Coaching x Mentoring

Coaching x Mentoring

Olá meus amigos e amigas! Tudo bem? Hoje quero apresentar a verdadeira diferença entre COACHING e MENTORING. Suas vantagens e desvantagens. Afinal de contas passei pelos dois processos com excelentes profissionais. Desde 2013 conheço o Coaching quando participei de um Seminário com o tema: Líder Coach Psicopositivo. Foi uma experiência incrível. Agradeço ao Edmar e Erenita que apresentaram este seminário. Na sequência fiz uma formação em Coaching no Instituto Holos (holos.org.br). Só que o melhor aconteceu depois, tive a alegria de contratar um processo de Coaching com o Master Coach Fábio Azevedo (ifazcoaching.com) com um aprendizado incrível. Um processo cientificamente comprovado para ter resultados de verdade através do aprendizado. Acabei encontrando minha verdadeira MISSÃO, meus VALORES e o principal, a minha VISÃO. Coaching não é terapia, não é palestra motivacional e não é mentoria. Coaching é o caminho para construir resultados! Rápido! Esta é a vantagem de ser e fazer Coaching.

O processo de coaching é, basicamente, uma conversa, um diálogo que envolve o coachee (cliente) e o coach (treinador), num contexto produtivo e orientado diretamente para resultados, foco na meta. O processo é conduzido através das sessões de coaching que, podem ser semanais, quinzenais ou até mensais, em que o coach apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente, para que este haja no sentido alinhado para alcançar as metas definidas, dentro do prazo determinado. Uma verdadeira revolução como método e através de ferramentas comprovadas. Além disso tive contato com grandes Coaches. Entre eles, o Paulo Vieira, do Best Seller “O Poder da Ação” e do “Método CIS”. Estive no CIS 188 em Brasília-DF.  Afinal, o Coaching é um processo que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e que para serem alcançados com êxito necessitam de: transparência, empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente.

No ano de 2016 fiz um processo de MENTORING com o Mentor Alércio Bressano (golifecompany.com) em sessões de mentoria para gestão de tempo e dinheiro. Muito bacana! Aprendi a gerenciar melhor a minha vida neste processo e entender que é preciso cuidar do tempo e do dinheiro sempre. A diferença é que o coaching está focado na melhoria do desempenho de metas pessoais, independente da experiência e dos atributos daquele que é orientado, “seu jeito é o jeito certo!” e o mentoring está focado na formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. Por isso, o mentoring geralmente é um profissional da mesma empresa, com mais experiência e vivência, que tem como objetivo compartilhar seus conhecimentos com o próximo. Afinal, “o meu jeito é o jeito que deu certo!”. Embora também possam ter um caminho mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa.

A principal diferença é que no processo de coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é.

Já no mentoring, um profissional mais velho e mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional orienta e compartilha com outros profissionais, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

Outra diferença importante é que durante o mentoring não há necessariamente um tempo determinado para acabar. Já no coaching, esse número é definido no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, média necessária para quem procura essa abordagem.

A confusão acontece já que o COACHING e o MENTORING tem a mesma finalidade que é ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.

Agora, você decide. Não existe melhor e nem pior! Seja feliz!

Fontes: slacoaching.com.br  / ibccoaching.com.br com alterações

Tags

#Mentoring Coaching

Diego da Costa

Diego da Costa

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.