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Quatro maneiras de conquistar mais clientes pelo e-mail

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Escrito por Redação

Nos últimos tempos, o e-mail vem sendo o menos utilizado entre as ferramentas de marketing. As empresas esquecem com frequência das vantagens de construir uma boa lista de contatos entre conhecidos, clientes em potencial, fornecedores e funcionários, e aproveita-la como ferramenta para impulsionar as vendas. A principal vantagem dessas listas é juntar um grupo inteiro de pessoas interessadas no seu negócio ao alcance dos dedos. Um passo importante para se manter fora da caixa de spam e atrair novos clientes.

Samuel Artmann, CEO da OndaLocal, empresa especializada em Marketing Digital para PME, dá quatro dicas para tirar o máximo de proveito do e-mail como ferramenta para impulsionar os negócios.

1. Descubra o que os clientes realmente querem
Envie uma pesquisa para sua lista, abordando questões que façam as pessoas perceberem que precisam do seu serviço. Por exemplo, um dedetizador pode questionar sobre as condições da casa, os tipo de insetos no jardim e outras questões relevantes que conduzam uma pessoa a necessidade de contratar o serviço de dedetização. Se preparar um levantamento breve e envolvente, as pessoas ficam mais propensas a reponde-lo e decidir contratar o serviço.

2. Primeiro agregue valor para depois conseguir mais vendas
Quer que seus e-mails sejam interessantes para o seu público-alvo? Então forneça aos seus leitores conselhos práticos que sejam relevantes para o negócio. Eles irão gostar de coisas como dicas, pesquisas, notícias e cursos online sobre o assunto. Uma empresa de aquecimento e refrigeração pode, por exemplo, enviar links de material ou formas de garantir que o ar condicionado central funcione da melhor maneira possível. Isso estabelece credibilidade e faz com que as pessoas se lembrem da empresa para ajudar em coisas relacionadas ao assunto e contratem o serviço.

3. Personalize os e-mails para aumentar sua persuasão
Mantenha um registro das preferências pessoais dos clientes, o que costumam querer da empresa, o que gostam ou não ou mesmo a data de aniversário. Você deve fazer uso desses detalhes pessoais o máximo que puder nos e-mails. Quanto mais personalizada for a comunicação com o cliente, maior a chance de ter sucesso no negócio.

4. Acompanhe os resultados para poder aperfeiçoa-los
Teste diferentes palavras, gráficos e posicionamentos na comunicação por e-mail para ver o que resulta em mais cliques, consultas e negócios. Faça isso com recorrência e incorpore o que aprender nos e-mails para maximizar a participação das pessoas e o sucesso da ação.

Fonte: Consumidor Moderno

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