A Internet das Coisas: O que é e como ela pode impactar o Consumo

A Internet das Coisas: O que é e como ela pode impactar o Consumo

Nos últimos 3 anos, um dos assuntos mais debatidos nos congressos de tecnologia no exterior é a chamada “internet das coisas”. Mas afinal, o que é isso  e como pode impactar no consumo das pessoas? Entenda de forma fácil aqui no Marketing com Café!

O que é a internet das coisas?

A internet foi uma das maiores revoluções inventadas pela humanidade. Capaz de conectar coisas e objetos independente de sua distância, ela se popularizou e atualmente está em todo lugar.

Com a grande necessidade de aproximação e conexão, ela se tornou uma peça fundamental para a otimização da vida e do tempo de um indivíduo.

Atualmente no mundo digital é mais comum encontrarmos produtos do que realmente pessoas, isso se dá pelo grande avanço tecnológico e conexão de redes, fazendo com que o termo de internet das coisas seja fortemente reforçado e a cada dia seja atribuído mais sentido.

O termo Internet of Things (IoT) ou Internet das coisas surgiu no ano de 1999, quando a internet começou a ser mais popularizada.

A internet das coisas pode ser definida como a comunicação através de uma rede que acontece através de dois ou mais pontos. São sistemas inteligentes que interagem entre si.

Essa comunicação ocorre de forma inteligente por meio de qualquer dispositivo. Pelo nome, há pessoas que restringem essa comunicação somente por meio da própria internet. Porém isso é incorreto, pois o tema vai muito além disso e pode ser qualquer objeto inteligente que se comunique com o usuário final.

Como está relacionada ao consumo?

A internet das coisas está fortemente ligada ao consumo pela necessidade que a sociedade tem em consumir e estar sempre conectada de alguma forma.

Esse processo de modernização e inclusão de aparelhos e máquinas cada vez mais inteligentes, fazem com que o consumo aumente, mesmo sem haver a necessidade do mesmo.

Então, ao serem lançados aparelhos mais modernos e com novas funcionalidades, a necessidade de ter um como uma possível resolução de algum problema aumenta muito.

Qual é a previsão para o consumo no futuro?

O consumo está cada vez mais perto de toda a população. É possível comprar com um único clique um produto que está do outro lado do mundo, isso há anos atrás não era nem pensado.

Com a internet das coisas, essas interações se tornaram muito mais fortes e fáceis, sendo que a tendência é simplificar cada vez mais.

Há até estudos que afirmam a extinção de lojas físicas daqui a um tempo, pois não será mais viável, já que somente com um dispositivo e conexão com internet é possível efetivar uma compra.

Segundo dado divulgado pelo SEBRAE e endossado pela consultoria Gartner, “até 2020, mais de 50 bilhões de objetos estarão conectados”.

Vantagens da internet das coisas

Segundo estudo realizado pela INTEL, em 2025, o valor global total da tecnologia IoT poderia ser até US $ 6,2 trilhões, tendo seu maior uso na indústria, 40%, e na saúde,30%. A internet das coisas possui inúmeras vantagens, mas as que são mais citadas são:

  • Globalização: pelo fato de conectar pessoas em qualquer local do mundo e ainda pela capacidade de compartilhamento rápido de informações;
  • Simplificação: coisas que antes precisariam do nosso deslocamento para ser realizado, hoje pode ser feito somente com um único clique;
  • Sistemas inteligentes: estes sistemas têm por função de ajudar a resolver problemas do cotidiano de forma mais fácil, sem necessitar de um manual, por exemplo;
  • Redução de custos: pelo fato da interação ocorrer por meios eletrônicos, os custos são reduzidos, já que há a substituição das pessoas pelos objetos.

Tags

Consumo Internet

Alexandre

Alexandre

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.