Consumo Consciente: um diferencial competitivo a ser explorado

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Em tempos de consumismo, o consumo consciente, aliado a práticas corporativas sustentáveis, vem ganhando cada vez mais força, atuando como um forte diferencial competitivo. O conceito não só está tornando-se cada vez mais popular como refletiu, inclusive, nas promoções de Black Friday de empresas que adotam tais práticas.

Muitas pessoas, entretanto, apesar de conhecerem a Black Friday, nunca ouviram falar no Dia da Sobrecarga da Terra, por exemplo. Todo ano, é nesse dia que a humanidade esgota o uso de recursos naturais que, em tese, o planeta suportaria no período de um ano. Em 2018, o dia foi primeiro de agosto. No Brasil, ocorreu no dia 19 de julho, como informou a WWF. A expectativa, de acordo com a organização, é que teremos consumido 1,8 planeta até o fim do ano.

Mas o que é consumo consciente?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os consumidores precisam ter consciência dos impactos que os produtos geram na economia, na natureza e nas próprias relações sociais. Escolher um produto adequado, com um impacto negativo mínimo, assim como utilizá-lo e descartá-lo da melhor maneira possível, é ser um consumidor consciente.

Assim, o ato de consumir com consciência faz com que os consumidores sejam agentes transformadores da sociedade.

Como posso ser um consumidor mais consciente?

Ser um consumidor consciente, de fato, não é nada fácil. É necessário, em primeiro lugar, manter um equilíbrio entre o que você deseja e o que é sustentável, de maneira a aumentar as consequências positivas resultadas do ato de compra.

Também é importante pesquisar acerca das iniciativas de responsabilidade socioambiental realizadas pelas empresas, buscando consumir produtos de marcas que buscam a sustentabilidade. Gestos simples podem fazer a diferença. Além disso, disseminar o conceito e as práticas, mesmo que para poucas pessoas, é essencial.

Um mundo mais sustentável: é possível?

Um desenvolvimento sustentável diz respeito a preservação do planeta e dos recursos naturais, ao mesmo tempo que as necessidades humanas são garantidas. A sustentabilidade engloba questões econômicas, sociais e ambientais, de maneira a assegurar que a produção seja justa em diversos âmbitos.

Por mais que pareça utopia, as práticas sustentáveis já são a realidade de muitas empresas, inclusive brasileiras. No dia 23 de novembro, enquanto a maioria das marcas estimulava o consumo desenfreado de produtos abaixo do preço regular, marcas brasileiras que pregam uma slow fashion, como a Zerezes, pantys, dobra, AHLMA, Insecta Shoes e Urban Flowers incentivaram o consumo consciente.

Algumas delas chegaram a reverter uma porcentagem do valor da compra em doações para instituições sociais. O consumo, engrenagem do sistema capitalista, tornou-se também uma maneira de fazer o bem e contribuir para um mundo melhor.

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business. Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

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