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Planejamento de Marketing Digital

Escrito por Heverton Lustoza

Antes de partir para a execução e colocar sua marca na internet é fundamental desenhar um planejamento de marketing digital, assim você e o seu negócio consegue visualizar de forma estratégica tudo que deve ser feito para gerar resultados.

Um planejamento de marketing digital inteligente deve mapear todo o cenário atual de sua empresa, quais objetivos devem ser cumpridos em um determinado espaço de tempo e quais ações devem ser executadas para o sucesso do projeto.

Análise do cenário atual

Entender e documentar a situação atual de sua empresa é o primeiro passo para o desenvolvimento de um planejamento de marketing digital estratégico.

O que documentar nesta etapa?

  • Informações basicas
    • Nome da Empresa
    • Responsável
    • Contato
    • Resumo do negócio
  • Informações do produto/serviço
    • O que vende?
    • Quanto custa?
  • Presença Digital
    • Número de seguidores nas redes sociais
    • Número de Visitas no site
    • Taxas de Conversão
  • Financeiro
    • Faturamento Mensal
    • Ticket Médio

Objetivos e Metas

Sabendo onde a sua empresa está hoje, a próxima etapa é definir pra onde um projeto de marketing digital deve levar o negócio.

O que documentar nesta etapa?

Prazos

  • Curto
  • Médio
  • Longo

Objetivos

  • Visitas no site/blog
  • Taxas de conversão
  • Presença digital nas redes sociais
  • Faturamento

Público-alvo e personas

Agora que o planejamento começa a ficar interessante, pois saber quem é o cliente perfeito para a solução que a sua empresa entrega para o mercado é simplesmente fundamental para o sucesso do projeto.

Qual é a diferença entre público-alvo e personas?

Público-avo é uma definição mais generalista do que chamamos de cliente perfeito.  Se trata de documentar algumas particularidades do prospect, segue exemplo:

Homens e mulheres, residentes na cidade de São Paulo, idade entre 35-60 anos, classe média, possui carro.

Consegue perceber que dentro dessa definição existe pessoas completamente diferentes?

A definição de personas serve para detalhar a personalidade de todos os indivíduos do público-alvo e entender absolutamente tudo sobre cada um, segue exemplo:

Persona #001

Mulher de 35 anos, residente em São Paulo, casada, mãe de dois filhos, trabalha como executiva em uma multinacional, possui um carro modelo SUV;

Persona #002

Homem de 59 anos, residente na cidade de São Paulo, viúvo, pai de três filhos, aposentado e possui um carro modelo hatch.

Fica claro que não devemos utilizar a mesma linguagem de comunicação para atingir as duas personas, pois suas necessidades são totalmente diferentes.

Quanto mais a sua empresa conhecer o cliente mais fácil é vender e fidelizar.

Canais de Comunicação

Sabendo quem é o cliente perfeito para a solução que sua empresa entrega para o mercado fica muito mais fácil saber em quais canais de comunicação a sua marca deve estar presente e qual tipo de conteúdo deve ser produzido em cada um.

Principais Canais de comunicação

A sua empresa não precisa está presente em todos os canais de comunicação, uma estratégia de marketing digital inteligente deve identificar quais canais vão gerar mais resultado para o seu negócio. Vamos fazer um breve resumo dos principais canais de comunicação para você entender quais a sua empresa deve investir.

Site/bog

Blog

Acreditamos que um site otimizado para os mecânismos de buscas junto com um blog para produção de conteúdo seja o principal canal de comunicação para uma estratégia de marketing digital.

Você costuma fazer pesquisas no Google? O seu cliente também!

Quando o cliente busca por algum termo relacionado com o seu negócio e não encontra a sua marca é uma possível venda perdida, isso é fato.

O que produzir no blog?

Utilize o Keyword Planner para identificar quais termos são mais buscados no seu segmento e produza artigos segmentados, materiais ricos e infográficos.

Facebook

FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 120 Milhões de brasileiros ativos. Manter um relacionamento estratégico com a sua base de clientes pode ser bem interessante e lucrativo.

O que postar no Facebook?

Lembre-se que a grande maioria das pessoas utilizam o Facebook para lazer e descontração então a sua marca deve entrar na mesma “vibe” se quiser conquistar a atenção dos seguidores.

Instagram

Instagram

O Instagram tem uma pegada visual gigante, sua marca deve investir na qualidade do design das publicações para manter um feed agradável.

O que postar no Instagram?

Invista nos stories e hashtags.

Linkedin

Linkedin

A maior e melhor plataforma de negócios do mundo, aqui é possível estabelecer uma relação de networking com os mehores profissionais do planeta.

O que produzir no Linkedin?

Aqui não é lugar para conteúdo raso, invista no networking e produza conteúdo rico sobre a sua área de atuação.

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Sobre o autor

Heverton Lustoza

Consultor de marketing digital, especialista em estratégias de inbound e outbound marketing.

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