Publicidade

Resenha do livro “Do caos à criação Publicitária”

Deivid Vieira
Escrito por Deivid Vieira

O livro “Do caos à criação publicitária’’ de João Anzanello Carrascoza, aborda temas relacionados ao mundo da publicidade, sua base são campanhas publicitárias, algumas premiadas, outras marcantes no ramo.

Carrascoza discorre sobre o intrigante reino das ideias e explica o making-of por traz das criações elaboradas pela Dupla de criativos (Redator e Diretor de Arte) – são os responsáveis por “viajar” no mundo das artes, normalmente para criar a peça
publicitária.

O autor afirma que são usados o redator e o diretor de arte, para evitar proposições existentes. Explica sobre alguns assuntos no meio publicitário como: a semelhança, o contraste e a contiguidade. Usando como fonte de pesquisas
campanhas de marcas consagradas como a Sony e Parmalat.

O livro aborda também o tema “bricolagem“, combinações de discursos na criação de peças publicitárias, adotando como ponto de partida os  materiais culturais, populares ou eruditos, necessário para todo o processo de criação. O autor
explica que para termos sucesso em determinada peça publicitária é preciso estar por dentro dos acontecimentos recentes e tudo aquilo que engloba a aculturação do meio.

A publicidade sempre procura  reciclar os materiais já existentes, gerando assim um novo olhar sobre o mesmo, tanto no plano estrutural, quando o simbólico. É muito mais fácil agradar o leitor com algo já estruturado em seu repertório, do que
tentar inovar. E é por isso que as duplas conhecem bem o mundo cultural de seu público alvo.

O livro explica todo o processo conhecido por ready-made (quando os criativos usam uma peça externa do nosso cotidiano e sem mudar muito o seu conceito, transforma em peça publicitaria). Também discorre sobre a questão do plágio e seus limites.

O livro é riquíssimo em conteúdos criativos e em exemplos reais. Por fim, acredito que o livro é perfeito para estudantes de publicidade, ele possui uma linguagem muito simples e explica cada palavra usada no meio publicitário (jargões publicitários).  Recomendo principalmente para aqueles que estão na dúvida de cursar ou não publicidade e propaganda, pois o livro é encantador e só aquele que não sente “aquele tesão” por publicidade não irá ama-lo.

Conheça o #ProjetoMilionario clicando aqui e leia resenhas de livros como:

• Let’s Elevate de Ramon Tessman

• Mídias Sociais na Prática de José Carvalho

Até breve (:

Sobre o autor

Deivid Vieira

Deivid Vieira

Deivid é Estudante de Publicidade e Marketing, criador do blog AGORAPUBLICIDADE, analista de mídias digitais, apaixonado pelo universo publicitário assim como o da arte. Está em um relacionamento sério com a criatividade. Adora tocar violão porém mal conhece 2 acordes. Siga seu Instagram: @deividvieiraa

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!