Social Media

Pesquisa mostra horários nobres das redes sociais

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Uma pesquisa realizada pela Sprinklr analisou o Twitter,  Facebook e o Instagram para saber quais os dias e horários de maior engajamento online dos usuários brasileiros nessas redes. A nova edição do estudo “Horários Nobres nas Redes Sociais” tem dados de 2015 e coletou mais de 160 milhões de menções dentro das mídias. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

Cada rede social oferece uma possibilidade para o usuário, o que influencia o tipo de interação dentro delas. O Twitter, por exemplo, é a plataforma que mais se aproxima do tempo real por conta do limite de caracteres reduzido, que possibilita uma frequência maior de publicações e é usado para comentários de acontecimentos live, como programas de televisão, futebol e notícias, representando 56% do total de menções. O Facebook fica em segundo lugar, com 38% das interações, seguido pelo Instagram, com 6%.

Twitter

Quartas e quinta-feiras são os dias mais populares no Twitter, no período que vai das 18h às 22h. Entretanto, dois picos foram considerados representativos de menções, que acontecem nas terça e quartas-feiras, entre 21h e 00h, reforçando o conceito da rede social como segunda tela. Nessas ocasiões, os usuários interagem acompanhando programas de televisão, como jogos de futebol e reality shows.

O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Isso mostra o perfil da rede como um canal de atendimento de consumidores com soluções rápidas de problemas.

Facebook

O horário com maior engajamento no Facebook está entre 11h e 14h em dias úteis. Uma das características da marca é a interação e engajamento dos usuários com as marcas, o que reforça o destaque de assuntos como varejo e e-commerce, e também a forte presença do marketing de conteúdo para a estratégia das principais empresas.

Dentro da rede social, o maior número de publicações é dos segmentos de Finanças (31%), E-commerce (28%), Varejo (21%), Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%). Terça, quarta a quinta-feira são os dias com mais interação no Facebook.

Instagram

Ao contrário das outras redes, o Instagram tem interação constante durante toda a semana e o número não sofre grandes alterações entre os dias úteis. Essa foi a única rede social que não apresentou redução de uso aos finais de semana. O horário de pico no uso da rede de compartilhamento de fotos fica entre 11h e 14h e 18h e 22h. O Instagram apresenta picos de 80 mil menções de usuários nas quartas e quintas-feiras no período da noite (entre 20h e 21h).

O Instagram é muito usado para divulgar produtos e serviços, e dentro da ferramenta os segmentos com maior número de postagens são E-commerce (33%), Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%), Finanças (4%) e Saúde (1%).

estudo-horario-nobre-das-rede-sociais

Destaques do estudo

– A análise geral de assuntos das redes sociais é composta por Finanças (32,2%), E-commerce (25%), Varejo (21,5%), Educação (8,7%), Beleza e Higiene (7,7%), Saúde (3,1%) e Moda (1,8%);

– Terça, quarta a quinta-feira são os dias com mais interação no Facebook;

– O Instagram apresenta picos de 80 mil menções de usuários nas quartas e quintas-feiras no período da noite (entre 20h e 21h);

– O horário de pico do Twitter coincide com o horário nobre da televisão.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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