Design como atrativo visual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

O consumidor atual é caracterizado de forma distinta pelo excesso de seu espaço de informações altamente intenso, não apenas com os dados em si, mas com as impressões causadas pela grande diversidade de apresentação externa. Não sendo um especialista em design, o potencial comprador, em todo caso, fica atento às tendências. Portanto, para tomar a decisão de comprar o produto, é necessário que o produto não seja apenas funcionalmente sensacional, mas que seja visualmente atrativo.

Em consequência da crise econômica, a capacidade de pagamento dos consumidores diminuiu. No entanto, os preços para os itens de design de luxo ainda, diversas vezes, excedem os preços dos itens regulares. Além disso, o problema ainda continua quando se trata de soluções de design bem sucedidas de cópias reproduzidas pelos fabricantes chineses e indianos. Frequentemente eles sacrificam a qualidade do produto tornando-o significativamente mais acessível, em termos financeiros, para o consumidor. Esses fatores especificam as duas principais tendências do design industrial contemporâneo. A primeira que implica a criação de itens totalmente extraordinários que justifiquem seus preços. A segunda está no fato de que não houve nenhuma inovação de produto realmente brilhante apresentada nas principais coleções de designers do mundo nos últimos anos.

Para observar o caminho de uma solução de design funcional brilhante no mundo contemporâneo, podemos voltar para 2004, quando surgiu o aspirador de pó Electrolux Ergorapido sem saco. Em mais de 10 anos de sua existência, este objeto de design industrial já ganhou diversos prêmios de alto prestígio, incluindo reconhecimento Plus X e Red Dot. Após o Electrolux Ergorapido ter sido lançado, uma série de empresas lucraram com esta ideia, o aspirador minimalista com um botão de controle de retenção não é apenas fácil de usar, mas personifica o sonho de uma dona de casa moderna.

Como resultado, muitos fabricantes de eletrodomésticos produziram modelos de aspirador de pó a bateria para qualquer gosto e orçamento, mas não havia nenhuma distinção funcional principal em suas soluções. Isso é um exemplo de uma cópia de solução de engenharia bem sucedida sem modificações funcionais quando os fabricantes estão competindo em nível de marketing de produto.

Cigars, close up shallow dof - Depostitphotos.com
Cigars, close up shallow dof – Depostitphotos.com

Por sua vez, o design industrial contribui com a competição entre os fabricantes que atingiram determinada excelência tecnológica, quando o próprio design serve como um instrumento de marketing. Mesmo que o consumidor não tenha dinheiro suficiente para comprar o item mais desejado, ele com toda certeza comprará algum item mais barato que o atraia. Por exemplo, nem todo mundo pode comprar uma Caneta Parker por USD300. No entanto, quase ninguém pode comprar uma Caneta Inkless Metal Beta (metálica sem tinta) produzida pela empresa Vat19 por USD30. Ao escrever com a caneta, pedaços muito pequenos de metal caem no papel. A linha prateada que a caneta traça parece com o traço de um lápis, mas, na verdade, o metal penetra profundamente no papel e não pode ser apagado como é o caso do lápis. O design torna uma caneta de USD30 concorrente dos clássicos da Parker.

Luxury Goods Shopping. Luxury Purse Products For Woman. Store Front Closeup. - Depostitphotos.com
Luxury Goods Shopping. Luxury Purse Products For Woman. Store Front Closeup. – Depostitphotos.com

Nos últimos anos, os designers da nova geração parecem estar conduzindo um negócio de produção em pequena escala. Eles estão utilizando blogs e redes sociais para promover seus produtos. Já que o mercado falante da língua russa não possui gosto determinado atualmente, isso oferece possibilidades quase ilimitadas para experimentos no design industrial. Aqui o consumidor está pronto para experimentos e mais disposto a responder à oferta do que em criar a demanda.

A Depositphotos monitora o histórico de download das imagens relacionadas ao design industrial. Não fazemos ideia de quando a estética, finalmente, salvará o mundo, mas com base nas diversas pesquisas por itens de design requintado através do banco de imagens, a estética já salvou os designers, juntamente com os vendedores.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro