Facebook: Design sutil, mudança importante

Facebook: Design sutil, mudança importante

Que o Facebook é uma das redes mais claramente em formato beta atualmente ninguém pode negar. Tanto que recentemente fez uma mudança sutil em sua marca.

Agora, ele está fazendo uma mudança que parece pequena, mas que na real vem carregada de significado.

Sabe o ícone que indica os novos amigos? Antes era uma silueta de um homem na frente e de uma mulher atrás dele. Agora, são os dois em igualdade.

O que é mais importante é o claro posicionamento de igualdade de gênero. É um pequeno passo, mas, é mais um para um caminho que precisamos trilhar.

É legal dividir com vocês o textão de uma das Gerentes de Design do Facebook, pois foi por causa dela que soubemos desta mudança. Caitlin Winner descobriu um manual nos arquivo da empresa onde tinham as imagens vetorizadas dos ícones de amizade. Nele a versão feminina, além de ter um ombro bem estranho, tinha um cabelo no bom estilo Darth Vader.

icone-facebook-mulher-antigo-640x592

Dentro de uma cultura na qual experimentar e aprimorar é incentivado, ela decidiu fazer algo a respeito. Após algumas experimentações, chegou em três típos de ícone: um para mulher, um para homem e outro para gênero indefinido.

My first idea was to draw a double silhouette, two people of equal sizes without a hard line indicating who was in front. Dozens of iterations later, I abandoned this approach after failing to make an icon that didn’t look like a two headed mythical beast. I placed the lady, slightly smaller, in front of the man.

Acabou que ela salvou essas novas versões naquele manual que tinha achado e galere começou a usar tanto a sugestão de mulher e homem quanto uma de grupos que ela também alterou:

icone-grupo-facebook-640x193

É, reforçando a questão do Facebook ser uma rede/empresa beta e de como dá sim pra sugerir novas formas simples, mas altamente impactantes de se mudar a visão de mundo das pessoas 🙂

Fonte: The Verge e Updateordie

Tags

Design Facebook

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.