Design

O espectro do simbolismo: o significado das cores ao redor do mundo

Redação
Escrito por Redação

Você já se sentiu azul de fome, verde de inveja, roxo de raiva, ou viu o mundo rosa por estar apaixonado? Já dissipou uma nuvem negra quando finalmente teve uma oportunidade de ouro? As cores têm um papel tão importante nas nossas vidas, que nós as usamos para descrever nossos sentimentos e ações.

Em todo o mundo, a maneira com que as diferentes culturas vêem e descrevem as cores varia de forma dramática. Por exemplo, o povo Basa da Libéria possui apenas duas palavras para classificar as cores (ziza para vermelho/laranja/amarelo e hui para verde/azul/roxo), enquanto que os Inuítes são mencionados por terem 17 palavras diferentes só para descrever a cor branca (que se modifica de acordo com o clima e as condições diferentes de neve). Veja aqui um olhar um pouco mais aprofundado sobre o que as diferentes cores significam ao redor do mundo.

Azul

shutterstock_103004048-1

Wooden Statue of lord krishna de Shyamalamuralinath

Em geral, o azul é considerado como a escolha mais segura de cor em todo o mundo, já que ela possui muitas associações positivas. Na América do Norte e Europa, o azul representa confiança, segurança, e autoridade, e é considerada uma cor que acalma e traz paz. Porém, ela também pode representar depressão, solidão, e tristeza (daí vem a expressão em inglês, “to have the blues” ou “feeling blue”).

shutterstock_225084049

Fantastic morning blue sea glowing by sunlight, de Creative Travel Projects

Em alguns países, o azul simboliza cura e o afastamento do mal. Amuletos em formato de olhos azuis, que alguns acreditam afastar o olhar do mal, são visões comuns na Turquia, Grécia, Irã, Afeganistão, e Albânia. Nas culturas orientais, o azul simboliza imortalidade, enquanto que na Ucrânia, o mesmo denota boa saúde. No hinduísmo, o azul é associado fortemente com Krishna, que encarna o amor e alegria divinos.

Verde                                                                        

shutterstock_659818362

Unidentified Mexican dancers perform in traditional costumes, de CHRISTIAN DE ARAUJO

Nas culturas ocidentais o verde representa sorte, a natureza, frescor, primavera, consciência ecológica, riqueza, inexperiência e ciúme (o monstro de olhos verdes). E claro, verde é a cor emblemática da Irlanda, que recebeu seu apelido de “Ilha Esmeralda” por conta de suas lindas paisagens verdes.

shutterstock_190504103

Moroccan tea with mint leaves, de JOAT

Na Indonésia, o verde foi tradicionalmente proibido, enquanto que no México é a cor nacional que significa a independência. No oriente médio, o verde representa fertilidade, sorte e riqueza, e é considerada a cor tradicional do Islã. Em culturas orientais o verde simboliza juventude, fertilidade, e vida nova, mas também pode significar infidelidade. Na verdade, na China, chapéus verdes para homens são tabu porque eles significam que suas esposas cometeram adultério!

Vermelho

shutterstock_1520158431

Colorful Russian nesting dolls matreshka at the market, de Grisha Bruev

O vermelho simboliza animação, energia, paixão, ação, amor, e perigo nas culturas ocidentais. Ele é também associado com comunismo e revolução em países como a Rússia. Nas culturas asiáticas, o vermelho é uma cor muito importante – ela traz boa sorte, alegria, prosperidade, celebração, felicidade, e vida longa. Como é uma cor tão cheia de superstições, as noivas muitas vezes se vestem de vermelho no dia de seus casamentos, e envelopes vermelhos com dinheiro são oferecidos durante datas comemorativas e ocasiões especiais.

shutterstock_1347837051

Asian Bridal Henna, intricate designs from Indian art/ Henna – Mehndi/India, de irina d’elena

Na Índia, o vermelho é associado com pureza, sensualidade, e espiritualidade. Por outro lado, em alguns países da África associa-se vermelho com a morte, e na Nigéria, a cor representa agressão e vitalidade. O vermelho é ainda considerado como um amuleto de sorte no Egito, e simboliza boa sorte e coragem no Irã.

Amarelo

shutterstock_1653863961

Dandelion seed in golden sunlight, de irin-k

Na cultura ocidental, o amarelo é associado com felicidade, jovialidade, otimismo, calor (sendo a cor da luz do sol), alegria, e esperança, assim como com cuidado e covardia. Na Alemanha, o amarelo representa inveja, mas no Egito significa felicidade e boa sorte.

shutterstock_101010877

Typical belfry in Campeche (Mexico), de Noradoa

Laranja

shutterstock_66005917

monks get offerings at temple, de Golden House

O laranja representa o outono, colheita, calor, e visibilidade nas culturas ocidentais. No hinduísmo, açafrão (um tom de laranja claro) é considerado próspero e sagrado. Na Holanda, laranja é a cor da família real, enquanto a mesma cor representa sexualidade e fertilidade na Colômbia. Em culturas orientais, laranja simboliza amor, felicidade, humildade, e boa saúde. É comum que as roupas dos monges budistas sejam de cor laranja.

shutterstock_1517488761

Yellow, orange and red autumn leaves in beautiful fall park, de Konstantin Sutyagin

Roxo

shutterstock_302452841

Purple Heart Against a Blurry American Flag, de Andy Dean Photography

Roxo é muitas vezes associado com realeza, riqueza, espiritualidade, e nobreza em todo o mundo. Historicamente no Japão, apenas os monges budistas da mais alta hierarquia vestiam roupas roxas. O roxo é também associado com piedade e fé, e no catolicismo, com penitência. Porém, no Brasil e na Tailândia, o roxo é uma cor de luto. É também a cor da honra – o Coração Roxo é a condecoração militar mais antiga ainda oferecida para membros do exército americano.

shutterstock_37682452

Upper Chapel of Saint Chapelle, a quintessential chapel in Paris, France, famous for its spectacular stained glass windows, de Scott Norsworthy

Branco

shutterstock_1354273941

Swan floating on the water at sunrise of the day, de Konstanttin

Na cultura ocidental, o branco simboliza pureza, elegância, paz, e limpeza; noivas tradicionalmente vestem branco em seus casamentos. Mas na China, Coréia, e alguns outros países da Ásia, o branco representa a morte, luto, e má sorte, e é tradicionalmente usado em funerais. No Peru, o branco é associado com anjos, boa saúde, e tempo.

shutterstock_174602048

Beautiful blonde bride in a luxurious wedding dress in interior, de Daria_Cherry

Preto

shutterstock_170523185

Black cat is isolated a black background, de Cressida studio

Em muitas culturas, preto simboliza sofisticação e formalidade, mas também representa morte, o mal, luto, mágica, ferocidade, doença, má sorte, e mistério. No Oriente Médio, preto representa tanto renascimento quanto luto. Na África, ele simboliza idade, maturidade, e masculinidade.

shutterstock_225316201

Black and White image of an abandoned stone house, de Suzanne Tucker

Fonte: Shutterstock

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!