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O poder das marcas nas mídias sociais

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Trabalhar para ser reconhecido com um influenciador digital também faz parte das atribuições do marketing digital.

O poder das mídias sociais entre os consumidores ainda não foi totalmente explorado pelos profissionais de marketing. Alguns ainda utilizam as redes para postar algumas promoções ou informações básicas sobre seus produtos sem compreender seu real poder. As mídias sociais são uma forma real de contato com os consumidores, através delas é possível gerar relacionamento, engajamento e confiança, atributos essenciais para que marcas criem consumidores fiéis entre seus públicos.

Influenciadores digitais também fazem parte dos processos de gerir marcas em mídias sociais, através deles se alcança um público maior e mais qualificado para suas redes. Além disso, as marcas podem ser influenciadores, em determinado nicho, por exemplo, a Harley Davidson, que é uma marca reconhecida entre os produtores de motocicletas. Com a criação de um blog, fanpages, perfil em diversas redes a marca proporciona canais de contato direto com seus consumidores, sem intermediadores.

Mas as marcas precisam estar preparadas. Ao abrir um canal de relacionamento é necessário deixar para o século passado a ideia de que os receptores são seres passivos e apenas recebem as mensagens sem questionamentos. Hoje já se compreendeu a importância dos receptores no processo de comunicação e de como sua percepção deve determinar a forma que construímos as mensagens.

Por exemplo, quando se está em uma rede social como o Facebook, utilizar palavras informais, emoticon, hashtags e outros acessórios da língua, trazem o tom que o canal deseja. Compreendendo como a marca deve se relacionar em determinada rede, a sua aceitação entre os públicos será mais fácil e rápida. Claro que marcas formais devem seguir seu posicionamento, mas estruturar uma identidade que também seja flexível com o canal que está inserido.

É essencial perceber que as marcas possuem poder estando nas redes, é nelas que as marcas conseguem gerar relacionamento e engajamento com seus públicos. Conseguir desenvolver ações diferentes, explorar atributos de seus produtos e gerar engajamento são um diferencial. As redes sociais são uma forma de gerar credibilidade, mas devem ser levadas muito a sério pelas marcas. Os consumidores esperam respostas, e interação.

O que as marcas, muitas vezes não percebem é que estando nas mídias sociais elas fazem parte da vida de seus clientes. Tornam-se algo concreto e que gera interação. Para quem ainda tem dúvidas sobre isso, basta rever o que anda produzindo para as redes sociais e começando por mudanças simples.

Comece modificando a forma como interage, utilize a linguagem da rede, dentro do posicionamento escolhido pela marca. Faça postagem que gerem engajamento, como vídeos, “memes”, jogos. Compartilhe conteúdos, crie diferentes perspectivas de interação e forme uma rede de consumidores colaborativos. Será um processo contínuo e que trará resultados ao longo prazo, e também irá gerar um ganho em reputação de marca.

As mídias sociais são essenciais para que a marca esteja presente no cotidiano do consumidor, para que ele possa se relacionar e interagir com ela. Criar uma identidade única para ser trabalhada nos diferentes canais, com argumentações relevantes e criatividade, gerando resultados efetivos e sólidos para as marcas.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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