A importância da utilização de uma Metodologia Projetual
A utilização de uma metodologia projetual seja ela qual for, para o desenvolvimento de um projeto, tanto gráfico, quanto industrial é de extrema importância, pois como já dizia Bomfim (1995), a metodologia é o estudo dos métodos, ferramentas e aplicações, ou seja, necessita-se de uma sequencia de passos para que todos os processos necessários aconteçam de forma coerente, chegando assim a uma solução cabível ao problema. Muitos são aversos a metodologias, mas acredite, é extremamente útil.
O objetivo de uma metodologia nada mais é do que organizar os dados pesquisados estabelecendo prioridades entre os mesmos, facilitar a visualização de prazos e metas para garantir o cumprimento das tarefas e consequentemente o resolução do problema. E por final, ela serve como um checklist para conferir se todos os passos foram realizados por completo, evitando falhas durante o processo e garantindo que a solução final venha de encontro com todas as necessidades levantadas no início do projeto.
As metodologias projetuais são divididas em três etapas principais, sendo elas: Problema, Método e Solução, a partir daqui cada metodologia define suas prioridades dentro das ramificações que acreditam ser importantes para dar continuidade ao processo de design.
- Problema (Geralmente uma necessidade, uma pergunta a ser respondida que inicia o encaminhamento para o desenvolvimento do projeto)
- Método (Lista de etapas previamente definidas para o auxílio na solução de um problema, entre os métodos mais conhecidos para design podemos citar Munari, Santos, Baxter, Lobach, Peon, GAD, Garrett, Design Thinking)
- Solução (Resultado final após execução das tarefas)
Basicamente as metodologias seguem este mesmo processo, tanto para o desenvolvimento de produto, como para a criação de uma embalagem por exemplo, sempre haverá esses três passos, muitas vezes com nomes diferentes é claro, mas sempre com etapas voltadas ao foco da metodologia, isto facilita e muito no entendimento de como utilizá-las, principalmente se você irá trocar sua área de atuação.
Portanto, na hora de escolher a metodologia adequada para a aplicação em seu projeto, analise-as com cuidado, veja se os passos da metodologia correspondem com seu problema. O que pode ser feito quando não se encontra a metodologia “perfeita” é adicionar ou tirar passos que considerar importantes ou desnecessários, assim sua metodologia fica sob medida para seu projeto.
Autora: Suellen Tronco colaboradora da Revista Marketing com Café.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente