O Twitter: Renascendo das Cinzas e Evoluindo; Desvendando a Verdade sobre o X

O Twitter: Renascendo das Cinzas e Evoluindo; Desvendando a Verdade sobre o X

Nos últimos meses, fomos inundados por informações sobre o Twitter, mas dessa vez vindas de fontes inesperadas. A notícia da “morte” do icônico passarinho azul e o surgimento da marca X foram apenas o começo.

A conturbada venda da plataforma trouxe críticas à forma como Elon Musk conduziu e expôs suas ideias para o futuro da rede. No entanto, entre erros e acertos, o Twitter continuou sua trajetória.

Revelações sobre algoritmos seletivos e a falta de transparência democrática chocaram a comunidade. Mas Musk trouxe uma solução inovadora: agora, como usuários, temos a opção de verificar as postagens sem depender de agências de checagem com possíveis vieses.

A revolução aconteceu quando o mundo foi surpreendido com a mudança de nome da rede para X. As piadas nacionais comparando Musk a Eike Batista ficaram para trás, pois o visionário empresário mostrou seu plano meticulosamente planejado.

Musk não apenas adquiriu uma rede social ao comprar o Twitter, mas também uma carteira de clientes valiosa, que antes ele não possuía. Seus produtos, apesar de inovadores, não tinham o alcance global de uma rede social. No entanto, a pergunta é: por que ele quer isso?

Para compreender sua visão, precisamos analisar nossos próprios hábitos de consumo pessoal, repletos de aplicativos para diversas finalidades. Imagine tudo concentrado em um único local, livre de propagandas e custos adicionais, até mesmo podendo ganhar dinheiro com isso.

Essa é a proposta do X. Mais que uma rede social, o X traz a estrutura para a próxima revolução online. Um ecossistema onde você pode assistir vídeos, comentar, compartilhar, postar, fazer reuniões de trabalho, consumir notícias e muito mais, tudo em uma única plataforma. O Twitter se tornará parte desse ecossistema, coexistindo com outros serviços.

Mas como eliminar as propagandas?

Musk já liberou a estrutura para postar vídeos de longa duração e implementou um sistema de pagamento para criadores de conteúdo, semelhante ao modelo do YouTube. Assim, ao assistir a um vídeo sobre um produto, você poderá comprá-lo diretamente no marketplace do X, eliminando intermediários e custos adicionais.

A estrutura financeira também é inovadora. Com sua experiência no PayPal, Musk centraliza conteúdo, redes sociais, loja e meios de pagamento, transformando a experiência do usuário em uma jornada contínua e integrada.

Esse modelo pode ser sustentável?

Sim, e já existe há muito tempo na Ásia, onde os Super Apps são uma febre. O WeChat chinês é um exemplo notável, oferecendo todos esses serviços e mais, com acesso diário de mais de 1 bilhão de pessoas. Agora, Musk traz essa revolução ao ocidente.

No caso do WeChat, você também já tem serviços de contratação de motorista, como o modelo do Uber e solicitação de alimentação – por exemplo, o IFood. Isso na China. Porém, atualmente, as regiões mais desenvolvidas da Ásia já possuem seus Super Apps.

Alguns exemplos são:

Grab (Sudeste asiático)

Gojek (Indonésia)

KakaoTalk (Coréia do Sul)

Line (Japão)

Conforme declarado pelo próprio Musk, o Twitter foi adquirido pela X Corp para garantir a liberdade de expressão e impulsionar o X, o aplicativo de tudo. Não se trata apenas de uma mudança de nome, mas sim de uma transformação sem precedentes no atual modelo de negócios online no ocidente.

O futuro do X é promissor e, em breve, presenciaremos os próximos capítulos dessa história que veio para ficar e revolucionar o mundo digital. Estamos prestes a testemunhar o nascimento do primeiro Super App do ocidente.

Tags

Estratégias Marketing Twitter X

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro