Marketing

Seis dicas para pensar o marketing de conteúdo

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Escrito por Redação
 Grosso modo, o marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair, reter e fidelizar clientes, através de conteúdos relevantes que agregam valor ao dia a dia das pessoas. O conteúdo serve para informar, divertir, entreter, resolver problemas e, principalmente, se relacionar.

Sim, o marketing de conteúdo é relacionamento. Ele serve para criar uma imagem positiva do público a respeito da sua empresa. O marketing de conteúdo, sendo uma ação de relacionamento, não reflete em vendas imediatas, ele estabelece relações sólidas com clientes em potencial. Ao longo do tempo, percebendo a qualidade do seu produto ou serviço e os valores da sua marca, é que a venda se concretiza. Ou seja, é através de um relacionamento duradouro com a sua empresa que o prospect se torna cliente.

Para que o marketing de conteúdo seja bem sucedido, alguns detalhes são fundamentais. Caso contrário, você corre um sério risco de ficar falando sozinho.

1 – O tipo de conteúdo – Sem dúvida, a principal ferramenta para o marketing de conteúdo é a internet. Sua grande vantagem é a diversidade de opções de conteúdo que ela possibilita: ou seja, ebooks, fotos, imagens, vídeos, músicas, textos e infográficos são alguns dos conteúdos que a sua empresa pode utilizar para “conversar” com seus públicos.

2 – Os canais – as redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram são grandes aliadas do marketing de conteúdo pelo grande poder de viralização. Ou seja, o conteúdo pode ser distribuído para muitas pessoas, rapidamente. Além disso, mesmo independentes, elas funcionam de forma integrada e servem de porta de entrada para outros canais como blogs e sites.

3 – O público – conheça bem seu público alvo. Saiba o que ele quer, o que gosta e o que procura.

4 – Planeje o seu conteúdo. Com as informações obtidas no item anterior, faça o planejamento de suas ações e crie uma estratégia de conteúdo que vá ao encontro daquilo que o seu cliente busca.

5 – Seja objetivo. Ofereça soluções simples e práticas. Evite textos longos , termos técnicos ou linguagem muito elaborada ou siglas. Seja didático e ofereça dicas de como solucionar problemas, por exemplo. Seu cliente vai agradecer.

6 – Invista em qualidade, afinal, é a imagem do seu negócio. Uma estratégia mal elaborada ou executada pode custar muito mais caro. Por isso, tenha cuidado na hora de produzir o conteúdo que será postado e também na forma de interagir com o público. Na dúvida, procure apoio especializado.

Por Emmanuela Mantovani, que é  jornalista pós-graduada em marketing, gestora de marketing e eventos na Promoter Assessoria. Atua em gestão de marketing, eventos, ações de relacionamento e gestão de social media. Publicado originalmente no Administradores. Fonte: Adnews

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