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Tendências em Marketing Digital

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Quem deseja criar site para lucrar não pode esquecer de maneira nenhuma do marketing digital. Ele já é o foco de muitas empresas grandes, porque os resultados que pode proporcionar muitas vezes superam os do marketing tradicional. O aumento crescente de usuários na internet, a modernização de plataformas digitais e o surgimento de novas ferramentas são fatores que influenciaram na importância da estratégia digital.

Se você deseja vender mais ou aumentar suas conversões, precisa estar atento às tendências do marketing digital. Muitos lojistas não sabem como vender online porque não pesquisam o que está gerando resultado verdadeiro. Para facilitar a sua estratégia de marketing, elaboramos uma lista com as tendências que lhe indicarão como vender online no futuro.

Aumento do poder dos influenciadores

Pesquisas indicam que 90% do impacto na internet é ocasionado por apenas 3% dos usuários. É evidente que as pessoas influentes são importantes no marketing, e é por isso que as grandes empresas contratam personalidades importantes para anunciar seu produto. No entanto, o impacto de tais pessoas também crescerá no mercado de nicho. Sendo assim, foque naqueles nomes que são importantes dentro do seu segmento e busque se aproximar deles.

A urgência por ferramentas de marketing online

Todo dia são lançadas novas ferramentas para o marketing digital. Com razão, pois cada vez mais a experiência individual do usuário conta, e é preciso ter agilidade para oferecer o que ele deseja. O Google e o Facebook, por exemplo, estão muito interessados ultimamente em oferecer conteúdo personalizado para os usuários.

Se um dia foi possível ter resultados com várias estratégias, uma para cada meio (por exemplo Facebook, Youtube, etc.), agora será difícil obter lucro sem integrar todas em uma só. Para acompanhar o ritmo ditado pelos grandes sites, é necessário contar com ferramentas que integrem todas as estratégias.

Suporte em tempo real

O suporte sempre foi importante para qualquer empresa, sobretudo na internet. Mas como a velocidade do mercado digital só tende a aumentar, os sites precisam oferecer as respostas antes mesmo de os clientes formarem as suas dúvidas. Muitas empresas já compreenderam isso e estão investindo no contato em tempo real. Quem estiver atento ao que se passa na cabeça do público, sairá na frente da concorrência.

SEO local

Os dispositivos móveis causaram uma revolução no mercado digital. Hoje, 70% dos acessos ao Facebook são de aparelhos mobile. Esse crescimento fez com que o Google aumentasse a importância de otimização para esses mecanismos. Em consequência disso, o SEO local (estratégias de otimização para a região do site) passou a ser um dos focos de muitos sites de nicho.

Sinais sociais

O Google já admitiu que menções em redes sociais e em sites de autoridade são fatores de peso no ranqueamento de páginas. Isso tende a ficar cada vez maior, já que a internet se torna cada vez mais pessoal e os influentes dão as cartas no nicho.

O mobile marketing será fundamental

Se nos anos anteriores o peso do marketing para dispositivos móveis cresceu, nos próximos ele ditará as regras. Atualmente já é impossível estar bem posicionado sem ter dado atenção aos aparelhos móveis. O Google, inclusive, criou diretrizes para SEO móvel e afirmou que os sites que não forem responsíveis aos dispositivos mobile sofrerão punições. Ou seja, quanto menos atenção a eles, menor a posição no ranking. Na hora de criar site coloque isso no planejamento.

Foco maior nas redes sociais

Elas já fazem parte do cotidiano do brasileiro há tempos, mas agora a importância que terão no marketing digital será maior. Vemos cotidianamente empresas como Facebook e Twitter experimentando as melhores maneiras de oferecer a plataforma para o mercado. É essencial ter atenção nos passos dessas empresas, porque as redes sociais apresentarão um marketing cada vez mais sofisticado – e lucrativo.

Os resultados com vídeo crescerão

Cada vez mais os vídeos se tornam um dos principais focos de campanhas de marketing. Atualmente mais de um bilhão de vídeos são assistidos diariamente no Facebook, 65% através de aparelhos mobile. O poder de conversão que eles podem proporcionar é tão grande que o aumento do uso em plataformas de e-commerce foi de 174%. Vídeos são rápidos, simples e mantêm uma comunicação audiovisual. Ou seja, é ideal para quem ainda está descobrindo como vender online.

A mensuração terá mais peso

Analisar os dados de uma campanha sempre foi uma etapa importante do marketing. Mas a velocidade da internet fez com que o peso da medição de resultados em uma estratégia digital fosse maior. Não é à toa que todo ano aumentam os números de ferramentas para ajudar nessa tarefa. Conte com elas para aumentar seu lucro.

Estratégias multicanais se sobressairão

Percebemos que as empresas que adotam apenas um meio de divulgação estão ficando cada vez mais isoladas. Isso porque quem leva a melhor são as marcas que adotam uma estratégia focada em diversos dispositivos. Segundo um dado da empresa Cisco, até 2020 haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à internet. Ou seja, 7 vezes maior do que a população do planeta. Não levar isso em consideração na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital é um grande erro.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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