O comportamento do consumidor e seus fatores de compra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

As organizações procuram obter informações de seus consumidores e futuros clientes potenciais através de pesquisas para observar fatores que podem influenciar o consumo do produto. O modo como vivemos vem sofrendo alteração nos hábitos de consumo através do capitalismo acelerado.

O consumidor tem adotado novas formas de aquisição de produtos e serviços, exigindo das empresas obediência às condutas éticas. Na sociedade pós-moderna, as empresas precisam compreender o multiculturalismo e seu impacto no ponto de vista econômico, social e ambiental.

As organizações buscam crescimento sustentável e lucrativo numa competição acirrada de mercado e batalham por diferenciação. Contudo, no mercado de hoje, estão mais diversificadas e concorrentes, desenvolvendo movimentos estratégicos – “inovação de valor” – e o envolvimento dos stakeholders para alcançar as estratégias de negócios.

A cultura é modelador de comportamento, não é estática e acompanha as modificações da sociedade. Influenciando de forma rigorosa o comportamento do consumidor por seus valores e crenças existentes dentro de um contexto social. A cultura é o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa.

Determinados fatores sociais, como grupos de referência, família, papéis e status exercem alto grau de influência na decisão de compra dos indivíduos, contribuindo para que haja preferência por um determinado produto ou serviço. A família é a principal organização que influência na compra de produtos de consumo na sociedade devido à estreita interação entre seus membros.

O estilo de vida é o ponto de partida para identificar hábitos e necessidades que diferem com a idade. A mudança na idade implica nas mudanças de valores, mercados e demandas dos consumidores. As pessoas possuem personalidade que influenciam seu comportamento de compra. As marcas atrairão consumidores cuja personalidade seja coerente com a sua autoimagem.

Motivação, aprendizagem e percepção influenciam a reação do consumidor aos estímulos ambientais e de marketing, ou seja, os fatores psicológicos são importantes para a compreensão dos hábitos de compra.

Para que um consumidor tome a decisão de compra é preciso entender o que acontece no consciente do comprador. A tomada de decisão é a parte primordial do comportamento do consumidor, caberá a ele a decisão da marca, forma de pagamento, quantidade e revendedor.

Após a compra, percebe-se a insatisfação ou a satisfação do produto ou serviço. Solomon (2011, p.393) faz as seguintes afirmações: “A empresas bem cotadas na satisfação do consumidor possuem uma grande vantagem competitiva – especialmente quando tantas empresas dispensam tão pouca atenção aos clientes. Os bons profissionais de marketing buscam constantemente os motivos pelos quais seus clientes poderiam ficar insatisfeitos a fim de que possam aprimorar”.

Os consumidores querem qualidade e valor e sua satisfação é determinada pelos sentimentos em relação a um produto após a compra. Este sentimento exerce uma experiência de compra para o comportamento futuro do consumidor. Os profissionais de marketing devem monitorar a satisfação e a utilização e descarte do produto para que converta em compradores em clientes fiéis.

Autor: Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Da cidade de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Graduação Tecnólogo em Marketing pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca), Pós-graduação MBA em Marketing pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca), Trabalho Gestor Comercial da Rambo Roupas Impermeáveis, Hobby por Música Eletrônica e Leitura.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro