5 Dicas de Ferramentas de Monitoramento de Palavras-chaves

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Uma coisa é certa: o monitoramento dos rankings do Google, ou seja, o monitoramento das palavras chaves, é uma parte essencial de um SEO bem elaborado. Conteúdo empolgante e de alta qualidade, perfis de mídia social atraentes , CRM de marketing eficiente – todos eles são conceitos muito importantes. Mas, no final das contas, eles servem principalmente para melhorar as classificações do Google e aumentar sua visibilidade. É esse seu objetivo?

O monitoramento de palavras-chave mede o sucesso de toda a campanha de criação de link building, do marketing de conteúdo e das relações públicas online e, portanto, é o melhor método para acompanhar quais estratégias de marketing online funcionam (e quais não funcionam, e que devem ser abandonadas ontem) .

Se você ainda não monitora de perto sua classificação no Google, deve começar rapidamente e ficar de olho na classificação de seu site nos resultados de pesquisa. Aqui estão 5 boas razões para comprovar que o monitoramento de palavras-chave deve ser parte integrante de qualquer estratégia de SEO bem elaborada, e que você só pode se beneficiar de uma análise precisa e analítica de seus rankings atuais.

  1. Monitore suas classificações do Google para medir o sucesso de SEO

SEO é uma indústria complexa e em rápida evolução, difícil de ser entendida, e mais difícil de ser explicada. No marketing de conteúdo em particular, muitas vezes é difícil medir os sucessos e fracassos reais de uma campanha. Sinais sociais (aumento / diminuição de seguidores, curtidas, compartilhamentos e a interação com ditos “fãs”) só podem dar uma ideia aproximada de como está o desempenho de seu site.

Mesmo o número de  back-links não é mais suficiente para medir de forma confiável os resultados de suas estratégias de marketing online.

Para fazer SEO de maneira eficaz, é extremamente importante estar informado sobre seus rankings do Google e as tendências de curto e longo prazo, evitando surpresas. Isso permite que você adapte seus métodos de forma individual e rápida e não perca tempo valioso com fluxos de trabalho e campanhas que não produzem os resultados desejados, que não serão vistos por ninguém ou que não gerem pelo menos contatos.

Por esse motivo, é especialmente importante monitorar continuamente suas classificações e, em seguida, estabelecer as etapas necessárias para uma melhoria. Ao ser capaz de rastrear exatamente qual método de SEO melhorou sua classificação nos últimos 7 dias (ou 30 dias, 180 dias ), você pode verificar os sucessos de classificação da respectiva estratégia (responsável) e duplicá-los com mais facilidade para outros termos e palavras chaves, bem como evitar replicar qualquer estratégia falha.

O monitoramento de palavras-chave ajuda você a avaliar e analisar seu marketing online, ficar de olho nas mudanças nas posições de SERP e se manter informado sobre os rankings de seu site a longo prazo. Sim, de fato o monitoramento das palavras chaves é muito importante, para qualquer negócio.

  1. Pesquise e monitore suas palavras-chave relevantes para o ROI

Se você não classificar suas palavras-chave relevantes , isso (quase) automaticamente resulta em uma diminuição no tráfego orgânico, o que por sua vez afeta a geração de leads e, em última análise, as vendas e a receita cairão. Como simplesmente não há como prever a classificação das palavras-chave, é fundamental manter-se informado sobre os altos e baixos ; especialmente se suas palavras-chave estiverem prestes a cair das dez primeiras.

Não é apenas importante se classificar nas posições mais altas para as palavras-chave correspondentes, principalmente entre as três, mas também é importante saber quais palavras-chave são mais relevantes para sua marca / produto / site, e quais podem gerar uma conversão mais alta.

Para encontrar exatamente essas palavras-chave (que resultam no melhor ROI em seu mercado-alvo), uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave alinhada com os resultados de venda e conversão é sem dúvida a forma mais eficaz de acompanhamento.

Ao rastrear uma lista mais longa de palavras-chave, você verá em detalhes quais delas terão o melhor desempenho no longo prazo, e quais trazem os melhores resultados. Então, é essencial conhecer as palavras-chave que têm o maior volume de pesquisa e para as quais você deseja se classificar.

