Mexendo com a curiosidade do cliente

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Um dos aspectos da pré-venda é a sondagem que precisa estar afiada em negociadores e vendedores prontos para realizar boas vendas. Normalmente, as organizações levam tão a sério a curiosidade que ela às vezes soa não muito bem.

Algumas campanhas publicitárias são os maiores exemplos quando se trata de ruídos na comunicação ou falta de interpretação sobre seus participantes. O que pode soar familiar como uma simples brincadeira, para o cliente pode se tornar ofensivo deveras e dificultar um melhor relacionamento.

Aquelas jogadas de marketing que valorizam a curiosidade real da ideia e deixam a imaginação tomar conta das pessoas, sobrecarregar as mídias sociais com “achismos” e fazendo com que o público tente adivinhar são as campeãs de vendas e suas receitas não estão em scripts fáceis de encontrar na internet.

O primeiro passo para se fazer bom no mercado é provavelmente a razão da queda de muitas corporações, isso porque esqueceu da preciosidade que é deixar pistas sobre novidades ou melhorias. Com o formato das novelas e séries, eis a invenção de deixar a curiosidade sobressair de seus consumidores, não tem problema se for parcelado, o desejo que nasce em uma pessoa para sair de casa e comprar o produto que viu em seu televisor ou ouviu no rádio é a curiosidade, a emoção.

“Será que meu filho vai gostar do presente?” Uma pergunta inteligente merece uma resposta ousada. Qual o item da promoção? E a resposta é a melhor de todas:

– Interessante seu comentário. A empresa valoriza clientes inteligentes, com habilidades para ofertas. Há uma promoção nesse setor e junto com o que a senhora deseja. Se seu filho está de aniversário e a vontade dele de brincar com o Toy Story, a senhor quer que ele ame seu presente, não é mesmo?”

– Sim, com certeza.

– Então, a promoção do Max Steel está junto com o filme da semana. Que tal balançar o coração de seu filho na data mais especial do ano?

O que essa conversa levou? Se você captou a sondagem, pré-venda, a venda, entendeu que a mãe comprou três presentes para seu filho. Não por força do gasto, mas pela curiosidade e imaginação. Essa história pode ser como a de muitas pessoas, basta mexer com a curiosidade de seu cliente em uma técnica simples e que abre janelas: deixe a mente de seu cliente curiosa.

A mente humana é cheia de segredos e suas linhas não seriam suficientes para caber em um artigo. Vem muito mais por aí, aguardem.

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária. Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado. Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

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