Turn over: O que é e como funciona?

Turn over: O que é e como funciona?

O turn over é um dos desafios mais difíceis que as empresas enfrentam no recrutamento e seleção. 

Pode causar grandes interrupções nas operações normais de negócios para empresas e clientes e, se não for gerenciado adequadamente, irá prejudicar de forma significativa o fluxo de receita e a reputação de uma empresa. 

Imagine ter que recusar novos clientes devido ao turn over de funcionários e à escassez de pessoal. Como você poderia esperar que seu negócio crescesse? 

Conforme estudos, o custo médio da rotatividade por funcionário é de aproximadamente 33% do salário anual desse funcionário. 

O que é turn over?

O turn over de funcionários, ou taxa de rotatividade de funcionários, é a medida do número de funcionários que deixam uma organização durante um período de tempo especificado, normalmente um ano. 

Embora uma organização geralmente meça o número total de funcionários que saem, a rotatividade também pode se aplicar a subcategorias dentro de uma organização, como departamentos individuais ou grupos demográficos. 

É o termo aplicado ao ciclo de contratação e demissão que acontece dentro de uma organização. É uma das métricas mais importantes no recrutamento orientado por dados. 

Diz-se que uma empresa tem altas taxas de rotatividade de funcionários quando seus funcionários saem ou são demitidos rotineiramente, resultando na necessidade de contratar novamente. 

As principais razões para o turn over de colaboradores, são:

  • Desenvolvimento de carreira 
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal 
  • Comportamento de lideranças 
  • Características do trabalho 
  • Bem-estar 
  • Compensação e benefícios 

Certamente existem circunstâncias que estão fora de seu controle como proprietário de uma empresa e este artigo não trata de combater esses problemas de rotatividade. 

Em vez disso, vamos nos concentrar em abordar o que você pode controlar e incentivá-lo a ter um papel ativo na reversão dessa tendência negativa. 

Os seis principais motivos mencionados acima são todos endereçáveis ​​e evitáveis. 

Uma atenção especial a esses fatores não só economizará tempo e dinheiro futuramente, mas também contribuirá de forma positiva para sua marca de empregador e dará aos funcionários um motivo para permanecer na sua organização. 

O que uma alta taxa de turn over diz sobre sua empresa?

Mesmo nas melhores organizações, alguma rotatividade de funcionários é inevitável. Na verdade, pode ser bom dar novas ideias e perspectivas à sua equipe. 

Uma alta taxa de rotatividade, no entanto, pode significar uma baixa qualidade de contratação. 

Também mantém sua equipe de recrutamento trabalhando para substituir talentos, em vez de atingir metas de crescimento. 

Se sua organização tiver uma alta taxa de rotatividade, isso pode significar que um ou mais dos seguintes fatores está ocorrendo: 

Sua marca empregadora não é clara 

Sua marca empregadora é fundamental para atrair os candidatos certos para sua organização. 

Os melhores profissionais não irão se candidatar às suas vagas ou responderão a uma divulgação proativa, se sua organização não for atraente para eles.

Se você não consegue atrair os candidatos certos, também não pode contratá-los. E, sem o talento certo, sua taxa de rotatividade provavelmente irá aumentar. 

Como consertar isto?

Segundo uma pesquisa divulgada pela Glassdoor, 67% dos empregadores acreditam que as taxas de retenção seriam maiores se os candidatos tivessem uma visão mais clara do que esperar ao trabalhar na empresa, antes de aceitar o emprego. 

Use seus materiais de recrutamento para dar aos candidatos uma ideia de como é trabalhar em sua organização. 

Apresente histórias de funcionários que destaquem os motivos pelos quais os candidatos devem escolher a sua empresa e utilize fotos e vídeos sempre que possível. 

A narrativa visual adiciona uma camada de autenticidade, ao mesmo tempo em que torna seu site de carreira e canais sociais mais envolventes. 

Monitore sua marca de empregador para entender como ela é percebida externamente e para responder às avaliações de funcionários e candidatos. 

Gerenciar sua marca de empregador permitirá que os profissionais certos se candidatem e deve ajudar a eliminar surpresas que fazem com que os funcionários saiam inesperadamente. 

Aliás, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para encontrar excelentes profissionais. Aproveite para aprender a como criar um perfil campeão no LinkedIn.

Suas descrições de trabalho precisam ser reformuladas 

Os gerentes de contratação dizem que fornecem descrições claras de cargos, mas esta não é a mesma opinião dos candidatos. 

Se os novos contratados não gostarem da nova função que estão exercendo ou se forem incapazes de cumprir suas metas, provavelmente sairão. 

Qual a solução? 

Escreva descrições claras dando aos candidatos uma compreensão completa da função para a qual você está contratando. 

Descreva os requisitos exigidos, o que podem aprender no trabalho e a escalada de potencial sucesso em vários intervalos, como 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. 

Inclua todos os aspectos da função, mesmo que não sejam os mais atraentes, para garantir que os candidatos saibam o que o trabalho envolve antes de prosseguir com o processo de entrevista. 

Não desperdice seu tempo ou o dos candidatos mostrando uma imagem irreal da função. Certamente você não quer contratar alguém que vai sair assim que descobrir o que a função realmente implica.

Foco na retenção para evitar o turn over? 

Estabelecer um programa bem pensado para recrutamento e contratação é o primeiro passo para garantir que você atraia as pessoas certas para sua organização. 

Não caia na armadilha de contratar uma pessoa apenas para preencher uma vaga. 

Assuma a propriedade desse processo e envolva-se com sua equipe de contratação para começar a identificar qualidades, competências e características específicas que você deseja que toda a equipe possua. 

Fazer uma contratação ruim não afeta apenas suas taxas de retenção. Também leva ao seguinte: 

  • Perturbação da cultura da sua empresa que influencia negativamente seus outros funcionários 
  • Perda de tempo e foco essenciais de gerenciamento devido à rotatividade e recrutamento 
  • Danos à reputação da sua empresa, que afetam seus clientes e futuros funcionários em potencial 
  • Perda de salários e custos de treinamento 

Depois de passar pelo rigoroso processo de fazer uma nova contratação, fornecer aos novos contratados uma experiência de integração positiva e envolvente garante que permaneçam na sua organização por muito mais tempo. 

Pesquisas mostram que até 20% da rotatividade acontece nos primeiros 45 dias de trabalho, mas 69% dos funcionários têm maior probabilidade de permanecer na empresa por pelo menos 3 anos após uma ótima experiência de integração. 

Conclusão 

Nenhum processo de recrutamento será perfeito, e alguma rotatividade de contratações de baixa qualidade é inevitável. Uma alta taxa de rotatividade, no entanto, significa que é hora de fazer algumas mudanças. 

Alterne seu processo de tempos em tempos para ver o que você pode fazer em termos de otimização e qualidade nas contratações. 

Uma entrevista de desligamento pode gerar alguns insights interessantes que devem ser usados para fazer melhorias. 

Acompanhe sua taxa de rotatividade ao longo do tempo para mantê-la sob controle e saber quais mudanças tiveram impacto. 

Quando você está constantemente reiterando seu processo de recrutamento, ele continuará a melhorar e a produzir contratações de melhor qualidade que permanecem em sua organização a longo prazo.

Redação

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