Fazer o marketing de um comércio eletrônico pode ser um desafio quando o planejamento estratégico da empresa anda capenga. Difícil porque, sem uma visão a longo prazo de saber onde chegar, fica complicado definir estratégias para atrair um público que nem mesmo a marca conhece.
Antes da criação de loja virtual, o marketing precisa ser revisto, entrar no orçamento e as perguntas devem ser respondidas a partir da definição de público e objetivos a serem atingidos:
- Gastos com campanha no adwords?
- Posts patrocinados no Facebook?
- Otimização do site (SEO)?
- Presença em redes sociais com postagens frequentes: Facebook, Instagram, Snapchat, twitter?
- Posts patrocinados com blogs parceiros?
- Newsletter para leads?
- Campanhas para captação de leads?
Com as prioridades definidas, os custos desse investimento devem apresentar métricas de retorno, é onde entra o profissional de marketing digital. Ele precisa estar atento à evolução da loja virtual diariamente, avaliando comportamento sazonal (para o bem e para o mal) do consumidor e reportar reclamações, sugestões e elogios para que a empresa tem um timing de resposta e o cliente sinta que é valorizado.
É durante o desenvolvimento da loja virtual que os conceitos de usabilidade precisam ser revistos, para que o consumidor navegue confortavelmente pelas páginas e consiga visualizar na “vitrine” além do que procura. Avaliação da concorrência é fundamental, tanto para conhecer novas práticas e tendências como também para segmentar o público e desenvolver técnicas que sejam mais atrativas para fidelização de clientes.
Geralmente, pós-venda e entrega são pontos fracos no e-commerce, principalmente quando a empresa terceiriza o transporte de entrega e não possui equipe suficiente para manter o relacionamento com o cliente, que está a um passo de ser fidelizado, ou não. E é aí que a sua empresa pode ganhar muitos likes e uma legião de fãs que vão promover a sua marca, a partir da própria experiência.
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E-commerce Estratégias Marketing digital
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