Tendências de Marketing Digital: as 4 principais lições que marcaram o ano de 2022

Tendências de Marketing Digital: as 4 principais lições que marcaram o ano de 2022

A cada ano as empresas investem na área de marketing digital para compreender as tendências de marketing, afinal, os usuários passam cada vez mais tempo nas redes sociais ou navegando na internet. Além disso, nos últimos anos, os hábitos de consumo mudaram drasticamente.

Atualmente, é muito comum buscar informações online antes de realizar uma compra ou se conectar com marcas por meio das redes sociais.

Hubspot e WeAreSocial, duas empresas pioneiras em análise de dados e marketing digital, prepararam um relatório sobre as tendências do setor em 2022. Abaixo, resumimos 4 lições para entender como usuários e empresas se comportam no mundo online.

1. Internet: o principal canal para conhecer as marcas

tendências de marketing 2022

Para usuários entre 16 e 64 anos, o principal canal para descobrir novas marcas ou produtos são os próprios buscadores da Internet, sendo o Google o mais utilizado. 

O próximo canal mais importante são os comerciais de TV. Pode ser curioso isso ser verdade em 2022 mas, embora o consumo de conteúdo das plataformas de streaming tenha aumentado, o consumo médio de televisão ainda é de cerca de duas horas por dia por pessoa.

Além dos mecanismos de busca e da televisão, os usuários conhecem novas marcas por meio de recomendações de amigos ou familiares, anúncios em redes sociais e também em sites de marcas. Portanto, entre os 5 principais canais de descoberta, 3 deles pertencem ao mundo online.

2. Antes de fazer qualquer compra, mais de 50% da população pesquisa online

Graças aos planos de internet, podemos pesquisar informações sobre qualquer produto ou serviço rapidamente. Por isso, antes de efetuar uma compra, muitos usuários decidem buscar mais informações sobre aquela marca e/ou produto.

O que os consumidores mais procuram antes de comprar são as opiniões de outros usuários. Dessa forma, eles podem obter informações mais objetivas do que as fornecidas pela própria empresa.

Dependendo do país, os consumidores realizam essa prática em maior ou menor grau, sendo o Brasil o país onde mais o fazem, em 75% dos casos.

3. As redes sociais são a principal fonte de informação para os mais novos

Ao buscar informações sobre marcas online, os mais jovens preferem fazê-lo nas redes sociais. De fato, para a faixa etária entre 16 e 24 anos, as redes sociais são a principal fonte de informação. Embora essa já seja uma realidade, é preciso encarar o crescimento do uso das redes sociais na vida dos usuários, como uma das tendências de marketing para os próximos anos.

A partir dos 25 anos, geralmente preferem buscar informações nos buscadores, embora não haja uma diferença muito significativa. É a partir dos 45 anos que se observa uma diferença considerável.

Se as marcas querem se aproximar dos jovens, é muito importante que eles tenham uma boa presença nas redes sociais, já que é sua principal fonte de informação. Afinal, quem fica longe do celular em pleno 2022?

4. Em apenas um ano, as marcas gastaram 17% a mais em publicidade digital

As marcas estão cientes do papel do mundo digital hoje e, é por isso que estão alocando cada vez mais orçamento para anúncios nessas mídias.

Além disso, ferramentas de publicidade digital, como Google Ads ou Facebook Ads, oferecem dados valiosos para otimizar seus investimentos em publicidade e, assim, melhorar seu desempenho.

O valor total investido pelas empresas em publicidade digital neste último ano foi de 465,5 milhões de euros, representando 17% a mais do que no período anterior. O tipo de anúncio que mais cresceu foi o vídeo. Isso pode estar relacionado ao aumento do consumo de plataformas de vídeo como YouTube ou Twitch.

Tendências de marketing para os próximos anos

O próprio Hubspot diz, na página onde ele libera o resultado da pesquisa, que toda essa informação é gratuita porque é extremamente útil para quem trabalha com marketing digital.

Não há mais como negar o movimento que o marketing como um todo fez em direção às redes sociais e sites de buscas, como o Youtube e o Google.

Mesmo que você tenha um estabelecimento físico, como uma loja ou um restaurante, você precisa estar também no google, no google maps. Você pode também usar as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, atraindo mais público para sua página e, consequentemente, mais clientes para seu estabelecimento.

E os dados que apresentamos neste artigo só reforçam que independente da idade, condição social e econômica, todo mundo está usando a internet. Seja acessando pelas redes sociais ou por sites de buscas mais tradicionais e portanto, sua empresa também tem que estar.

E se você quer saber as novidades do próximo ano, leia o nosso artigo sobre as tendências de marketing para 2023.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.