A Carreira do Profissional de Marketing

A Carreira do Profissional de Marketing

Estamos vivendo um período de grandes dificuldades financeiras tanto para colaboradores, quanto para empresas. Especialistas afirmam que se trata da pior crise financeira dos últimos 30 anos.

Como uma alternativa para sobreviver nesse cenário turbulento, algumas empresas têm feito investimentos em áreas específicas, e uma delas é o marketing.

Uma pesquisa feita pela Robert Half (empresa de recrutamento) aponta a nova visão das empresas:

“A área de marketing passa por uma profunda transformação. A imagem de “departamento que só gasta” precisa dar lugar àquela que contribui de forma efetiva para os resultados financeiros. É exigido cada vez mais que o profissional seja capaz de medir os resultados de suas ações (ROI).”

A Competitividade do Mercado

Essa nova visão, por parte das empresas, tem exigido cada vez mais dos profissionais dessa área. Outro fator é a quantidade dos nichos de marketing existentes. Abaixo alguns exemplos, sem citar as variantes do marketing digital.

Marketing Direto

Marketing Indireto

Endomarketing

Marketing Social

Ainda segundo a empresa Robert Half, o Trade Marketing segue em destaque, pelo fato de ser a área mais ligada a parcerias e com a atividade comercial.

Capacitação Profissional

A disputa pelas novas oportunidades é nítida, porém, o surgimento de vagas é bem constante. Um dos fatores que podem indicar esse aumento é a falta de capacitação necessária da maioria dos profissionais do mercado.

Por isso, para se destacar, você deve investir na capacitação profissional. E essa é a hora de avaliar fazer um intercâmbio, um MBA ou até mesmo um curso de coaching.

Metodologias de Desenvolvimento Humano

Uma alternativa interessante para investimento são formações como o coaching ou um curso de Programação Neurolinguística (PNL).

O coaching é o tipo de formação que vai te apoiar para que você execute suas tarefas de forma mais produtiva, obtendo melhores resultados, pois se trata de uma metodologia de desenvolvimento e maximização da performance, trabalhando as questões comportamentais do indivíduo.

Já a PNL, ou Programação Neurolinguística, irá atuar na sua comunicação, ou melhor, na forma como você se comunica e também no desbloqueio de medos ou traumas passados.

Com as duas formações, você unirá o ganho de performance, estabelecimento de metas claras e mensuráveis e um plano de ação presentes na formação em coaching, e com a PNL o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e desbloqueio de pensamentos e comportamentos limitantes.

Seja qual for o seu objetivo profissional, tenha sempre em mente a importância de se manter atualizado em um mercado competitivo, como é o caso do marketing.

Tags

Carreira Marketing Profissional

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.