Marketing

A nova geração pós-digital

Redação
Escrito por Redação

Quem nasceu na década de 80 ainda pode se espantar com a velocidade com a qual a tecnologia evolui e talvez sinta um pouco de dificuldade para se adaptar aos novos dispositivos. No entanto, o mesmo não acontece com quem veio ao mundo anos depois, a partir de meados da década de 90. Esses jovens já nasceram em um mundo em que a internet e o computador, por exemplo, já eram realidades bastante acessíveis e cresceram acompanhando seus avanços.

Você acaba de conhecer a geração pós-digital! Formada por quem pouco precisou ir à biblioteca para fazer pesquisas escolares; quase não brincou nas ruas e nos parques; teve celular desde criança e assimila facilmente as novas tecnologias assim que elas são lançadas! Formada por jovens com seus perfis em múltiplas redes sociais, que se acostumaram à ideia de se relacionar uns com os outros por intermédio de uma tela (seja ela do celular, tablet ou computador) e, às vezes, até começam relacionamentos amorosos usando aplicativos online!

Os que fazem parte dessa nova geração pós-digital têm inúmeras vantagens, afinal, estão muito mais próximos da realidade que vigora no mundo todo. A tecnologia tem sido amplamente utilizada nas empresas, nos sistemas educacionais e até em outros setores, como saúde, por exemplo. Quem nasceu anos antes e não tem tanta naturalidade em sua relação com a tecnologia, está tendo que se adaptar à modernidade e, muitas vezes, sofre com isso.

O mercado de trabalho é um grande exemplo de como os jovens nascidos a partir dos anos 90 são beneficiados: as empresas que adotam a tecnologia em seu dia a dia precisam que os colaboradores operem máquinas e sistemas cada vez mais modernos. Quem é da geração pós-digital consegue isso com mais facilidade. Quem não é precisa reaprender a exercer suas funções e nem sempre consegue.

Por outro lado, essa geração que passa a maior parte do seu tempo no computador ou em dispositivos móveis, onde a instantaneidade parece ser palavra de ordem, está menos habituada a ler o mundo com maior profundidade, o que pode ser uma desvantagem também. O segredo está em encontrar o equilíbrio.

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!