Elaborando uma pesquisa de marketing

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Uma das ações mais importantes em marketing e que geralmente é feita em momentos cruciais de qualquer operação é sem dúvida alguma a chamada pesquisa de marketing. Afinal, é por meio dela que é possível não só identificar, como também definir, momentos propícios a ações, além de ter a chance de avaliar como os produtos ou serviços estão sendo recebidos pelos consumidores.

Mas para entender melhor a pesquisa em marketing é preciso conhecer algumas de suas importantes definições. Uma delas afirma que a ação em questão é uma representação do planejamento e análise, que unida à apresentação de dados pode trazer importantes descobertas sobre situações de marketing enfrentadas pela organização em questão. Em outras concepções, acredita-se que a pesquisa em marketing é uma ferramenta capaz de ligar o público-alvo e o marketing da empresa.

Nos dois casos, as definições estão corretas, portanto, já é possível compreender um pouco mais sobre as pesquisas em marketing, porém como elaborar uma com a máxima qualidade?

Elaborando uma pesquisa em marketing

Para elaborar uma pesquisa de marketing é preciso que exista um motivo, que geralmente são questionamentos que surgem durante uma avaliação de gestão, por exemplo, seja para avaliar questões que já estão em andamento ou até mesmo para saber sobre a viabilidade de novas ações. Este tipo de pesquisa é um forte álibi na tomada de decisões de um gestor.

Na atualidade, os tipos de pesquisas que podem ser feitas nestes casos são as chamadas pesquisas primárias e secundárias. No primeiro caso, todas as informações conseguidas servem como referência para o seu negócio.

Já no caso das secundárias, existe o uso de dados que já estão disponíveis, seja na internet ou em outros locais especializados, como associação de categorias, entre outros.

As divisões de uma pesquisa

Como todo processo existente no meio empresarial, uma pesquisa em marketing também tem divisões. Neste caso, elas são a definição da necessidade, planejamento, investigação, além da busca por dados e análise de tudo que foi coletado.

Para começar, especialistas afirmam que é preciso saber quais as respostas que a empresa está procurando, saber delinear bem quais são os objetivos daquela pesquisa em si. Depois, o mais indicado é buscar métodos baseados não só nas ferramentas disponíveis, como também no investimento que se está disposto a usar para a operação.

No caso das pesquisas primárias, mais do que resolver os primeiros passos, é preciso também desenvolver métodos para chegar até o consumidor que você quer e como ele lhe fornecerá as respostas que precisa.

Por fim, tendo definido todas as questões anteriores, é hora de ir a campo usando as ferramentas que escolheu, sejam elas questionários físicos, pesquisas verbais ou propostas por meio da internet. Busque também meios para divulgar a sua pesquisa e fazer com que as pessoas tenham a atenção devida com as respostas.

Depois deste período em que se foi realmente a campo, é importante unir todo o material, avaliar e descobrir por meio dele quais serão os próximos passos da empresa para alcançar ou manter o seu sucesso.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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