Estratégias de marketing digital para alavancar o e-commerce

Estratégias de marketing digital para alavancar o e-commerce

Fazer o marketing de um comércio eletrônico pode ser um desafio quando o planejamento estratégico da empresa anda capenga. Difícil porque, sem uma visão a longo prazo de saber onde chegar, fica complicado definir estratégias para atrair um público que nem mesmo a marca conhece.
 
 
 
Antes da criação de loja virtual, o marketing precisa ser revisto, entrar no orçamento e as perguntas devem ser respondidas a partir da definição de público e objetivos a serem atingidos:
 
  •  Gastos com campanha no adwords?
  •  Posts patrocinados no Facebook?
  • Otimização do site (SEO)?
  • Presença em redes sociais com postagens frequentes: Facebook, Instagram, Snapchat, twitter?
  •  Posts patrocinados com blogs parceiros? 
  • Newsletter para leads?  
  • Campanhas para captação de leads?
 
Com as prioridades definidas, os custos desse investimento devem apresentar métricas de retorno, é onde entra o profissional de marketing digital. Ele precisa estar atento à evolução da loja virtual diariamente, avaliando comportamento sazonal (para o bem e para o mal) do consumidor e reportar reclamações, sugestões e elogios para que a empresa tem um timing de resposta e o cliente sinta que é valorizado.
 
 
 
É durante o desenvolvimento da loja virtual que os conceitos de usabilidade precisam ser revistos, para que o consumidor navegue confortavelmente pelas páginas e consiga visualizar na “vitrine” além do que procura. Avaliação da concorrência é fundamental, tanto para conhecer novas práticas e tendências como também para segmentar o público e desenvolver técnicas que sejam mais atrativas para fidelização de clientes.
 

Geralmente, pós-venda e entrega são pontos fracos no e-commerce, principalmente quando a empresa terceiriza o transporte de entrega e não possui equipe suficiente para manter o relacionamento com o cliente, que está a um passo de ser fidelizado, ou não. E é aí que a sua empresa pode ganhar muitos likes e uma legião de fãs que vão promover a sua marca, a partir da própria experiência.

Tags

E-commerce Estratégias Marketing digital

Laryssa Caetano

Laryssa Caetano

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro