Social Media

Nova rede social é aposta para ampliar rede de contatos

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Faz um ano que a rede social beBee foi lançada, e recentemente ultrapassou os 10 milhões de usuários registrados no mundo inteiro. Como busca transmitir com seu slogan Affinity Networking, esta plataforma permite que seus usuários encontrem um sócio para começar um novo empreendimento, um funcionário para ocupar um cargo em sua empresa ou simplesmente um parceiro para jogar tênis no fim de semana.

Esta possibilidade de estabelecer relações a partir de afinidades e interesses em comum, os fundadores do beBee definem como “conexão de terceiro grau”. “Quer dizer que o beBee proporciona ampliar sua rede de contatos, mais além de seus amigos ou familiares, ou das ligações puramente profissionais”, explica o CEO da empresa, Javier Cámara.

Em espaços chamados de colmeias, os usuários desta rede social encontram conteúdo sobre temas específicos e podem interagir com outras pessoas que se interessam pelo assunto. Segundo o CEO Javier Cámara, esta é “a perfeita união do pessoal e do profissional”. Mais de 20 mil colmeias já foram criadas, e tratam sobre temas relacionados a profissões (como engenharia, TI, administração) ou hobbies (música, séries, cinema, moda).

Além de encontrar oportunidades profissionais por meio do contato com pessoas que estejam nas mesmas colmeias, também é possível buscar trabalho no banco de empregos disponível no beBee. Mais de 25 mil empresas divulgam suas vagas nesta rede, e é possível registrar currículo e se candidatar às oportunidades a partir do próprio site.

Um importante diferencial da rede é que não existem publicações repetidas, o que transforma o beBee em um repositório social de conteúdo. Ou seja, quando um usuário publica um buzz (o equivalente a publicar um post, na linguagem do beBee) que já tenha sido publicado anteriormente, o sistema o reconhece. Automaticamente, este segundo buzz aparecerá como um compartilhamento do original. Esta funcionalidade inovadora faz com que se crie um histórico de conversação sobre um mesmo tema e facilita que pessoas com os mesmos interesses se encontrem.

Expansão em 2016

Após um primeiro ano de surpreendentes conquistas, os fundadores do beBee agora se propõem a novos objetivos. Sua base de usuários está, atualmente, centrada em Espanha, Brasil, Índia e toda América Latina. A meta para 2016 é expandir o negócio e conquistar usuários nos Estados Unidos, território de suas maiores concorrentes.

Para atingir esta meta, beBee está em um processo de negociação com grupos investidores e busca uma segunda ronda de financiamento. A primeira captação foi de quase 45 milhões de reais, e viabilizou o desenvolvimento e o lançamento da plataforma.

Sobre o beBee

beBee é uma rede social de afinidades que tem como objetivo unir seus usuários por meio de suas profissões ou de hobbies que possuam em comum – permitindo o que se chama de “Affinity Networking”. Através de suas mais de 20 mil colmeias, os 10 milhões de usuários registrados podem encontrar desde um sócio para abrir um novo negócio até um colega para trocar ideias sobre passatempos, sem a necessidade de que se conheçam de outras ocasiões. O beBee define esta maneira de se relacionar, a partir de interesses em comum, como “conexão de terceiro grau”, que vai mais além de se conectar com amigos ou familiares, ou de relações estritamente profissionais. O beBee está disponível na página web http://www.bebee.com e nas aplicações para iOS e Android.

080116_bebee1stYear-Portugues-01

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!