Tecnologia

Faça transações bancárias pelo celular e computador com segurança

Se você tem o hábito de utilizar o app do banco ou internet banking? Fique atento

Há anos era normal e necessário ir ao banco para fazer transações, pagar contas, etc. Mas com a evolução da era digital a maneira como o banco é utilizado mudou, hoje quanto mais prático e confortável melhor.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) o internet banking e os aplicativos são mais utilizados pelos brasileiros do que as transações presenciais.

Mas toda evolução requer cuidado, e nesse caso o usuário deve estar atento quanto a segurança desse processo. Nenhum dos meios digitais é totalmente seguro, mas o aplicativo utilizado pelo celular oferece menos risco do que o internet banking acessado pelo computador.

Isso porque a maioria dos vírus bancários para roubar senhas ainda são desenvolvidos para infectar sistemas Windows. Porém, atualmente existe uma migração desses ataques para os dispositivos móveis.

Alguns cuidados são essenciais para manter os dados bancários seguros

Os dois meios de acesso oferecem seguranças diferenciadas para o cliente, ambos trabalham com cadastro de token ou cartão de segurança. O sistema operacional do celular trabalha de forma isolada a atividade dos demais aplicativos, não permitindo o acesso aos dados, dificultando assim a ação de vírus. Ao contrário dos computadores, onde os dados são armazenados numa mesma unidade.

Mas antes de utilizar o aplicativo é preciso verificar se é o oficial do banco e manter um antivírus funcionando no smartphone, criando assim uma proteção aos apps piratas. Preste muita atenção nas redes de acesso de conexão, não é aconselhável utilizar wi-fi público e desprotegido para acessar o aplicativo, a melhor opção é utilizar os dados moveis do próprio usuário.

Imprevistos acontecem e caso haja uma perda, roubo ou furto do aparelho telefônico, é preciso comunicar o banco para que o dispositivo de segurança seja cancelado, caso faça uso do aplicativo para fazer transferências. Se as informações do cartão de crédito estejam armazenadas no aparelho, é preciso fazer o bloqueio dos mesmos.

Sempre dê preferência para o uso do aplicativo oficial do banco, evite acessar a conta via navegador.

Não dê importância para arquivos de origem desconhecida e jamais os abra no smartphone, eles podem conter vírus ou programas que ficam ocultos para o usuário e podem capturar os dados do banco, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.

As dicas para o acesso pelo computador são diferentes, mas não menos importante. É preciso manter um antivírus ativo para poder acessar mais tranquilamente os serviços bancários, não utilize equipamentos de terceiros, ou que não tenham programas antivírus atualizados.

Evite acessar o site dos bancos que são redirecionados por algum e-mail ou outros sites, como os de pesquisa. Toda vez que precisar fazer uso pelo computador, acesse o site do banco diretamente pelo endereço oficial. E quando efetuar pagamentos ou realizar operações financeiras, tenha certeza que está no site certo e faça o acesso pelo cadeado ou a chave de segurança que aparece na área de segurança, esses são os chamados sites inteligentes.

É possível acessar a conta do banco por aplicativos e sites bancários com segurança, mas é preciso muito cuidado para que não ocorra a perda ou roubo dos dados.

Nada é 100% seguro, mas se bem usado pode facilitar e muito a rotina e solucionar demandas sem precisar se deslocar até uma agência bancária.

Sobre o autor

Jacqueline Gonçalo

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!