Empreendedorismo

Quais os desafios de empreender do Brasil?

Há ainda muitas barreiras a serem superados

Empreender é a palavra de ordem em tempos de crise, quem nunca sonhou em ser seu próprio patrão e driblar a inconsistência do mercado de trabalho formal? Sabemos que não é uma tarefa fácil, porém, não impossível. Tornar-se empreendedor é possível através da busca de conhecimento do mercado e foco no objetivo, no qual você irá traçar.

Estudar formas, estratégias de marketing, gerenciamento, estudo econômico local e global. Estes são alguns caminhos para se tornar um empresário de sucesso. Preparamos algumas dicas importantes para você direcionar o seu trabalho e se inspirar.

Antes vale ressaltar que, muitas empresas fecham nos primeiros anos de funcionamento, segundo dados do IBGE por dois anos seguidos em 2014 e 2015, fecharam mais do que abriram empresas no Brasil. Esses dados são preocupantes, ao mesmo tempo, é o país que figura entre os recordistas em abertura de empresas no mundo. Por isso muita cautela, busque conhecimento e mãos à obra!

 

Dicas valiosas para começar a empreender:

 

Saia da informalidade

Pequeno, médio e grande empresário, essa dica vale para todos, principalmente para o pequeno empresário, pois criou-se uma falácia que é burocrático e oneroso abrir sua empresa. Hoje é muito fácil e barato abrir um empreendimento, tendo em vista o advento da Lei Complementar 128/2008, cria-se a figura do microempreendedor individual (MEI), sair da ilegalidade se tornou simples, lucrativo e trivial em um mercado em constante movimento. É importante conforme a Regulamento Complementar 128/2008 faturar no máximo R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, ter apenas um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria e exercer uma das atividades descritas na lei do MEI.

Tenha foco

Saber no que investir é de suma importância, tenha um foco definido, porém, abra-se para novos conhecimentos. Estude o mercado! A concorrência, a localização, o ineditismo ou não do seu produto ou serviço, novas propostas e conceitos diferenciados. Comece trabalhando com aquilo que você já sabe fazer, e tenha aperfeiçoamento constante profissional. Invista nas suas habilidades.

Administração e gerência responsável

Gerencie com responsabilidade seu negócio, dê valor a cada cifra investida, tenha em mente que o dinheiro da empresa não é seu dinheiro, por mais que você seja o dono. A cada real ganho preceitue para as despesas, pagamento de funcionários e investimento na empresa ou produto. A organização é essencial para você poupar tempo e dinheiro em um mercado dinâmico. Crie planilhas, baixe aplicativos que auxiliam na administração dos seus gastos, organize-se!

Internet e as vendas online

Exponha seus produtos e serviços via internet. Conheça mais sobre o e-commerce, que em tradução literal significa comércio eletrônico, é uma forma de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas. 

Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais. Muitos empreendedores, postam seus produtos nas redes sociais, de forma gratuita usando aplicativos como por exemplo o Instagram, Facebook e outros.

Sobre o autor

Jacqueline Gonçalo

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!