Marketing

Teoria das cores: marketing e psicologia

Teoria das cores - Kitkat

O marketing se apropria da psicologia para definir estratégias para cada público, e muitas dessas teorias são aprendidas nas faculdades de Campo Grande MS.

Uma das teorias mais conhecidas é a das cores. Saber como usar as tonalidades para que ela ative certos desejos nos consumidores pode parecer besteira, mas a essa função pode ocorrer de forma sutil no subconsciente do homem e isto é provado em pesquisas, como a que mostra que 84,7% das pessoas que acham a cor é mais importante na hora de escolher um produto do que outros fatores.

teoria das cores no marketing

Na hora de criar a sua identidade visual, as cores são tão importantes que sucesso de uma marca pode depender dessa escolha, qualquer erro pode significar um possível fracasso. Veja por exemplo: usar a cor vermelha, que passa os sentimentos de uma empresa ou produto mais dinâmico, estimulando os o aumento dos batimentos cardíacos, não combinaria o seu uso para uma empresa que vende produtos naturais, para isso seria mais indicado a cor verde, que passa ideias ligadas à saúde e equilíbrio. Então nada melhor que usar esse conhecimento para ajudar nesse processo.

Grandes empresas como o McDonald’s usam as cores vermelho e amarelo em sua logo, a primeira tem a função de ativar o apetite, de urgência e o amarelo para passar a otimismo, além de prender a atenção por estar relacionada a ações de parada e cuidado.

Teoria das cores - Kitkat

Outro ponto da psicologia que também é muito usada é a Gestalt, que estuda o comportamento do cérebro ao visualizar imagens. De acordo com a teoria, ao se deparar com imagem, o cérebro humano divide ela em várias partes, organizando de acordo com semelhança de tamanho, cor, textura, entre outros fatores que definirão a facilidade com que a imagem é identificada. Cabe ao marketing utilizar esse conhecimento para na hora de propor uma ação.

Usando essa regra no marketing, quanto mais claro estiver necessidade do cliente e a prestação do serviço oferecido, melhor será a percepção da pessoa que será impactada com o material. Tornar o processo de entender a necessidade de consumir um certo produto mais fácil é uma das obrigações do marketing e a chave para o sucesso do serviço prestado.

Sobre o autor

Laryssa Caetano