Marketing

O que o livro “A Arte da Guerra” tem a ver com análise Swot?

Bruno Castro
Escrito por Bruno Castro

O livro “A arte da Guerra” foi escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta de 500 A.C. O livro é composto por treze capítulos que aborda estratégias e táticas militares.

Apesar de ter sido escrito a 500 A.C o livro permanece atual, porem as histórias e os ensinamentos de Sun Tzu, (antes voltado para a guerra), agora ganha uma notoriedade no mundo dos negócios.

Sun Tzu analisa o cenário de guerra com uma visão holística, buscando adotar estratégias eficientes e eficazes para um exército se tornar vitorioso.

Em seus ensinamentos Sun Tzu aborda cinco fatores que podem influenciar e decidir no resultado de uma guerra, são eles: O clima, terreno, comando, a doutrina militar e a influencia moral

Dentre esses fatores Sun Tzu enfatiza a importância de um exército conhecer a si mesmo e o seu oponente, bem como identificar fatores como forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Esses fatores fazem-se uma analogia com a ferramenta de análise swot, ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios para análise do ambiente interno e externo de uma organização.

Essa ferramenta determina que empresas identifiquem quais são suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades em relação ao mercado.

A metodologia ajuda na identificação e seleção das “armas” conforme seus respectivos “calibres” e “alcance”, que serão utilizadas nas “batalhas” que a empresa decidiu empreender.  (brandme)

Se o mundo empresarial é uma selva, as empresas devem optar por serem predadores ou presas. Identificar e analisar a matriz swot é extremamente importante para que as organizações continuem no mercado.

Uma boa análise da matriz swot permitirá que as organizações identifiquem com assertividade os objetivos de um plano de marketing, bem como escolher a melhor estratégia do mix de marketing para obter melhores resultados.

No meu próximo artigo escreverei passo a passo de como realizar uma análise swot.

Sobre o autor

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 21 anos, natural de São Paulo.
Técnico em administração de empresas e contato publicitário.
Acadêmico na área de marketing na Universidade Anhembi Morumbi.
Cursos de extensão na Laureate International Universities, Universidade de São Paulo (USP), Senai e Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia.

  • Não havia pensado por este lado. Olharei o livro com outros olhos. Muito bem pensado.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!