O Seu Negócio Aproveita Todas as Tecnologias Digitais Que Devia?

O Seu Negócio Aproveita Todas as Tecnologias Digitais Que Devia?

As tecnologias digitais são a base da gestão contemporânea. Não importa se seu negócio é físico ou virtual, adapte-se a essa realidade: a sobrevivência dele depende da aplicação eficaz da tecnologia.

Isso é especialmente reforçado em um mercado repleto de consumidores pertences a duas gerações particulares: y (nasceram durante o processo de virtualização) e z (primeira geração a nascer no mundo virtualizado).

Isso influencia tanto o comportamento dos seus clientes quanto dos seus funcionários. Sendo assim, qualquer caminho que não explore a tecnologia começa a se tornar obsoleto e isso apenas se acentuará com o tempo. Daí surge a questão: seu negócio está bem munido pelas tecnologias digitais?

Automatize Tanto Quanto Possível

No mundo das tecnologias digitais não existe espaço para ineficiência. Atividades operacionais não foram feitas para serem desempenhadas por pessoas, mas por máquinas. Pessoas têm capacidades analíticas que as tornam importantes demais para tarefas que não agreguem valor ao seu negócio.

Independente da área, isso é uma realidade. Do marketing à produção, da gestão de estoque ao RH, você encontrará um número assustador de aplicativos e sistemas que resolverão seus problemas.

Pense sua estrutura de maneira digital e invista em mudanças nesse sentido. Pesquise sobre workflows, dashboards e relatórios. Trabalhe a mentalidade de sua equipe para eliminar tudo o que pode ser substituído pelo uso da tecnologia.

Analise Seu Parque Tecnológico

Quaisquer tecnologias digitais que você aplique dependem de um parque tecnológico devidamente estruturado. Um sistema de última linha não rodará em um computador com 15 anos de uso. Não é seguro, ou prudente, armazenar as informações do seu negócio em sistemas obsoletos de discos.

É preciso que você avalie periodicamente as condições de seus equipamentos e planeje muito bem suas manutenções e trocas. Por mais que isso pareça um pequeno problema hoje, se você não tiver condições de lidar com a questão no futuro, é bem provável que tenha uma baita dor de cabeça nas mãos.

Ouça Seu Cliente

A experiência do cliente é um dos aspectos mais essenciais para o seu negócio. A satisfação dele vai muito além de conseguir comprar o que deseja. Outros aspectos são críticos, como: agilidade do processo, facilidade de uso das ferramentas de compra e as informações disponíveis.

Se algo não está legal, ele é a pessoa mais indicada para lhe avisar. Desenvolva mecanismos sólidos de avaliação e transforme-os em orientadores do uso de suas tecnologias digitais. De nada adianta investir em mudanças se elas não produzirem mais valor para seu público e não aprimorarem a experiência de consumo.

Consolidando o Marketing Digital

A maior parte da concorrência no Século XXI ocorre no âmbito do marketing digital. Você pode até ter bons produtos, se seu negócio não tem presença on-line, para muita gente ele não existe.

Se você quer alcance e escala precisará explorar muito bem as tecnologias digitais. Automatizar processos de comunicação, interagir em redes sociais e analisar dados comportamentais do seu público, são apenas alguns dos muitos aspectos que farão diferença para seu negócio.

Invista em Integração

O último aspecto que queremos tratar sobre as tecnologias digitais são as estratégias de integração das áreas da sua empresa. Todas precisam interagir de maneira eficiente para que você entregue ao mercado exatamente aquilo que promete.

Uma das principais estratégias nesse sentido é a aplicação de software de gestão que promovam o fluxo eficiente de processos e informações ao longo do seu negócio. Conhecidos como ERP, eles podem oferecer insights em tempo real e suportar seu processo decisório de maneira consistente.

As empresas do mundo digitalizado são constituídas de áreas funcionando em consonância. Não há mais espaço para a compartimentação entre setores como de controle financeiro e estoque.

O Valor das Tecnologias Digitais

Ficou claro o tamanho da importância de uma aplicação efetiva das tecnologias digitais. Elas criam sua presença on-line, otimizam seus processos e te conectam com seus clientes. Não há como subestimar um fator competitivo tão poderoso.

Pense todas as suas estratégias futuras de maneira virtual e prepare seu negócio para operar preferencialmente dessa forma. Em poucos anos o mercado será preponderantemente de pessoas que nasceram após ou acompanharam a revolução virtual. Como você acha que elas encararão negócios que ainda operam como no século passado?

Tags

Digitais Tecnologias

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

As Mulheres e a Administração

As Mulheres e a Administração

 O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 08 de março. A ideia é antiga, mas a fixação da data ocorreu por designação da Organização das Nações Unid...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro