Resenha do livro “Do caos à criação Publicitária”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

O livro “Do caos à criação publicitária’’ de João Anzanello Carrascoza, aborda temas relacionados ao mundo da publicidade, sua base são campanhas publicitárias, algumas premiadas, outras marcantes no ramo.

Carrascoza discorre sobre o intrigante reino das ideias e explica o making-of por traz das criações elaboradas pela Dupla de criativos (Redator e Diretor de Arte) – são os responsáveis por “viajar” no mundo das artes, normalmente para criar a peça
publicitária.

O autor afirma que são usados o redator e o diretor de arte, para evitar proposições existentes. Explica sobre alguns assuntos no meio publicitário como: a semelhança, o contraste e a contiguidade. Usando como fonte de pesquisas
campanhas de marcas consagradas como a Sony e Parmalat.

O livro aborda também o tema “bricolagem“, combinações de discursos na criação de peças publicitárias, adotando como ponto de partida os  materiais culturais, populares ou eruditos, necessário para todo o processo de criação. O autor
explica que para termos sucesso em determinada peça publicitária é preciso estar por dentro dos acontecimentos recentes e tudo aquilo que engloba a aculturação do meio.

A publicidade sempre procura  reciclar os materiais já existentes, gerando assim um novo olhar sobre o mesmo, tanto no plano estrutural, quando o simbólico. É muito mais fácil agradar o leitor com algo já estruturado em seu repertório, do que
tentar inovar. E é por isso que as duplas conhecem bem o mundo cultural de seu público alvo.

O livro explica todo o processo conhecido por ready-made (quando os criativos usam uma peça externa do nosso cotidiano e sem mudar muito o seu conceito, transforma em peça publicitaria). Também discorre sobre a questão do plágio e seus limites.

O livro é riquíssimo em conteúdos criativos e em exemplos reais. Por fim, acredito que o livro é perfeito para estudantes de publicidade, ele possui uma linguagem muito simples e explica cada palavra usada no meio publicitário (jargões publicitários).  Recomendo principalmente para aqueles que estão na dúvida de cursar ou não publicidade e propaganda, pois o livro é encantador e só aquele que não sente “aquele tesão” por publicidade não irá ama-lo.

Conheça o #ProjetoMilionario clicando aqui e leia resenhas de livros como:

• Let’s Elevate de Ramon Tessman

• Mídias Sociais na Prática de José Carvalho

Até breve (:

Deivid Vieira

Deivid Vieira

Bacharel em Administração com especialização em Marketing e Publicidade. Papai da Analu, Publicitário, Blogueiro, Fotógrafo, Viciado em Café com Leite e Apaixonado por Marketing Digital ♥

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro