Design

Técnicas para estimular a criatividade

Redação
Escrito por Redação

A Criatividade sempre foi e sempre será um assunto que “preocupa” os profissionais que a utilizam em seu dia a dia. Afinal, uma pessoa criativa deve possuir alguns hábitos diferenciados para que sua mente esteja sempre aberta há novas possibilidades, além de dispor-se a “quebrar” as regras e tabus existentes em cada novo projeto.

Dentre as diversas técnicas criadas para estimular a criatividade, como brainstorm, 635, mapa mental, seis chapéus pensantes, entre outros, irei descrever a seguir as características de duas técnicas, que também podem ser aperfeiçoadas para suprir as necessidades de cada projeto. Brainstorm: criada por Alex Osborn, significa tempestade de ideias. A técnica necessita ser realizada em um grupo de pessoas, mas também pode ser realizada por uma única pessoa. A técnica propõe anotar várias ideias sem que nenhuma seja descartada. Pode-se também no decorrer do processo melhorar ou mesclar as ideias já citadas, e por final ir eliminando as ideias menos eficientes até sobrar as melhores.

635:criada por Rohrbach, ela propõe a participação de 6 pessoas, onde as mesmas anotarão 3 possíveis soluções para cada problema em 5 min, após isto, os participantes trocarão suas anotações, para que o processo anterior ocorra novamente. Este ciclo acabará somente quando todosos participantes já tenham contribuído com suas ideias. Essa técnica facilita o processo criativo, pois, faz com que se trabalhe em cima da ideia de outra pessoa. Apesar de exigir 6 pessoas essa não é necessariamente uma regra.

Estas técnicas criativas são extremamente úteis no desenvolvimento de qualquer projeto de design, portanto, indica-se que cada pessoa teste diversas delas, até que se encontre a que melhor satisfaça as necessidades do seu projeto.

Autora: Suellen Tronco colaboradora da Revista Marketing com Café.

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!