Carreira Design Marketing Patrocinado

Sites incríveis para músico ou banda de forma simples e rápida

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

No meio musical, há os músicos profissionais e os amadores, e é muito fácil distinguir os que desejam divulgar suas canções e ampliar seus shows e seguidores daqueles que ficam apenas no seu círculo fechado e não se expandem.

Essa separação não se dá exatamente pela qualidade dos músicos e seus talentos, mas sim pela forma como se projetam e desenvolvem suas carreiras na mídia. Um músico e uma banda que não possuem contato com outras pessoas não conseguem mostrar seu trabalho e muito menos emplacar seu sucesso.

Estar na web é fundamental. Desde conquistar novos públicos até a fechar shows, mais que uma mera referência na rede é preciso investir num site, o que é muito mais barato e fácil do que se imagina.

A Importância de Ter um Site

Por muitos anos, os músicos tiveram dificuldade em administrar sua própria carreira, se preocupando mais com a música do que com negócios e marketing. Mas essa cultura vem mudando com o tempo, já que a concorrência acaba exigindo uma postura mais ativa para se destacar.

E hoje, sem a internet, é quase impossível se mostrar para o público. Até mesmo a circulação de músicas ocupou por inteiro a web, seja na compra, na execução e até mesmo nas rádios. Dessa forma, ficar de fora é como não fazer parte do show business.

Mas não basta circular apenas em redes sociais perfil em plataformas com tema musical ou postar músicas em sites de vendas e execução; o músico e banda que realmente desejem seguir uma carreira de sucesso precisam ter um site próprio.

O site é um cartão de visitas para quem procura uma música, agenda de shows, histórico do artista, venda de música e discos e até mesmo acesso aos fãs clubes. É uma vitrine online que precisa ter o perfil do músico ou banda e seu estilo musical, tão estimulante quanto às músicas que oferecem para gerar credibilidade com os fãs e para conquistar outros.

Essa credibilidade é essencial para manter uma comunicação direta com seu público, prestando informações e esclarecimentos quando há algum boato ou situação mais delicada na mídia. É o canal mais direto e forte entre músico e seguidores.

Como deve ser um site de músico ou banda

Bibliografia e release da banda ou músico, agenda de shows, discografia, galeria de fotos e vídeos, downloads, players de música, interação com redes sociais e notícias atualizadas são alguns dos itens essenciais num bom site de um artista profissional.

Para começar, crie um site fácil de ser navegado, sem layouts pesados e cheios de pop-ups indesejados. Ele também deve ser responsivo, que abra nos celulares, tablets e notebooks com a mesma qualidade e acesso as informações.

A identidade visual do site precisa acompanhar a do último CD, para manter um padrão. Caso ainda não tenha um CD pronto, é importante criar uma identidade que tenha características do artista e da sua música. A partir dela, outros materiais de divulgação podem acompanhar o padrão.

Disponibilize os links das redes sociais para que haja interação entre os fãs e para que eles possam ser seguidores e engrossar a audiência das outras fontes de mídia. Com o cuidado em gerenciar o site e abrir o cadastramento dos visitantes, será possível ter seus dados e enviar newsletters e emails marketing, para que possam ser atualizados e recebam mimos visuais do músico ou banda, informações, lembranças de aniversário, entre outras possibilidades.

Alguns sites também disponibilizam a utilização e publicação de templates, totalmente customizados para a música postada. Em geral, é um dos maiores motivos para compartilhamentos na rede. Os admiradores do músico ou da banda sempre se interessam por álbuns de fotografia disponíveis no site, sejam fotografias contando a história da carreira, de shows, momentos descontraídos e também outras produzidas especialmente para o site.

Outro fator importante em sites de músicos e bandas é a possibilidade de comercializar as músicas, CDs e outros materiais promocionais. A partir do painel de controle, é possível disponibilizar serviços online de streaming e vendas em iTunes, Apple Music, Spotify, Googleplay, TIdal e Deezer, com muita facilidade. Alguns sites também disponibilizam venda de ingressos para seus shows e turnês, o que é um bom diferencial.

Mas de nada adiantará ter um site interessante e bem estruturado se não houver constante atualização. Para que ele tenha visualizações e seja fácil de ser encontrado em sites de pesquisa, é crucial criar conteúdos. A agenda de shows precisa estar em dia, assim como as músicas e ainda assuntos relacionados direta e indiretamente com a banda ou músico. Só assim o público se manterá cativo e ativo.

Como escolher a melhor plataforma para um site de música

Nem sempre ter um site abrangente e interessante demanda altos custos. É possível utilizar uma plataforma acessível, que disponibilize uma gama de opções que visam aprimorar e incrementar o site com facilidade.

Wix é um sistema de criação de sites que veio preencher a lacuna ociosa no mercado, para se ter uma página de qualidade na web sem precisar gastar nem mesmo com contratação de mão de obra para criação e manutenção.

Através dele, o músico pode fazer ele mesmo toda a administração e publicações, como adicionar vídeos, fotos e animações, incluir textos, assim como fazer opções de ícones e design. Basta escolher o que deseja e combina com o tema para montá-lo.

Nele, o editor simplesmente arrasta e solta, os templates estão semiprontos e disponíveis para escolhas, há uma excelente otimização de dispositivos móveis, facilidade para se trabalhar com SEO, wix ShoutOut para enviar e-mail marketing, fácil acompanhamento das estatísticas sobre visualização, música ouvidas e vendas, acesso ao Bandsintow e mais de 120 serviços online de streaming e vendas.

Há belos sites criados pela Wix ligados a música, como o Token, Alberto Nelli, Macklemore and Ryan Lewis, The Lunchbox Rescue, Irassema, Luiz Paes Leme, Sound Chek, Skyline Drive, Quark, Luca Janovitz, Lili Poe, Felsen, Eletric Suitcase, El Viejo Puber, Angeles Flight, Dj Giz´mo, Jeff Conley, Emma Barlow, Nate Fredrick, Stellar Sons & Daughters e muito mais!

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!