Social Media

Qual a diferença entre fanpage e perfil no Facebook? Qual é o melhor para você e sua empresa?

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

O marketing digital veio com força total e possibilita que empresas de todos os tamanhos possam competir de igual para igual para atrair a atenção dos consumidores. As ferramentas disponíveis são muitas e o melhor, com excelentes opções gratuitas.

Entre as formas mais utilizadas para estreitar laços e divulgar a marca para os clientes está o Facebook, a maior rede social online do mundo e que não para de crescer. Mas na hora de entrar neste universo, surgem algumas dúvidas. Afinal, é melhor criar uma fanpage ou abrir um perfil?

Perfil

Os perfis do Facebook foram criados para o uso pessoal, portanto é a melhor opção para você. Principalmente se é um profissional autônomo, freelancer ou consultor. Para criar um perfil pessoal não é preciso pagar nada, basta acessar o site, preencher as informações na home page e clicar em abrir uma conta.

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Perfil do Facebook – Mateus Barboza

Você poderá colocar fotos, criar álbuns, compartilhar vídeos e mensagens de outros perfis e páginas. Pode curtir o perfil de outras pessoas, enviar mensagens e muito mais. Pode também adicionar até 5 mil amigos. Mas não é a opção ideal para empresas.

Aliás, se você ler as regras do Facebook verá que para eles, é proibido que marcas e empresas criem perfis. Eles foram pensados para as pessoas. Para as empresas, o ideal é criar uma fanpage, que só pode ser feita depois de ter um perfil pessoal.

FanPages

As fanpages são diferentes dos perfis. Nelas, você não pode adicionar amigos e deve esperar que os perfis pessoais curtam sua página para receber as atualizações. Mas neles também poderá compartilhar o conteúdo que desejar, inclusive em formato de anúncios pagos para impulsionar melhor o seu comercio ou serviço.

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Fanpage do Facebook – Marketing com Café

Para criar um fanpage, você não paga nada. Basta criar uma e pronto. Uma das vantagens é que diferente do perfil individual, pode ter milhares de seguidores, sem limites. Além disso, podem ser totalmente personalizadas, editando abas, incluindo enquetes, fóruns e informações sobre produtos. Uma fanpage também possibilita a criação de eventos, o uso de aplicativos desenvolvidos pela própria empresa criando abas para download de conteúdo, o que não pode ser feito com os perfis individuais.

Em uma fanpage ainda é possível inserir um call – to – action direto na página e receber relatórios a respeito de seus fãs, como por exemplo, gênero, localização, idioma e até a repercussão da página e de suas postagens.

Agora que você já sabe qual é a melhor opção para você e sua empresa, que tal abrir uma conta no Facebook?

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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