O Seu Negócio Aproveita Todas as Tecnologias Digitais Que Devia?

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As tecnologias digitais são a base da gestão contemporânea. Não importa se seu negócio é físico ou virtual, adapte-se a essa realidade: a sobrevivência dele depende da aplicação eficaz da tecnologia.

Isso é especialmente reforçado em um mercado repleto de consumidores pertences a duas gerações particulares: y (nasceram durante o processo de virtualização) e z (primeira geração a nascer no mundo virtualizado).

Isso influencia tanto o comportamento dos seus clientes quanto dos seus funcionários. Sendo assim, qualquer caminho que não explore a tecnologia começa a se tornar obsoleto e isso apenas se acentuará com o tempo. Daí surge a questão: seu negócio está bem munido pelas tecnologias digitais?

Automatize Tanto Quanto Possível

No mundo das tecnologias digitais não existe espaço para ineficiência. Atividades operacionais não foram feitas para serem desempenhadas por pessoas, mas por máquinas. Pessoas têm capacidades analíticas que as tornam importantes demais para tarefas que não agreguem valor ao seu negócio.

Independente da área, isso é uma realidade. Do marketing à produção, da gestão de estoque ao RH, você encontrará um número assustador de aplicativos e sistemas que resolverão seus problemas.

Pense sua estrutura de maneira digital e invista em mudanças nesse sentido. Pesquise sobre workflows, dashboards e relatórios. Trabalhe a mentalidade de sua equipe para eliminar tudo o que pode ser substituído pelo uso da tecnologia.

Analise Seu Parque Tecnológico

Quaisquer tecnologias digitais que você aplique dependem de um parque tecnológico devidamente estruturado. Um sistema de última linha não rodará em um computador com 15 anos de uso. Não é seguro, ou prudente, armazenar as informações do seu negócio em sistemas obsoletos de discos.

É preciso que você avalie periodicamente as condições de seus equipamentos e planeje muito bem suas manutenções e trocas. Por mais que isso pareça um pequeno problema hoje, se você não tiver condições de lidar com a questão no futuro, é bem provável que tenha uma baita dor de cabeça nas mãos.

Ouça Seu Cliente

A experiência do cliente é um dos aspectos mais essenciais para o seu negócio. A satisfação dele vai muito além de conseguir comprar o que deseja. Outros aspectos são críticos, como: agilidade do processo, facilidade de uso das ferramentas de compra e as informações disponíveis.

Se algo não está legal, ele é a pessoa mais indicada para lhe avisar. Desenvolva mecanismos sólidos de avaliação e transforme-os em orientadores do uso de suas tecnologias digitais. De nada adianta investir em mudanças se elas não produzirem mais valor para seu público e não aprimorarem a experiência de consumo.

Consolidando o Marketing Digital

A maior parte da concorrência no Século XXI ocorre no âmbito do marketing digital. Você pode até ter bons produtos, se seu negócio não tem presença on-line, para muita gente ele não existe.

Se você quer alcance e escala precisará explorar muito bem as tecnologias digitais. Automatizar processos de comunicação, interagir em redes sociais e analisar dados comportamentais do seu público, são apenas alguns dos muitos aspectos que farão diferença para seu negócio.

Invista em Integração

O último aspecto que queremos tratar sobre as tecnologias digitais são as estratégias de integração das áreas da sua empresa. Todas precisam interagir de maneira eficiente para que você entregue ao mercado exatamente aquilo que promete.

Uma das principais estratégias nesse sentido é a aplicação de software de gestão que promovam o fluxo eficiente de processos e informações ao longo do seu negócio. Conhecidos como ERP, eles podem oferecer insights em tempo real e suportar seu processo decisório de maneira consistente.

As empresas do mundo digitalizado são constituídas de áreas funcionando em consonância. Não há mais espaço para a compartimentação entre setores como de controle financeiro e estoque.

O Valor das Tecnologias Digitais

Ficou claro o tamanho da importância de uma aplicação efetiva das tecnologias digitais. Elas criam sua presença on-line, otimizam seus processos e te conectam com seus clientes. Não há como subestimar um fator competitivo tão poderoso.

Pense todas as suas estratégias futuras de maneira virtual e prepare seu negócio para operar preferencialmente dessa forma. Em poucos anos o mercado será preponderantemente de pessoas que nasceram após ou acompanharam a revolução virtual. Como você acha que elas encararão negócios que ainda operam como no século passado?

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

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