Para não perder o controle, é importante receber e-mails regularmente sobre o desempenho de suas palavras chaves mais importantes ou, alternativamente, monitorar as alterações em uma visão geral e, em seguida, tomar as medidas necessárias. Isso pode ser alcançado assinando algumas ferramentas particulares de acompanhamento de palavras-chave.

Ao monitorar suas palavras-chave diariamente, você pode alterar imediatamente as ações necessárias e garantir que sua visibilidade online e seu tráfego sejam melhores aproveitados pela sua empresa.

  1. Aproveite ao máximo as frutas ao alcance da mão

As chamadas frutas mais fáceis de serem pegas (metas que trazem resultados ótimos com relativamente pouco esforço) devem ser o primeiro passo a ser seguido! Uma das razões mais importantes pelas quais você deve monitorar seus rankings do Google são as muitas vantagens que você irá conseguir focando em elevar o ranking das palavras menos concorridas.

Com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave, você pode conhecer rapidamente as palavras-chave que se classificam em posições decisivas. Estas são principalmente as posições 4 a 10 na primeira página, bem como as posições superiores na segunda página.

Ao seguir as etapas necessárias (link building feito de maneira correta e marketing de conteúdo) para as palavras chave relevantes, você pode impulsionar ativamente essas classificações delicadas e catapultar seu site da segunda para a primeira página. Ou melhor ainda: Assumir a primeira posição!

As frutas mais próximas oferecem oportunidades ideais para usar seu tempo e trabalhar com eficiência, pois isso, por sua vez, traz palavras-chave críticas e garante que seu site fique no topo das SERPs.

  1. Mantenha-se atualizado: divida suas palavras-chave em diferentes categorias

Uma verificação de classificação permite subdividir palavras-chave relevantes em vários grupos, facilitando o rastreamento de áreas específicas. Por exemplo, você pode criar categorias com base na qualidade (baixa, média, alta), tópico ( blog , produto, marketing) ou importância para o seu nicho (alta, baixa).

Ao priorizar diferentes grupos de palavras-chave, sua análise se torna mais compreensível e ajuda você a otimizar seu fluxo de trabalho. As diferentes categorias de palavras-chave também fornecem informações valiosas sobre quais estratégias de SEO valem ouro e quais você pode evitar no futuro.

Divida as palavras-chave que você rastreia em grupos especiais e simplifique o processo de avaliação dos dados obtidos no monitoramento. Duas ações simples que te farão economizar tempo e aprender a replicar estratégias com sucesso.

  1. As ferramentas de monitoramento de palavras-chave permitem que você gaste mais tempo em tarefas importantes

Deixe uma ferramenta de monitoramento fazer todo o trabalho que você mesmo teria que fazer (manualmente). Sem dúvida, fazer esse monitoramento copiando e colando no teclado do computador vai te custar uma vida. O ideal é que você não perca mais tempo verificando manualmente suas palavras-chave na Pesquisa Google e, em seguida, gaste horas digitando um tanto monótono as informações que coletou em uma planilha do Excel.

Ao usar uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave conhecidas no mercado, você tem mais tempo para analisar os resultados reais e otimizar seu fluxo de trabalho de acordo com os dados obtidos. Não se esqueça: os resultados e alertas do software de monitoramento são tão bons quanto o que você acha deles; ou as conclusões que você tira disso para você e sua empresa / blog / produto.

Em última análise, você deve medir suas classificações do Google com uma ferramenta adequada para tornar seu fluxo de trabalho mais simples e eficaz; Não o contrário.

Com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento de palavras-chave, você tem o tempo necessário para desenvolver a estratégia de SEO certa para obter o desempenho ideal do site e classificações altas de longo prazo.

Conclusão: melhore seu sucesso de SEO com monitoramento de palavras chaves

Se você deseja que seu SEO seja bem-sucedido , você deseja encontrar o potencial disponível para melhores SERPs, manter-se atualizado com as tendências de classificação atuais , acompanhar o desempenho de seu site para as palavras  – chave mais importantes e obter a melhor visibilidade online possível , não há como evitar o monitoramento de palavras-chave .

 

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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