Entenda como o Marketing Social pode transformar a sua empresa (e o mundo)

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Diferente do que muitas pessoas imaginam, o Marketing Social não é exclusivo para ONGS ou companhias sem fins lucrativos. Na verdade, essa metodologia pode ter diversas aplicações no mercado e os seus resultados podem ser impressionantes, inclusive no lado comercial.

Para aqueles que não sabem, essa abordagem visa criar uma campanha onde o bem-estar social é tido como premissa fundamental. Em outras palavras, a sua empresa deve mostrar que mudar o mundo também faz parte do seu negócio.

Melhorar vidas como uma peça fundamental do seu negócio

Uma das premissas do marketing é fazer com que você tenha um bom posicionamento no mercado. E apesar de muitas pessoas não acreditarem nisso, a caridade é uma das melhores maneiras de fazer com que isso aconteça.

Em um dos últimos livros de Philip Kotler — Marketing 3.0 — é mencionado nos últimos capítulos (especificamente no capítulo 7, para os interessados) que em mercados maduros é muito difícil atingir um bom crescimento. Esses “ambientes” propiciam um verdadeiro desafio para os profissionais da área que precisam gerar realmente novas tendências que são capazes de criar efeitos duradouros.

Como você deve imaginar, é realmente muito difícil tentar inovar a todo momento, e como você também já deve saber, gerar um grande alvoroço em torno de um produto que não responde às expectativas é ainda pior, uma vez que a empresa acaba perdendo credibilidade no mercado.

A solução que foi encontrada através da observação foi que nesses mercados mais desenvolvidos os clientes passam a escolher as empresas que conseguem criar uma maior transformação social com campanhas de caridade.

Essas campanhas criam um bom posicionamento e mostram a seriedade da empresa em relação ao meio em que elas estão inseridas.

Agora, as pessoas não se preocupam exclusivamente com produtos — elas também estão preocupadas com todas as suas ações na sociedade!

Mas isso é viável economicamente?

Obviamente é preciso ter uma empresa estável antes de se aventurar em grandes campanhas sociais, mas certamente, não é preciso um grande investimento para demonstrar o seu interesse pelo bem-estar social.

Um dos maiores exemplos que temos sobre isso é o Outubro Rosa. Centenas de companhias ingressam na campanha na luta contra o câncer de mama, entretanto, nem todas fazem grandes eventos para participar.

Algumas mudam as imagens das suas redes sociais, outras distribuem materiais educacionais com os seus produtos, e algumas grandes empresas são capazes de criar verdadeiros eventos com palestrantes e com benefícios para os participantes que apoiam a marca.

Seja qual for a maneira com que você decida participar no Marketing Social, o ponto principal é de que ele deve gerar uma transformação real na vida das pessoas e ele deve ser sustentável de acordo com o seu orçamento.

Perceba que até mesmo grandes empresas com o McDonald’s realizam o marketing social à sua maneira. Seja qual for a filial da dessa famosa lanchonete que você se dirigir, ao caixa estará à disposição uma pequena caixinha para você realizar doações para uma organização de combate ao câncer infantil. Em um dia específico, as vendas do Big Mac são direcionadas para essa mesma organização — esse é um modelo sustentável e que pouco afeta os lucros da sua companhia.

Estava em busca de inspiração? Talvez o exemplo acima seja uma excelente maneira de você pensar em maneiras de utilizar o Marketing Social!

O Marketing Social como um diferencial

No Brasil ainda é difícil observar empresas que participam ativamente desse modelo. É verdade que as grandes companhias fazem a sua parte e possuem maneiras de realizar grandes esforços para a transformação sociocultural, mas quando o assunto são as pequenas e médias empresas, é difícil encontrar participantes.

Quando você viu uma padaria realizando pequenas doações para um orfanato regional? Ou quando você viu alguma ação de caridade realizada pelo pequeno mercado do seu bairro?

Mais uma vez ressaltamos que você não precisa tirar dos seus lucros ou realizar esforços impossíveis para ajudar a sua comunidade, mas certamente é possível criar uma pequena mobilização social para que você consiga propagar a sua marca e a missão da sua empresa.

Lembre-se de que as pessoas lembrarão da sua boa ação e terão como referência o seu negócio. Se for possível, doe alguns dos produtos que você vende ou faça promoções para auxiliar toda a campanha, os efeitos serão ainda mais fortes para os seus futuros clientes.

Contudo, lembre-se de participar ativamente da sua campanha. Poucos esforços serão vistos de maneira negativa pelo público, e certamente, o objetivo não é prejudicar a sua imagem.

Transforme o mundo e a sua empresa

Note que ao realizar o Marketing Social você estará ampliando a atuação da sua companhia. Seus funcionários podem se sentir parte de algo especial, e sem dúvidas, grandes objetivos podem ser conquistados.

O faturamento pode aumentar e as pessoas podem realmente ficar entusiasmadas com as suas campanhas sociais. Já imaginou ter um número crescente de clientes engajados com a causa e com a sua própria marca? Certamente os resultados seriam impressionantes — dentro e fora da sua companhia.

A transformação social é uma poderosa tendência que será cada vez mais frequente. A atual sociedade está cada vez mais em busca de igualdade e de transações comerciais que tenham real valor.

Ter o produto mais avançado ou o produto mais diferente de todos não é mais o suficiente para se manter competitivo em um mundo que está cada vez mais educado e ciente do que ocorre no mundo.

Mesmo que pareça difícil de entender em um primeiro momento, as ações sociais logo serão vistas como uma das principais estratégias de marketing, e certamente, isso é ótimo para o futuro.

Esse foi o nosso artigo sobre Marketing Social! O que você achou? Tem alguma coisa a dizer? Gostaríamos de ouvir a sua opinião sobre assunto tão interessante! Afinal, você pretende utilizar essa abordagem na sua companhia ou nos seus futuros projetos?

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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