Marketing

Só estratégias de marketing não garantem o sucesso da marca

Estratégias de marketing e
Escrito por Laryssa Caetano

Quando a empresa não entrega o que propõe, como construir uma estratégia de marketing? O marketing sozinho não faz verão o ano todo. Pode até vender a imagem no início, mas uma vez que a marca começa a ter feedback negativo por parte dos clientes e sociedade, fica difícil conter um viral.

Exemplos não faltam. Como a loja Visou no caso em que xingou a cliente, que era jornalista e publicou na internet e no jornal em que trabalhava, o desrespeito com o consumidor. Poderia ter o melhor layout no site, produtos incríveis e um desenvolvimento de sites de dar inveja. Mas quando o relacionamento com o cliente falha, melhor estabelecer um plano rápido de contenção de crise.

Gafes de marcas famosas em publicações das redes sociais viram piada, mas quando se estende a outros aspectos da empresa, tem-se o real problema. A revista Exame levantou uma questão interessante com o caso da sandália Arezzo/Via Uno ao lembrar que o consumidor, ao comprar um conjunto de benefícios emocionais e simbólicos da marca, frustra-se ao não ter as expectativas atendidas.

Quando uma empresa tem um serviço dúbio, como vender casacos de pele, cigarros e armas, a publicidade da marca precisa ser muito sensível na abordagem. Quem não lembra do protesto do PETA no desfile de Nova York – e icônica foto de Gisele Bündchen?

O McDonald’s se saiu muito bem ao responder os ataques que vinha sofrendo há anos, de que a carne do hambúrguer é de minhoca, que uma meleca rosa era a base para o frango empanado: ele criou vídeos com dúvidas dos usuários. E com muito jogo de cintura:

É importante durante a crise, dar espaço para ouvir a real opinião do cliente, da sociedade e, a partir dessas informações a marca tem subsídios para criar o próprio argumento.

O Instituto Royal ainda suscita algumas discussões sobre o uso de animais em testes laboratoriais, há menos de 2 anos o prédio no interior de São Paulo foi invadido por manifestantes que resgataram os animais que, a princípio, estavam em estado deplorável. Depois, em nota, o instituto apontou uma perspectiva completamente diferente, que desenvolviam medicamentos para o tratamento do câncer, diabetes, hipertensão e outros males. O que gerou uma reviravolta na discussão sobre o teste com animais, pois ele colocou o dedo na ferida: quem não conhece alguém com câncer?

Uma boa campanha de marketing consolida a imagem, mas um único problema pode derrubá-la por completo, então é preciso ter uma equipe de atendimento (SAC, vendedores, gerentes) bem treinados e focados na satisfação do cliente, identificar os principais pontos fracos que podem se tornar em um problema gigantesco. Não poupar esforços para que a empresa esteja à salvo de críticas negativas. Aprender com quem já possui boas práticas também ajuda.

Sobre o autor

Laryssa Caetano

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