Empreendedorismo

Dicas básicas sobre empreendedorismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

A palavra empreendedorismo tem como significado a frase: “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”.

Isso quer dizer que não há limites para a criatividade, você pode ser gestor de uma ONG, fazer freela, ter um pequeno comércio online ou ser ambulante e, ainda sim, ser um empreendedor. Retire da cabeça aquele estereótipo do homem com terninho, empreendedores podem ser desde aquele músico com cabelo comprido ou aquela pessoa que vende brigadeiro na faculdade. Não existe cartilha para você seguir, porém, se você tem o sonho de ser dono(a) do próprio negócio, seguem algumas dicas básicas para tornar isso realidade:

01) Ache um problema e resolva – esta é a base do empreendedorismo

Você já viu os comerciantes de guarda-chuvas perto do metrô quando cai aquela tempestade? Esta é só uma situação que é problemática e o vendedor criou a solução. Assim, conseguindo uma renda em um momento bem oportuno.

Este princípio pode ser aplicado a tudo, como exemplo tenho o Nick Woodman, fundador da GoPro, que criou a marca quando percebeu que não havia câmeras que capturavam imagens de ação.

02) Inove – para não ficar atrás da concorrência

No mundo atual já existem muitas lojas, muitos freelancers e muitos negócios. A concorrência torna tudo mais difícil. Qual é a sua atitude com relação a isso? Você se encolhe com medo ou busca com criatividade algo diferente? Espero que seja a segunda opção, pois no momento atual, devemos ser mestres em nos diferenciar.

Pense em criar promoções interessantes, divulgar de uma forma nova, oferecer algo original para seu público. Ouse. Isto é importante.

Tenho o exemplo da propaganda do Burger King, que está sendo super comentada. É sobre o voto em branco. O que um hambúrguer pode ter a haver com a política? A empresa e a agência responsável conseguiram fazer uma publicidade interessante, relacionando-a com a eleição deste ano e ficou inovador.

 

Propaganda burger king
Retirado do site Poder360

 

03) Saiba seu preço – coloque o valor correto

Alguns dizem que devemos colocar o preço baixo quando estamos começando. Pode até ser. Mas, não se esqueça, como diz David Ogilvy “os descontos não constroem as marcas”.

Portanto, se valorize, coloque o justo considerando o público que deseja atingir e analisando seus gastos. À medida que vai se aprimorando, não tenha dó de aumentar, pois a sua experiência vale dinheiro, e muito.

04) Seja organizado – porque este é o caminho para o sucesso

Quando eu digo organizado, isto significa tanto a organização financeira (a separação do seu dinheiro e o dinheiro da empresa), o que entra na conta e o que sai, quanto responder as dúvidas dos clientes. O último também é muito importante, vamos lembrar que se você visualizar uma mensagem de uma pergunta a respeito do seu produto, organização ou serviço, e não responder, sua imagem ficará negativa.

05) Sempre pense como pode melhorar – seus processos, seus produtos, qualquer coisa!

Porque se você não tenta melhorar constantemente, ficará inevitavelmente para trás. A busca constante por melhorias também tem a vantagem de, por exemplo, você poder aperfeiçoar seus processos e facilitar seu trabalho. Pondere sobre como você pode desenvolver sua empresa cada vez mais: desde como trata o cliente após a compra, o produto, como você faz o seu trabalho, entre outras situações.

Agora uma lição de casa…

Estas foram somente algumas dicas básicas sobre empreendedorismo, que não são complexas e você pode até acha-las óbvias.

Porém, proponho um desafio (e esta parte é a mais importante deste texto).

-Pense como está a organização do seu empreendimento.

-O que você pode melhorar de forma geral.

-Avalie seu preço – pesquise o padrão do mercado e faça a correlação com a sua experiência.

-Imagine pelo menos uma inovação.

Talvez, você possa tirar boas ideias dessa reflexão.

Amanda Stucchi

Amanda Stucchi

Futura jornalista e publicitária, gosto de ler livros, ouvir música, tirar fotos e maratonar séries.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro