Social Media

Sobre Os 140 Caracteres do Twitter

Escrito por Vanessa Costa

Já vi a pergunta (Porque 140 caracteres?), diversas vezes rolando no meu Twitter e antes mesmo de escrever esse post explicativo e bem curto para chegarmos a essa explicação um amigo fez a mesma pergunta em minha timeline. Não sou tão expert em Twitter, mas passo um bom tempo trabalhando com ele, tanto na minha vida pessoal, quanto na profissional.

Muitas empresas usam o Twitter hoje vai anunciar suas promoções, seus vários descontos e suas várias formas e aberturas de pagamentos. Não que a empresa vá ‘crescer’ apenas dependo do Twitter, não. Isso é só mais uma ferramenta muito acessada e é claro que ela será usada para fins lucrativos. (Isso é óbvio).

Mas porque o Twitter tem exatamente 140 caracteres e não mais?
Isso esta baseado nas mensagens SMS na telefonia móvel (celular), O responsável por estabelecer o máximo de 160 caracteres foi o alemão Friedhelm Hillebrand, que em meados dos anos 80 era chairman de um comitê de serviços de dados na Global System for Mobile Communications, um grupo que formava parâmetros para o mercado global de comunicação mobile. 

Hillebrand sentou diante de uma máquina de escrever em sua casa e datilografou uma série de frases e perguntas em uma folha de papel. Depois, contou as letras, números, pontuações e espaços. Quase todas as frases tinham uma ou duas linhas e menos de 160 caracteres. “Isso é perfeitamente suficiente” – concluiu Hillebrand.

Utilizando essa conclusão, o sistema de telefonia percebeu que para mensagens em SMS o bastante seria 160 caracteres a serem utilizados. No Twitter, 140 caracteres são destinados ao texto e links e os 20 restantes são reservados ao endereço que identifica o usuário. Quando você envia uma mensagem via Twitter o sistema conta os seus 140 caracteres e soma ao seu apelido no microlblog chegando ao máximo a 160 caracteres. Desde seu inicio o Twitter já foi criado para utilização via celular!

E uma curiosidade a mais, no aplicativo/extensão, de nome TweetDeck aceita apenas 117 caracteres. E isso eu ainda não consegui entender muito bem.

Pronto, acabou a curiosidade 🙂

Sobre o autor

Vanessa Costa

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!