece o seu ano do sucesso.

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

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