Social Media

O que seu Facebook diz sobre você?

Marcelle de Oliveira

“Sorria, você está sendo filmado…curtido, compartilhado, comentado e seguido!”

Caro amigo, se você acha que a sua rede social é um lugar para besteirol, sinto muito, mas você está fazendo a coisa errada. Vou te contar uma coisa, e espero que você já saiba disso, ok?!

Sabe quando você vai fazer uma entrevista no Departamento Pessoal de uma empresa? É bem provável que o entrevistador já tenha dado aquela ‘espiadinha’ no seu perfil para ter uma noção de quem você é, o que faz, como se comporta na web.

Você pode até pensar o contrário, mas sua rede social diz muito sobre você e, mais até do que deveria. Aliás, não perca tempo criticando esse tipo de atitude, pois já se tornou muito comum.

Fazendo uma breve comparação, é como quando você está interessado em alguém e vai dar aquela fuxicada no perfil dele ou dela, para ver as fotos, se tem um hobby, se está desimpedido…essas coisas.

Eu não acredito que isso seja uma invasão de privacidade, até porque se você colocou na web é para ser visto! Então, para evitar alguns problemas, evite deixar seu perfil público. Isso não vai te livrar de alguma maldade de alguém, mas vai impedir que sua vida se torne tão pública. Também não posso confirmar se essa ‘espiadinha’ pode estar sempre relacionada a preconceito. Infelizmente, pode ser que sim, mas, como eu já fui em uma entrevista e sofri preconceito descaradamente (isso eu conto em outro post), até acharia melhor se o RH fuxicasse meu perfil e me descartasse de vez. Seria melhor do que me fazer ir até o escritório para não ser escolhida para a vaga por motivos bem estranhos.

Seu Facebook mostra quem você é, mesmo que a gente saiba que ninguém é feliz vinte e quatro horas por dia, como a maioria de nós demonstra ser, com posts e fotos de dar inveja! A verdade é que ninguém quer na empresa, um chato de galocha que faz um post dizendo que vai excluir todos os amigos que não tiverem a mesma opinião política dele. Poxa, a maioria de nós passa mais tempo no trabalho do que em casa com a família, agora, imagina conviver de segunda a sexta com alguém assim? Então, se puder cortar o mal pela raiz… Porque a pessoa pode ser uma excelente profissional, mas se não tiver as três atitudes mágicas: ‘simpatia, gentileza e elegância’, fica bem difícil aturar essa criatura.

As vezes tenho a sensação que as pessoas pensam estar se protegendo por estarem atrás da tela de um computador e por isso fazem tanta besteira na web, como criticar e ofender terceiros. Gente, vamos ser mais espertos, né?!

Dependendo da sua área de atuação, da sua profissão, talvez o cara que senta na mesa ao lado da sua no escritório, não precise saber que você curtiu uma piscina de biquíni ou de sunga no último fim de semana. Não me apedrejem! Nunca se sabe o que se passa na cabeça dos outros!

Não estou dizendo que é para você se reprimir, que não pode fazer nada divertido. Claro que pode, e deve fazer se isso te faz feliz, mas só tenha cuidado para quem você exibe sua vida, é só isso.

É como diz a placa: “Sorria, você está sendo filmado.” E para melhorar, eu completo: “Sorria, você está sendo filmado…curtido, compartilhado, comentado e seguido!”

Abraços. Até!

Sobre o autor

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira. 23 anos, carioca.
Técnologo em Web Design pela Rede MV1. Jornalista. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCB. Produtora de Conteúdo e Analista de Marketing. >> Sigam-me os bons: @marcelledoliveira

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!