O livro “Do caos à criação publicitária’’ de João Anzanello Carrascoza, aborda temas relacionados ao mundo da publicidade, sua base são campanhas publicitárias, algumas premiadas, outras marcantes no ramo.
Carrascoza discorre sobre o intrigante reino das ideias e explica o making-of por traz das criações elaboradas pela Dupla de criativos (Redator e Diretor de Arte) – são os responsáveis por “viajar” no mundo das artes, normalmente para criar a peça
publicitária.
O autor afirma que são usados o redator e o diretor de arte, para evitar proposições existentes. Explica sobre alguns assuntos no meio publicitário como: a semelhança, o contraste e a contiguidade. Usando como fonte de pesquisas
campanhas de marcas consagradas como a Sony e Parmalat.
O livro aborda também o tema “bricolagem“, combinações de discursos na criação de peças publicitárias, adotando como ponto de partida os materiais culturais, populares ou eruditos, necessário para todo o processo de criação. O autor
explica que para termos sucesso em determinada peça publicitária é preciso estar por dentro dos acontecimentos recentes e tudo aquilo que engloba a aculturação do meio.
A publicidade sempre procura reciclar os materiais já existentes, gerando assim um novo olhar sobre o mesmo, tanto no plano estrutural, quando o simbólico. É muito mais fácil agradar o leitor com algo já estruturado em seu repertório, do que
tentar inovar. E é por isso que as duplas conhecem bem o mundo cultural de seu público alvo.
O livro explica todo o processo conhecido por ready-made (quando os criativos usam uma peça externa do nosso cotidiano e sem mudar muito o seu conceito, transforma em peça publicitaria). Também discorre sobre a questão do plágio e seus limites.
O livro é riquíssimo em conteúdos criativos e em exemplos reais. Por fim, acredito que o livro é perfeito para estudantes de publicidade, ele possui uma linguagem muito simples e explica cada palavra usada no meio publicitário (jargões publicitários). Recomendo principalmente para aqueles que estão na dúvida de cursar ou não publicidade e propaganda, pois o livro é encantador e só aquele que não sente “aquele tesão” por publicidade não irá ama-lo.
Conheça o #ProjetoMilionario clicando aqui e leia resenhas de livros como:
• Let’s Elevate de Ramon Tessman
• Mídias Sociais na Prática de José Carvalho
Até breve (: