Marketing

Online e offline: nova aposta para o mercado de e-commerce

Thiago Maboni
Escrito por Thiago Maboni

A internet se expandiu dentro da cultura humana, garantiu grande acesso a informação e cultura, uniu pessoas, tornou possível conhecer lugares distantes, mudou a forma de nos relacionarmos, de ver o mundo e até de consumir. Exatamente, o mundo virtual representou uma nova forma de logística entre os varejistas, que repensaram suas estratégias de vendas. Ao longo dos últimos anos, milhares de empresas foram surgindo no ambiente online sem dispor de lojas físicas, mas nem por isso seus produtos oferecem menos qualidade, e a praticidade de compra em novas plataformas vem gerando um engajamento positivo com os seus consumidores. Esse novo mercado, contudo, não foi visto de maneira positiva por algumas lojas de varejo tradicionais, e outras de pequeno e médio porte, já que as novas empresas “digitais” se encontravam disponíveis para todos os públicos, independente de onde se encontram.

Por outro lado, ao se olhar para os últimos dez anos, pode-se perceber que mesmo com investimentos em redes sociais, utilizar mídia paga e investir em otimização para os mecanismos de buscas não tem sido o bastante para vencer a concorrência no que se refere à aquisição de novos clientes. De acordo com um estudo feito pelo Google em 2015, cerca de 74% dos consumidores utilizam a internet para pesquisar preços, e assim decidir em qual loja física irá comprar. Sendo assim, o resultado expõe que vendas em lojas físicas, ou seja, as vendas offline, ainda continuam sendo expressivas e que uma nova tendência será a união dos dois mercados, o online e o offline. Essa junção acaba por facilitar a decisão de compra do consumidor e o leva a uma experiência mais completa e satisfatória com as empresas.

Casos que tem funcionado

Supermercados, farmácias, lojas de eletrônicos e livros, entre outras varejistas, tem conseguido se destacar ao unirem o online e offline adotando uma forma de praticidade única para os clientes. Elas oferecem a loja virtual, onde o consumidor pode ver e escolher os mesmos produtos das lojas físicas, e ao pagarem podem optar por receber as compras em casa ou ainda retirar as mercadorias pessoalmente, no ponto físico.

Os novos modelos de compra também têm conseguido se unir a outras formas consolidadas de venda física, como os negócios no estilo drive-thru, onde tem mostrado uma grande eficácia. Dessa forma o cliente compra o que deseja pela loja online, realiza o pagamento no conforto de casa e sem pressa, e passa no local apenas para retirar seu produto, sem inconveniência de filas ou ter de mexer com dinheiro. Esse método vem recebendo muita visibilidade e, como a equipe de Net tv tem mostrado em reportagens semanais, diversas padarias e farmácias tem adotado o sistema por todo o estado de SP. A popularidade já era esperada, visto a praticidade e comodidade que o consumidor tem nessa transação.

Estratégias: pense no consumidor

Unir os universos online e offline é um grande desafio a ser enfrentado, pois a plataforma virtual deve atender muito bem aos clientes, ou seja, ter uma estratégia inteligente para tornar a experiência do consumidor com a compra a melhor possível. Isso exige estudos e pesquisas, para com base em números e dados mais concretos se possa chegar a um método satisfatório e que amplie o potencial da empresa, tanto em lucros quanto engajamento.

Os dois ambientes tem suas próprias particularidades, e é preciso entender e monitorar o comportamento praticado em ambos, para que dessa forma traçar um perfil do consumidor seja possível. Isso auxilia em como proceder e prever como algumas ações vão ser recebidas.

Algumas ações devem ser muito bem pensadas para que seus resultados não sejam desastrosos, como o disparo de informações por e-mail ou alguma plataforma online. Uma boa base de contatos, se não forem bem ministrados por você, podem resultar em pouco ou nenhum engajamento com as ações de marketing da empresa, resultando na dificuldade em se retomar o bom relacionamento com os consumidores que já existiam e um árduo esforço de conseguir novos, que pode terminar em frustrações irreversíveis. Portanto, o planejamento das ações deve ser feito com um tempo hábil, dando atenção aos dados que já tem disponíveis sobre os contatos, para sempre aprimorar e aperfeiçoar o relacionamento com os clientes.

Online e Offline

Nesse estudo, alguns pontos podem ser interessantes de se considerar para guiar sua estratégia. Quando observar o comportamento do consumidor no ambiente online, tente responder as seguintes questões: O consumidor buscou por quais palavras-chaves? Por quais categorias o consumidor navegou? O consumidor abandonou um carrinho? Quais produtos o consumidor visualizou? Há quanto tempo o consumidor não acessa o site? Quantas compras o consumidor já fez?

Já quando se trata do comportamento do consumidor em ambiente offline, pense nas seguintes questões: Quais produtos o consumidor comprou? Quanto o consumidor gastou em cada compra? Em quais lojas físicas o consumidor já comprou? O consumidor pesquisou no site antes de comprar na loja física? Há quanto tempo o consumidor não faz uma compra?

Fazer uma comunicação cada vez mais otimizada e eficiente é um trabalho contínuo, traçar o perfil dos consumidores vai exigir uma periodicidade nas pesquisas, para sempre garantir os melhores resultados e, dessa forma, pensar nas melhores ações a serem tomadas quanto ao que se espera dos seus produtos e serviços. Tudo isso lhe ajudará a executar ações nos dois ambientes, online e offline, indo de encontro às expectativas e necessidades do usuário, proporcionando o máximo de conforto e experiências agradáveis, podendo garantir a fidelidade do consumidor.

Sobre o autor

Thiago Maboni

Thiago Maboni

Thiago trabalha com Inbound Marketing na Escale Digital, empresa de marketing digital combinado, de forma dinâmica e inteligente, com uma operação moderna de call centre. Também é estudante de Bacharelado em Marketing na Universidade Anhembi Morumbi e, nas horas vagas, freelancer de SEO e Growth Hacking.

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